Nos últimos artigos temos falado bastante sobre alimentos que ajudam a queimar gordura e aceleram o metabolismo. No artigo de hoje, vamos falar de cinco alimentos que são “super”, estando na lista dos melhores alimentos para melhorar o corpo como um todo, lutando contra o envelhecimento, aumentando a imunidade, reduzindo o peso, deixando a gente mais bonita e com mais energia.

1. TOMATE

Tomates não são apenas baixos em calorias, ricos em fibras e potássio, mas também contêm um composto muito especial, o licopene, além de betacaroteno e outras vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, manganês e zinco. Tomates já foram relacionados à proteção contra o câncer, redução da hipertensão e colesterol e ainda por cima, aumentam a nossa defesa contra os danos causados pelo sol. Agora, o pulo do gato! A maioria das pessoas naturalmente pensa que é melhor comer tomate cru do que ele processado em molhos, ketchup, etc., não é mesmo?! No caso do tomate, não! As super propriedades do tomate são realçadas pelo calor do processamento (ao contrário da maioria dos outros alimentos). O ideal é consumir tomate em molhos, mas ketchup não é tão negativo quanto as pessoas pensam!

2. AVEIA

Um alimento super completo, que contém uma grande quantidade de fibras, proteínas, magnésio, potássio, zinco, cobre e algumas vitaminas do complexo B. A aveia é especialmente útil para pessoas com tendência para ter colesterol alto, hipertensão e diabetes do tipo 2. A aveia também já foi relacionada à proteção contra o câncer em diversas pesquisas.

Evite comer aveia quando ela é processada em produtos cheios de açúcar. Prefira adicionar aveia à iogurtes, cereais matinais ou como minha mãe costumava fazer quando eu era criança, amassar uma banana e misturar com aveia, gérmen de trigo e mel – fica uma delícia!

3. CHÁ VERDE

O chá verde está na moda porque não param de falar na televisão que ele ajuda a emagrecer! Ajuda sim, mas os benefícios dele não param por aí! Assim como os 2 primeiros, o chá verde (e o chá preto) já foram linkados com a proteção contra diversos tipos de câncer. Chá verde também reduz as chances de sofrer de derrame e problemas cardíacos. O chá verde tem bastante cafeína, então para quem não toma café porque não gosta do efeito da cafeína, é bom procurar chá verde “descafeinado”. A cafeína, contudo, é injustamente alvo de mitos e ao contrário do que muita gente pensa, ela mais ajuda do que atrapalha. É claro que tomar qualquer coisa com cafeína às 11 horas da noite quando você está indo pra cama é uma má ideia, mas os efeitos positivos da cafeína não se restringem ao aumento da atenção e energia. Há muitas pesquisas que associam o consumo diário de café a uma menor chance de desenvolver a doença de Alzheimers, só para citar um exemplo.

Mas voltando ao chá verde! O chá verde também ajuda a combater o mau hálito e as cáries. O consumo de chá verde é uma boa opção para quem está tentando perder peso e não consegue ficar só na água. é um bom substituto para refrigerantes e sucos de frutas, que como mencionamos no artigo anterior, devem ser evitados se você está tentando emagrecer. Agora, não ponha açúcar (nem adoçante) no chá! Aprenda a tomar chá verde como um japonês! Tome quente ou gelado, mas sem adoçar.

4. ESPINAFRE

Um dos alimentos mais poderosos na natureza e que, diga-se de passagem, você pode comer à vontade, pois tem tão poucas calorias que você precisaria comer kilos de espinafre para engordar! O espinafre contém luteína, betacaroteno, ômega 3, vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, zinco, manganês e ferro. Ufa! Bastante coisa! O espinafre também é um alimento que combate diversos tipos de câncer e ainda doenças cardiovasculares, catarata (por conta da luteína que faz bem para os olhos e melhora a visão em pessoas mais velhas). O espinafre ainda protege nosso DNA contra radicais livres, reduzindo os efeitos do tempo, promove a regeneração celular, ajudando na recuperação de doenças e da pele, ajuda a detoxificar o organismo e ainda por cima reduz inflamações! Quer mais?! O espinafre é um dos melhores alimentos para quem está de dieta, não só porque contém bem poucas calorias, mas principalmente porque ajuda o corpo a se manter forte quando você está já cortando muito do que come normalmente. O espinafre é um ótimo alimento para se recuperar de resfriados, cirurgias ou qualquer outra condição de saúde que envolva regeneração celular.

5. IOGURTE

Além do cálcio, da proteína e das vitaminas e minerais, o iogurte contém culturas vivas (os famosos lactobacilos vivos e seus parentes) que protegem o corpo contra microorganismos oportunistas como a cândida, fungo causador da candidíase, e regula a flora intestinal, mais uma vez, combatendo microorganismos “do mal”, o que leva a um melhor funcionamento do sistema gastro-intestinal. Isso é muito importante para perder peso! Se seus intestinos não funcionam bem, o resto do seu corpo trabalhará com menos eficiência e você terá mais dificuldade para perder peso.



Palavras-chave: Alimentação Saudável, Alimentos, Alimentos para emagrecer, Alimentos que emagrecem, Comida saudável, Dietas, emagrecimento