• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 27 de maio de 2022

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Ciência / Biologia / Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

4 de setembro de 2020 by James Keller 3 Comentários

Origem da Vida - Mundo RNA
Compartilhe!

A origem da vida na Terra continua sendo palco de debates acalorados. Tentar descobrir o que ocorreu há bilhões de anos não é fácil, mas também não é impossível como alguns acreditam. Até pouco tempo a teoria do mundo do RNA era a mais provável, não porque tínhamos evidências sólidas que suportassem essa hipótese, mas porque a molécula de RNA é mais simples e então os teóricos imaginaram que teria sido mais provável que o RNA tivesse aparecido antes do DNA. Mas agora essa teoria está sendo questionada.

DNA e RNA ambos determinam o perfil genético de toda a vida na Terra. Enquanto o DNA é código que contém as receitas para fazer novas células e as proteínas que fazem tudo funcionar, o RNA é responsável pelo trabalho duro: ler e decodificar toda essa informação. É provável que os teóricos do mundo do RNA estejam certos em que o RNA pode ter aparecido bem cedo na evolução da vida. A molécula de RNA, contudo, é muito instável e uma crítica que sempre existiu contra a teoria do mundo do RNA era de que não seria possível que a vida tivesse se estabelecido só com RNA e tivesse vingado por um tempo até o aparecido do DNA, uma molécula muito mais estável. O problema com essa instabilidade do RNA é que ele não seria capaz de segurar a informação necessária para replicação e manutenção de uma linha evolutiva por muito tempo. Além disso, o RNA precisa de enzimas para atuar, e sabemos que enzimas surgiram depois do RNA. O RNA em nossas células é uma molécula ágil que “vem e vai” rapidamente. Dentre muitas funções, o RNA é responsável por se anexar à fita molde de DNA após este se “desenrolar” para que possa ler o conteúdo da fita de DNA e realizar uma cópia da mesma para que a célula possa se reproduzir. O DNA sozinho não consegue se duplicar, ele precisa das várias funções do RNA para que todo o processo de duplicação de uma célula ocorra.

Como o DNA é muito complexo, pensava-se que o RNA tivesse surgido antes e com o passar do tempo, as células desenvolveram DNA. Há evidências agora de que ambos possam ter aparecido ao mesmo tempo – o que na realidade faz muito mais sentido do que tentar justificar que uma molécula que sabemos ser instável sobreviveu por milhões de anos segurando as informações que depois seriam responsabilidade do DNA. O que incrível é que agora não estamos mais lidando com hipóteses e teorias que lidam com a lógica do que pode ter acontecido no passado. As evidências que estão surgindo agora são baseadas em estudos em laboratório.

O mais recente estudo a dar suporte a ideia de que DNA e RNA surgiram juntos explica como um composto simples, o diamidofosfato (DAP), que provavelmente surgiu antes da vida em si, consegue “costurar” blocos de DNA, os desoxinucleotídeos, em fitas básicas de DNA. Os estudos em laboratório tem demonstrado como o DAP, que faz pequenas fitas de DNA, junto com compostos orgânicos, que dão origem ao RNA espontaneamente, conseguem firmar uma parceria que pode ter sido justamente o que ocorreu no início da vida na Terra.

O mundo do RNA, contudo, não está morto ainda! Essas pesquisas apenas suportam a ideia de que o DNA não apareceu milhões de anos depois do RNA, mas provavelmente ao mesmo tempo, de forma mais rudimentar do que o DNA que as células carregam hoje.

O futuro dessas pesquisas é continuar misturando os ingredientes que supomos que estavam disponíveis na Terra primitiva, o que inclui os compostos químicos para formação de RNA e DAP, e ver se essas moléculas começam a se replicar e eventualmente evoluir. Se isso ocorrer, acredita-se que o mistério da origem da vida será solucionado.

James Keller
James Keller

James Keller é biólogo e geneticista formado pela Universidade de Vanderbilt. James possui mestrado em biotecnologia pelo MIT e trabalha com consultoria para novas startups nesta área. James já morou no Brasil e fala bem português, podendo responder aos comentários dos leitores postados aqui.


Compartilhe!

Arquivado em: Biologia

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Camilla chaves diz

    29 de dezembro de 2020 às 17:03

    Muito bom

    Responder
  2. Dilson Marques diz

    2 de janeiro de 2021 às 15:44

    Eu acho interessante essas novas teorias, só penso que eh um perigo ficar divulgando assim porque tem gente religiosa que já vem dizendo tá vendo, eles nao sabem nada, isso prova que Deus que criou tudo e esse negócio de evolução é bobagem.

    Responder
    • Marlene Dias diz

      8 de janeiro de 2021 às 17:09

      Você vai me desculpar Dilson, mas não dá pra pensar assim não! Essas pessoas que não acreditam em evolução são uma minoria barulhenta. Como eles fazem muito barulho, as pessoas tendem a pensar que eles estão em maior número, mas não estão não. E deixar de divulgar descobertas científicas por medo que sejam mal interpretadas é ridículo! A ciência funciona assim mesmo. Eu tenho 45 anos. Quando eu estava na escola nos anos 80 não sabíamos de muita coisa sobre biologia e astronomia que sabemos hoje. Muito do que eu aprendi na escola foi “desmentido” por descobertas nos anos 90 e posteriormente. Isso não significa que tudo o que eu aprendi estava errado ou que a ciência não sabe nada porque ela está sempre se atualizando. Quem precisa de certeza absoluta é esse povo religioso que se apega às histórias da carochinha que contam pra elas.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2022 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados