Muito se discute sobre porque ainda não tivemos contato com civilizações de outros planetas. O Paradoxo de Fermi pergunta: onde está tudo mundo?! Mas os desafios para exploração e colonização da galáxia e do cosmos podem ser tão difíceis para os ETs quanto os são para nós.
Ciência
Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia
Veja os livros mais bem recomendados por astrônomos e astrofísicos para começar a aprender sobre astronomia.
30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?
A próxima década no campo da genética será marcada por avanços mais focados na área médica como terapias genéticas, edição de genes para eliminar doenças, aumento ao acesso a exames de DNA (exames de DNA em consultas médicas se tornará comum).
Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava
As novas revelações da epigenética e da genética que estuda as mutações no genoma estão mostrando que nosso DNA começa a sofrer alterações já imediatamente após a formação do zigoto. Até o final da gestação um par de gêmeos univitelinos já carrega diferenças em seu DNA.
Cérebros solitários “tem fome” de gente
Um cérebro faminto deseja comida. Um cérebro solitário deseja pessoas. Em uma nova pesquisa publicada na revista científica Nature Neuroscience, após passar um dia inteiro em completo isolamento social o cérebro reage como se estivesse “com fome” ao menor sinal de pessoas ou socialização.
Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA
A hipótese do Mundo do RNA pode ganhar uma atualização significativa em breve para explicar o surgimento da vida no planeta Terra. Novos estudos de laboratório sugerem que o DNA pode ter surgido ao mesmo tempo que o RNA.
Por que não temos gravidade artificial no espaço?
Muitas pessoas assumem que gravidade artificial é algo que já conhecemos e dominamos, dada a quantidade de filmes que retratam personagens andando dentro de espaçonaves. Mas a realidade é que gravidade artificial ainda é ficção científica.
O que será possível fazer com terapia genética no futuro?
O público leigo tem certa dificuldade de entender as limitações e possibilidades da ciência. Muitas pessoas erroneamente acreditam que uma vez que “descobrimos” alguma coisa, aquilo então está “resolvido” e a humanidade não precisa mais se preocupar com o problema. Por exemplo, um aluno me questionou esses dias sobre o gene do cabelo branco (que […]