• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 22 de abril de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Saúde / Alimentação / 5 super alimentos

5 super alimentos

15 de agosto de 2012 by Alexandra Bellino 4 Comentários

Alimentos Saudaveis
Compartilhe!

Nos últimos artigos temos falado bastante sobre alimentos que ajudam a queimar gordura e aceleram o metabolismo. No artigo de hoje, vamos falar de cinco alimentos que são “super”, estando na lista dos melhores alimentos para melhorar o corpo como um todo, lutando contra o envelhecimento, aumentando a imunidade, reduzindo o peso, deixando a gente mais bonita e com mais energia.

1. TOMATE

Tomates não são apenas baixos em calorias, ricos em fibras e potássio, mas também contêm um composto muito especial, o licopene, além de betacaroteno e outras vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, manganês e zinco. Tomates já foram relacionados à proteção contra o câncer, redução da hipertensão e colesterol e ainda por cima, aumentam a nossa defesa contra os danos causados pelo sol. Agora, o pulo do gato! A maioria das pessoas naturalmente pensa que é melhor comer tomate cru do que ele processado em molhos, ketchup, etc., não é mesmo?! No caso do tomate, não! As super propriedades do tomate são realçadas pelo calor do processamento (ao contrário da maioria dos outros alimentos). O ideal é consumir tomate em molhos, mas ketchup não é tão negativo quanto as pessoas pensam!

2. AVEIA

Um alimento super completo, que contém uma grande quantidade de fibras, proteínas, magnésio, potássio, zinco, cobre e algumas vitaminas do complexo B. A aveia é especialmente útil para pessoas com tendência para ter colesterol alto, hipertensão e diabetes do tipo 2. A aveia também já foi relacionada à proteção contra o câncer em diversas pesquisas.

Evite comer aveia quando ela é processada em produtos cheios de açúcar. Prefira adicionar aveia à iogurtes, cereais matinais ou como minha mãe costumava fazer quando eu era criança, amassar uma banana e misturar com aveia, gérmen de trigo e mel – fica uma delícia!

3. CHÁ VERDE

O chá verde está na moda porque não param de falar na televisão que ele ajuda a emagrecer! Ajuda sim, mas os benefícios dele não param por aí! Assim como os 2 primeiros, o chá verde (e o chá preto) já foram linkados com a proteção contra diversos tipos de câncer. Chá verde também reduz as chances de sofrer de derrame e problemas cardíacos. O chá verde tem bastante cafeína, então para quem não toma café porque não gosta do efeito da cafeína, é bom procurar chá verde “descafeinado”. A cafeína, contudo, é injustamente alvo de mitos e ao contrário do que muita gente pensa, ela mais ajuda do que atrapalha. É claro que tomar qualquer coisa com cafeína às 11 horas da noite quando você está indo pra cama é uma má ideia, mas os efeitos positivos da cafeína não se restringem ao aumento da atenção e energia. Há muitas pesquisas que associam o consumo diário de café a uma menor chance de desenvolver a doença de Alzheimers, só para citar um exemplo.

Mas voltando ao chá verde! O chá verde também ajuda a combater o mau hálito e as cáries. O consumo de chá verde é uma boa opção para quem está tentando perder peso e não consegue ficar só na água. é um bom substituto para refrigerantes e sucos de frutas, que como mencionamos no artigo anterior, devem ser evitados se você está tentando emagrecer. Agora, não ponha açúcar (nem adoçante) no chá! Aprenda a tomar chá verde como um japonês! Tome quente ou gelado, mas sem adoçar.

4. ESPINAFRE

Um dos alimentos mais poderosos na natureza e que, diga-se de passagem, você pode comer à vontade, pois tem tão poucas calorias que você precisaria comer kilos de espinafre para engordar! O espinafre contém luteína, betacaroteno, ômega 3, vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, zinco, manganês e ferro. Ufa! Bastante coisa! O espinafre também é um alimento que combate diversos tipos de câncer e ainda doenças cardiovasculares, catarata (por conta da luteína que faz bem para os olhos e melhora a visão em pessoas mais velhas). O espinafre ainda protege nosso DNA contra radicais livres, reduzindo os efeitos do tempo, promove a regeneração celular, ajudando na recuperação de doenças e da pele, ajuda a detoxificar o organismo e ainda por cima reduz inflamações! Quer mais?! O espinafre é um dos melhores alimentos para quem está de dieta, não só porque contém bem poucas calorias, mas principalmente porque ajuda o corpo a se manter forte quando você está já cortando muito do que come normalmente. O espinafre é um ótimo alimento para se recuperar de resfriados, cirurgias ou qualquer outra condição de saúde que envolva regeneração celular.

5. IOGURTE

Além do cálcio, da proteína e das vitaminas e minerais, o iogurte contém culturas vivas (os famosos lactobacilos vivos e seus parentes) que protegem o corpo contra microorganismos oportunistas como a cândida, fungo causador da candidíase, e regula a flora intestinal, mais uma vez, combatendo microorganismos “do mal”, o que leva a um melhor funcionamento do sistema gastro-intestinal. Isso é muito importante para perder peso! Se seus intestinos não funcionam bem, o resto do seu corpo trabalhará com menos eficiência e você terá mais dificuldade para perder peso.

Alexandra Bellino

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.


Compartilhe!

Arquivado em: Alimentação Marcados com as tags: Alimentação Saudável, Alimentos, Alimentos para emagrecer, Alimentos que emagrecem, Comida saudável, Dietas, emagrecimento

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Iguatemy Caribe da Silva diz

    16 de agosto de 2012 às 00:17

    Muito bom.

    Obrigado.

    Responder
  2. Maria Goretti diz

    16 de agosto de 2012 às 04:18

    Adorei a matéria.

    Obrigado

    Responder
  3. Bruna diz

    21 de novembro de 2012 às 08:55

    Muito boa essa matéria! gostei!

    Responder
  4. Ana diz

    22 de fevereiro de 2017 às 09:52

    Ótima matéria! Qual marca de iogurte você recomenda?

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados