Por anos você ouviu falar que gordura saturada é seu pior inimigo e é responsável pelo aumento do colesterol e ganho de peso. A ciência, contudo, tem descoberto em estudo atrás de estudo que ela na verdade, é boa!
Gordura boa X Gordura ruim: vamos esclarecer essa história de vez por todas!
Na adolescência e quando estava na faculdade, eu era uma consumidora ávida de produtos desnatados, gordura reduzida, diet, light, evitava carne vermelha, preferia peixe e peito de frango ou peru grelhado, enfim, fazia tudo como manda a cartilha, como os médicos e “experts” em perda de peso recomendavam.
Venho de uma família com histórico de alto colesterol, então a minha preocupação era maior do que simplesmente manter o peso, mesmo assim, manter meu colesterol e triglicerídeos em níveis saudáveis era muito difícil. Os médicos culpavam meu histórico familiar e já me avisavam que no futuro eu provavelmente precisaria entrar num regime permanente de medicamentos, como meus pais já estavam há anos.
Infelizmente, na faculdade de educação física não aprendemos muito sobre alimentação e o que aprendemos, pelo menos naquela época em que eu fiz faculdade (anos 90), acabou que a ciência já descobriu hoje que estava tudo errado!
Eu acabei me casando com um homem que era naturalmente preocupado com nutrição e saúde, meu querido Henrique! Ele me ensinou a não ter medo de gordura. No começo eu fiquei muito desconfiada e com tendência tanto para ganhar peso quanto colesterol alto, eu decidi dar uma chance “bem temporária” para aqueles novos hábitos.
Comecei a não me preocupar mais com carne vermelha, nem mesmo cuidar para só comer “cortes magros”, comia o pedaço que tinha vontade e pronto. Comecei a tomar leite integral e não pasteurizado vindo de uma fazenda aqui perto de casa. Comecei também a adicionar fontes das tão temidas gorduras saturadas na minha dieta como coco, abacate, gemas de ovos, o próprio leite, queijo, manteiga e carnes em geral. Ao mesmo tempo, eu deixei de consumir todos os produtos ditos “bons” para a saúde, de granola até bolachinhas água e sal e barrinhas de cereal.
Depois de uns 6 meses, eu marquei uma consulta no médico para um checkup geral. Eu estava morrendo de medo do resultado! 6 meses descuidando da dieta e comendo de tudo o que antes eu sempre tinha ouvido falar, mesmo do meu próprio médico, que deveria ser evitado. estava com medo da bronca que eu ía levar do médico também! Mas para minha surpresa (e também para o médico e para a minha família), meus níveis de colesterol e triglicerídeos estavam mais baixos do que jamais estiveram! Meu peso aumentou um pouco, mas minhas medidas continuaram as mesmas. Isso ocorreu porque o aumento no consumo de proteínas (no leite, queijo e carnes) me ajudou a contruir mais músculos, mais firmes e mais fortes do que antes. Meu corpo ficou mais bonito. O aumento de peso foi resultado da maior quantidade de massa muscular (musculos pesam mais do que gordura, então quando você ganha massa muscular, você fica mais pesado, sem realmente ficar mais “gordo”).
Foi essa experiência que me levou a pesquisar e estudar mais sobre nutrição e acabou na realidade, mudando a minha vida, pois não apenas do ponto de vista da minha saúde, mas também profissional, pois depois de formada, começando a trabalhar como personal trainer, eu precisava reeducar meus clientes para que esquecessem tudo o que aprenderam sobre alimentação e começassem a mudar seus hábitos. Como eu, a maioria também tinha uma certa resistência a aceitar que comer gordura saturada não é o fim do mundo e o grande mal da alimentação moderna!
Na realidade, como falamos muito aqui no site, o grande mal da alimentação moderna são os alimentos que não existem na natureza e consequentemente estranhos ao organismo como carboidratos refinados, açúcar refinado e excesso de grãos.
Isso não significa, é claro, que você possa então se esbaldar de gordura saturada e ainda perder peso. A quantidade de calorias ainda fala mais alto, mas uma coisa importante a ser compreendida é que não é só a quantidade de calorias que importa, mas o que você come. Se suas 1.200 calorias diárias são constituídas por um lanche do MacDonalds, você não vai perder peso, pois seu corpo estará funcionando de forma tão ineficaz que não conseguirá trabalhar para se livrar da gordura extra.
Uma das principais funções dos alimentos é fazer com que seu corpo funcione adequadamente e quanto mais eficiente e eficaz é o seu organismo, mais magro você será. Ao consumir alimentos que o corpo não lida bem, como carboidratos refinados, gordura trans e açúcar, você estará reduzindo sua eficiência, assim, fazendo com que ele não funcione tão bem quanto poderia. Numa analogia prática, é a diferença entre os tipos de combustível que podemos colocar em nosso carro e o nível de cuidado que temos com ele. Podemos colocar a gasolina mais barata possível, o óleo de pior qualidade e o carro ainda vai andar, mas com bem menos eficiência do que se colocarmos gasolina premium e óleo de primeira qualidade.
Há muita informação errada sendo repassada por aí por quem não presta atenção nos avanços científicos. Essas coisas que eu digo aqui já foram todas comprovadas cientificamente, não sou uma “revolucionária” que vai contra a maré com teorias malucas, não! O problema é que as pessoas em geral, isso aí incluem-se muitos médicos, não tem o hábito de lerem publicações científicas – e eu não estou falando de Super Interessante, estou falando de journals científicos que apresentam os resultados de pesquisas em primeira mão. Como o povo não lê esse tipo de publicação, a maioria das pessoas não fica sabendo que a ciência já desmentiu muitas ideias que, no passado, até os médicos passavam para seus pacientes como o mito de que margarina é melhor do que manteiga. Não é e ainda a margarina é extremamente nociva para a saúde! Muitos desses mitos, nós já discutimos em outros artigos passados aqui no site e ainda vamos discutir em outros mais pra frente.
O meu objetivo com o artigo de hoje foi alertar para o fato de que a gordura saturada não é vilã e pelo contrário, pode até mesmo ajudar a emagrecer, já que a gordura em si tem um papel importante na eficiência do organismo. A gordura que deve ser evitada, e isso todo mundo sabe, é a gordura trans, presente em muitos produtos industrializados e alimentos fritos – muitas gorduras saudáveis acabam se transformando em trans ao serem aquecidas.

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.
Muito bom o post!
Eu achava que todo o tipo de gordura era prejudicial.
obrigado pelo esclarecimento e abraços!!