Essa é uma pergunta que temos recebido bastante e assim como todas as outras fontes alimentares que se tornam moda para emagrecer como acaí, chá verde, etc., a minha resposta vai pelo mesmo caminho: pode ajudar sim, mas depende!
Psyllium, assim como açaí ou chá verde não faz milagre, nem funciona como “remédio”. Ou seja, não adianta tomar psyllium e ficar esperando um milagre acontecer, como se ele fosse funcionar sozinho, independente de seus outros hábitos e alimentos que ingere.
A forma como o psyllium funciona não é nada do outro mundo e nada que nunca tenhamos visto antes. Psyllium é simplesmente fibra e é por isso que ajuda a emagrecer. Eu sempre falo aqui que uma alimentação rica em fibras é importantíssima para uma perde de peso saudável e para que o corpo funcione bem.
As fibras ajudam no processo digestivo e auxiliam o instestino a trabalhar de forma mais eficiente. Um intestino pouco eficiente é uma das causas do ganho de peso gradual ao longo do tempo, por isso, ao reverter esse processo, a tendência é a pessoa perder peso.
É importante, contudo, manter em mente que é preciso amarrar todas as pontas no processo de emagrecimento. Como eu disse, o psyllium sozinho não faz milagre, pois você pode estar “desfazendo” o efeito positivo das fibras com seus “outros” hábitos. Por exemplo, não adianta se esbaldar no churrasco, comendo maionese, carnes gordurosas, tomando cerveja e daí para alívio de consciência, tomar uma capsulazinhas de psyllium, achando que está tudo bem, pois você tomou seu psyllium! Não é assim que funciona e se isso não é óbvio para você, leia esse parágrafo de novo!
Psyllium (e outras fontes de fibras) não é remédio, ele não vai funcionar se não estiver bem amarrado com todo um programa de emagrecimento, em que você se alimenta de forma saudável e de preferência, faz exercícios também.
Psyllium é uma fibra solúvel (como aveia) que absorve água e aumenta seu tamanho, produzindo um “bolo” macio que ao passar pelos intestinos, junta-se ao resto do material que está sendo preparado para ser eliminado através das fezes e “varre” as paredes intestinais, promovendo uma limpeza e removendo impurezas e bloqueios. Esse tipo de fibra é muito utilizada por que sofre de constipação, assim como diarréia, e doenças como síndrome do intestino irritável, câncer de cólon, diabetes, colesterol alto, hemorróidas, doenças coronárias e síndrome do cólon inflamável.
Como você pode ver, os benefícios são muitos. Não é só a propriedade fibrosa do Psyllium que faz bem para a saúde, mas uma série de componentes dessa planta que atuam na melhora da saúde em geral. A perda de peso é apenas um efeito coleteral devido à limpeza dos intestinos.
Para quem tem problemas com apetite (come demais), o ideal é tomas as capsulas de psyllium uns 30 minutos antes de cada refeição para que as fibras tenham tempo de expandir e preencher o estômago, dando uma sensação de saciez e reduzindo a fome.
Para quem não tem problemas de comer demais, tomar as capsulas junto com as refeições é o ideal para que a pessoa possa aproveitar a refeição.
É muito importante tomar um comprimido de multivitaminas como Centrum quando se está usando psyllium. Como as fibras agem rapidamente se unindo aos alimentos digeridos no intestino e acelerando a digestão, promovendo evacuações mais frequentes, isso pode acabar tendo um efeito negativo na absorção dos nutrientes, por isso é importante tomar algo como Centrum em um horário em que você não está tomando psyllium para garantir que você não ficará com deficiência em nenhuma vitamina ou mineral. A maioria das pessoas prefere tomar um multivitamínico logo pela manhã junto com o café da manhã, não tomando psyllium junto.
A vitamina B no complexo multivitamínico pode causar insônia, então é importante considerar esse fator se você for optar por tomas as vitaminas antes de dormir (tomando de manhã não tem problema, pois o corpo elimina o excesso de vitamina B do organismo durante o dia).

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.
Deixe um comentário