Pensa-se comumente que o ganho de peso típico das festas de fim de ano é de mais ou menos 2,5kg. Na verdade, é provavelmente menor. A questão, contudo, é que mesmo um pequeno ganho de peso do feriado é raramente perdido – adicionando-se ao ganho de peso cumulativo que acontece com o passar do tempo para a maioria dos adultos. Em artigos passados, falamos sobre ser consciente com relação à comilança das festas de fim de ano. Continuando com esse espírito, ofereço algumas dicas adicionais para ajudá-lo a aproveitar a temporada e evitar o ganho de peso de fim de ano:
• Viva um dia de cada vez. Lute para equilibrar suas calorias durante o dia ou pelo menos por alguns dias. Se você consumirá calorias extra em um evento social à noite, faça ajustes durante o dia. Foque-se em frutas e legumes e adicione alguma proteína magra e grãos ricos em fibras para manter seu apetite em dia.
• Ignore os aperitivos da festa. Não gaste suas calorias inconscientemente comendo aperitivos salgados ou doces. Guarde-as para o grande evento – jantar e sobremesa.
• Seja seletivo. Você não precisa comer tudo o que aguentar só porque é um buffet. Verifique as opções. O que parece bom demais para abrir mão? O que você pode viver sem? Foque-se naquilo que vai lhe dar prazer, não em quanto você consegue colocar em seu prato.
• Decore seu prato. Preencha ¾ do seu prato com vegetais coloridos, frutas ou itens que os têm como ingredientes principais. Você sabe que cremes e molhos cremosos e com queijo adicionarão calorias, então pegue porções pequenas. Preencha o resto do seu prato com carne magra, camarão ou outro fruto do mar.
• Cuide de suas maneiras e de suas porções. Em encontros em que se permanece sentado, graciosamente experimente de tudo – para sua própria experiência e para agradar seu anfitrião. Contudo, você não precisa limpar o prato para demonstrar sua apreciação.
• Pratique a discrição. Identifique os culpados das calorias adicionais, como queijos ou molhos e recheios cremosos, e discretamente remova-os para o lado do seu prato. Você ainda vai sentir o sabor, apenas sem todas as calorias e toda gordura desnecessárias.
• Planeje-se para a indulgência. Se você quer se entregar a uma sobremesa caseira ou apetitosa, pergunte-se do que você está disposto a abrir mão em troca disso – algo no almoço ou na janta, ou seu lanche da tarde? Ou você está disposto a gastar tempo extra na academia?
Como você está equilibrando a divertida comida de fim de ano? Você está passando pela temporada com sucesso e evitando o abominável ganho de peso das festas de fim de ano? Compartilhe suas dicas.
por Jennifer Nelson e Katherine Zeratsky

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.
vou tentar seguir as dicas obrigado , um bom natal e um estupendo ano novo………..