Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Rich Schefren

Você tem perfil empreendedor?

Empreendedores são um grupo único de pessoas. Eles pensam de forma diferente e também tem atitudes diferentes do resto da população. Não quero dizer aqui que empreendedores são “especiais” ou “melhores”, apenas quero enfatizar as diferenças que os destacam das outras pessoas.

Pare de Pensar como Empregado
Um livro capaz de transformar um simples empregado num extraordinário empreendedor

Empreendedores se baseiam em suas características de personalidade, hábitos e posturas mentais para ter ideias que às vezes podem até mesmo parecer loucas ou improváveis. Mas só ser um pensador original não basta – muitos acadêmicos são extremamente criativos e têm ideias fenomenais, mas seriam péssimos empreendedores (e há inúmeros exemplos de acadêmicos que tentaram a “sorte” como empreendedores e se deram muito mal). Também não basta simplesmente ter uma ideia ótima que você acha que vai fazer o maior sucesso e torna-lo milionário da noite para o dia. A personalidade empreendedora é mais sobre personalidade e comportamento e menos sobre ideias geniais. Todo mundo pode ter ideias inovadoras e até mesmo geniais, mas somente algumas pessoas conseguem empreender.

Se você já pensou que pode ter personalidade empreendedora, faça este teste. Talvez você não tenha todas estas características (nem todos os empreendedores de sucesso têm), mas se você tem uma boa quantidade delas, é possível que você possa se dar bem empreendendo.

Veja que nem todas essas características são positivas! É importante não endeusar a imagem do empreendedor e achar que ele é um ser humano perfeito ou ideal. Esses são traços comumente encontrados na maioria dos empreendedores bem sucedidos, mas nem todos eles são desejáveis (por exemplo, empreendedores trabalham demais e tendem a negligenciar a família. Isso não é positivo, mas é uma característica comum).

A Mente do Empreendedor
Johnson acredita que se os empresários souberem o que se passa dentro da cabeça dos empreendedores mais bem sucedidos do mundo serão mais precisos nas suas decisões do dia a dia e aumentarão as chances de acertar

TESTE DE EMPREENDEDORISMO

1. Você vem de uma família de gente que não gosta de trabalhar para os outros. Seus pais (ou talvez um deles) é empreendedor, talvez você também tenha tios ou outros parentes que possuem negócios próprios ou são profissionais liberais.

2. Você odeia o status quo. Você não quer ser “normal”. Você está sempre questionando por que as pessoas fazem as coisas sempre do mesmo jeito, porque se comportam como “ovelhas”, seguindo regras e ordens como se não tivessem vontade própria.

3. Você é autoconfiante. Você confia no seu taco e acha que pode conseguir qualquer coisa se colocar a sua cabeça naquilo.

4. Você é otimista. Você acredita que as coisas podem dar certo, que suas ideias podem ser bem sucedidas, mesmo quando tudo parece estar contra você.

5. Você tem paixão por uma ideia, mesmo que não seja o que você faz no momento. Você acredita que pode dedicar a sua vida para essa atividade e viver disso.

6. Você não aceita um não. Você continua tentando, insistindo mesmo após ouvir vários nãos.

7. Você é muito bom no social. Você gosta de pessoas e de conversar. Você consegue firmar parcerias facilmente.

8. Você é charmoso(a) e carismático(a). As pessoas gostam de você e tendem a gravitar ao seu redor. Você sempre foi arroz de festa.

9. Você é um líder nato e as pessoas tendem a pedir seus conselhos e confiar no que você diz.

10. Você gasta mais tempo trabalhando do que com sua família. Sua família e amigos com frequência reclamam que você não dá atenção suficiente a eles porque só “pensa no trabalho”.

11. Você nunca conseguiu ser um bom empregado e pode já ser sido demitido algumas vezes.

Os Segredos da Mente Milionária
Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas

13. Você não se apega à noção de que um emprego formal providencia segurança com um salário fixo e seguro de saúde. Você prefere lançar-se à sorte e arrisca não ter esse tipo de segurança na vida em determinados momentos da vida. Você não se desespera com isso.

14. Você tem uma natureza competitiva e está sempre querendo ser melhor do que os outros ou melhor do que você foi no passado.

15. Você pensava em possíveis negócios (vender coisas, vender serviços, etc.) já quando era criança ou adolescente e pode ter tido pequenos empreendimentos nessa fase da vida.

16. Sua ideia de férias é uma oportunidade para você dar um gás nas suas ideias de negócios.

17. Você é “inimpregável”. Você passou já boa parte da vida empreendendo aqui e ali e fazendo coisas de forma independente. Agora, sem um currículo formal, você já não conseguiria um emprego nem se quisesse um.

18. Você não se importa com “horas de trabalho”. Você tende a trabalhar ou pensar nos seus empreendimentos e ideias de negócios a todo o momento em que está acordado.

19. Você costuma ler livros de desenvolvimento pessoal e acredita que pode melhorar a si mesmo para melhorar de vida e ter mais sucesso.

20. Você lê livros de empreendedores famosos tentando absorver um pouco de sua experiência e pensa no que pode aplicar em sua própria vida e negócios.

21. Você gosta de estar no controle e tem facilidade para administrar atividades que são feitas por outras pessoas.

22. Você vê oportunidades em todo o lugar. Você tem mais ideias de negócios do que poderia dar conta de empreender para o resto da vida.

23. Você tende a pensar no potencial de negócios de coisas banais e corriqueiras que você vê no cotidiano. Por exemplo, você entra em um prédio em construção e já começa a cogitar qual o valor dos imóveis, quanto a empresa deve ter gasto para construir o prédio todo, será que eles pegaram empréstimo para fazer a obra, etc. Ou você vê sua avó fazendo empadinhas e pensa na ideia de ela fazer salgadinhos para vender. Sua cabeça está sempre pensando em comércio e dinheiro.

24. Você é perfeccionista, mas consegue progredir mesmo sentindo que as coisas sempre poderiam ser mais perfeitas do que saíram.

A Real Sobre Empreender
Requarth descreve sua trajetória com o intuito de ajudar e inspirar fundadores ou pessoas que desejam iniciar o seu próprio negócio, mas se sentem inseguras sobre qual caminho seguir
25. Você pensa de forma lógica e é muito bom de resolver problemas, mesmo quando não tem nenhum conhecimento técnico ou específico. Por exemplo, você não sabe mexer em computadores, mas consegue arrumar a impressora que insiste em não imprimir. Você vai e tenta, nunca se desespera e raramente pede ajuda.

26. Você é um bom comunicador. Você não tem medo de falar em público e até gosta da atenção e da sensação de estar em evidência.

27. Você tem alta dose de iniciativa. Você não espera outros darem o pontapé inicial. Você vai lá e começa e se ninguém se juntar a você, você vai sozinho até o final.

28. Você é proativo. Você responde bem quando as coisas vão mal. Você não se desespera, nem se frustra facilmente.

29. Você gosta de planos e planilhas. Quando tem uma ideia de negócios você já abre uma planilha do Excel e começa a brincar com os números, vendo quanto será possível fazer com sua ideia. Você gosta de planejar e pensar no futuro.

30. Os outros dizem que você viaja demais na maionese. Você é um sonhador que não gosta de colocar os pés no chão.

31. Você pensa em termos de retorno de investimento. Se você coloca energia e tempo em um projeto você mantém em mente o que espera ganhar com aquilo (pode não ser sempre dinheiro).

32. Seus relacionamentos de amizade tendem a ser transacionais. Você rega muito seus relacionamentos para que essas pessoas retribuam no futuro quando você precisar delas.

33. Você odeia vestimentas formais, como ternos, e tende a se vestir de forma confortável.

34. Você acha que regras não se aplicam a você. Você já quebrou muitas regras na vida, já teve problemas por causa disso (talvez na época escolar), mas nunca aprende a lição.

35. Você tem opiniões firmes sobre vários assuntos e não tem medo de expô-las, mesmo que os outros não concordem com você.

Desperte o Empreendedor que há em Você
Gerber o ajudará a moldar seu sonho e a transformá-lo em uma empresa viável e economicamente bem-sucedida

36. Você é imprevisível. As pessoas ao seu redor se estressam com essa sua característica.

37. Você é determinado. Quando você define metas você vai até o fim, custe o que custar.

38. Você busca pessoas que têm o expertise correto pra te ajudar. Por exemplo, se você não sabe nada de marketing, você consulta um especialista para te ajudar com sua ideia de negócios ou contrata uma pessoa capaz se seu negócio já saiu do chão. Você não vai atrás da opinião de parentes e amigos sem expertise.

39. Você acredita que tempo é mais valioso do que dinheiro e não abre mão dele à toa.

40. Você fala sobre suas ideias e seus negócios constantemente, mesmo que os outros não entendam ou não estejam a fim de ouvir.

41. Você está disposto a assumir riscos e não tem medo do fracasso.

42. Você não tem medo do sucesso. Você não tem receio de se destacar, e mesmo podendo não gostar de ser o centro das atenções, você também não tem medo de estar em evidência.

43. Não busca aprovação ou aceitação alheia. Você tende a seguir suas ideias mesmo que os outros não concordem ou que estejam contra você.

44. Você é capaz de navegar as dificuldades da vida como empreendedor sem ceder e correr pedir emprego quando a situação está difícil. Você tem em mente que trabalhar para os outros é algo que você jamais vai fazer, mesmo que passe fome.

45. Você tende a olhar para futuro e sonha bastante, enquanto o “não empreendedor” gosta de preservar tradições e valoriza a segurança que o trabalho proporciona.

46. Você assume responsabilidade quando as coisas não dão certo (mesmo quando a culpa não é sua), enquanto o “não empreendedor” tende a culpar os outros ou as circunstâncias por problemas e erros.

47. Você toma a iniciativa de consertar os problemas causados pelos outros quando aquilo afeta você e/ou seu negócio, ao invés de se negar a resolver erros que não foram culpa sua.

O Mito do Empreendedor
Um dos maiores clássicos do empreendedorismo, com mais de três milhões de exemplares vendidos em todo o mundo

48. Você lida de forma proativa com feedback negativo, tomando a crítica como uma dica de algo a melhorar, enquanto “não empreendedores” se ressentem e levam para o lado pessoal quando ouvem críticas, mesmo construtivas.

49. Você tende a ser generalista, sabendo um pouco sobre muitas coisas (ótimo para conversar com todo o tipo de gente), enquanto “não empreendedores” se especializam em suas áreas e não sabem conversar sobre outros assuntos.

50. Você tem sonhos de fazer algo que possa fazer diferença para o mundo ou melhorar a vida das pessoas.

Você não precisa ter todas essas características para se considerar um empreendedor nato. De fato, algumas delas são um tanto negativas! Mas se você tem boa parte desses traços é possível que você tenha esse perfil empreendedor, mesmo que hoje ainda esteja trabalhando para outros.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


Deixe um comentário