• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Home
  • Login
  • Entre em contato
  • 14 de agosto de 2022

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Dinheiro
  • Educação
  • Negócios
  • Saúde
  • Vida
Você está em: Home / Saúde / Alimentação / Que alimentos NÃO comer? Quais os alimentos que devemos evitar a todo custo?

Que alimentos NÃO comer? Quais os alimentos que devemos evitar a todo custo?

Alexandra Bellino 12 Comentários

O que não comer
Compartilhe!

Alimentos aparentemente saudáveis que não são.

Alguns alimentos devem ser evitados como a praga, outros devem ser consumidos com cuidado e muita moderação. Alguns desses alimentos podem ser justamente a razão do seu ganho de peso e da sua dificuldade para emagrecer.

Já falamos bastante aqui no site sobre alimentos saudáveis e a ilusão de que comê-los vai ajudar em seu emagrecimento. A nossa abordagem nessa questão era de que muitos alimentos saudáveis podem também ter muitas calorias como azeite de oliva (ou qualquer tipo de azeite ou óleo, por mais saudável que seja), linhaça e frutas em geral. Não que você não deva mais comer esses alimentos, pelo contrário, mas o alerta era para que você ficasse esperto para o conteúdo calórico. Coisas saudáveis não fazem você emagrecer automaticamente só por ingeri-las!

Hoje, no entanto, o alerta é outro! Hoje vamos falar sobre alimentos que parecem saudáveis, são divulgados pela mídia como saudáveis, a maioria das pessoas pensa que são saudáveis, mas na realidade, são exatamente o contrário e podem ser justamente o vilões que não estão deixando você emagrecer!

1. Açúcar é seu maior inimigo

Nosso corpo naturalmente precisa de gordura e carboidratos e fazendo as escolhas certas, não precisamos retirar esses grupos inteiros de macronutrientes da nossa dieta para perder peso. Carboidratos se transformam em açúcar durante o processo digestivo e isso significa duas coisas – 1. você não precisa então se desesperar e cortar carboidratos de sua dieta e 2. Você apenas precisa escolher os tipos de carboidratos certos, ou seja, aqueles que não se transformam em açúcar rapidamente.

Isso também significa que você não precisa necessariamente comer açúcar diretamente para que tenha energia. Você deve saber que açúcar é a fonte de energia preferida do corpo e algumas pessoas pensam que ao cortar açúcar elas ficarão sem energia, o que é besteira, pois já que carboidratos se transformam em açúcar, basta comer carboidratos (os certos!) para que você tenha energia.

O que você deve evitar, como mencionei, são os alimentos que se transformam em açúcar rapidamente ao serem ingeridos – esses alimentos sim é que impedem que você emagreça e ainda por cima, fazem com que você engorde um pouquinho mais gradativamente. Agora, a surpresa é quais os alimentos que se transformam em açúcar rapidamente que você deve evitar! Vamos lá:

– Sucos de frutas, principalmente de laranja – coma a fruta inteira! Jamais tome em forma de suco.

– Pão branco – essa você já sabia!

– Pão integral (trigo) – surpresa?! Pão integral, que na maioria dos casos é feito com trigo, é apenas “preferível” ao pão branco, mas ainda assim totalmente não recomendável para quem precisa perder peso. Alguns pães integrais feitos com outros ingredientes que não o trigo, podem ser mais saudáveis como pães feitos com arroz e espelta, por exemplo. É preciso tomar cuidado com grãos, no entanto. Como Mike Geary mencionou em seu artigo semana passada (A dica mais importante de alimentação que você pode aprender), o corpo humano não processa grandes quantidades de grãos apropriadamente e isso leva ao ganho de peso.

– Produtos rotulados como light, diet, gordura reduzida – os produtos com “gordura reduzida” compensam no açúcar – ei, nesse caso, eles estão mais preocupados com a gordura, não com o açúcar! Pegadinha! No caso dos produtos light e diet, esses devem ser evitados como a praga! O efeito no cérebro dos adoçantes faz com que você deseje comer ainda mais açúcar. Isso sem falar nos efeitos extremamente nocivos dos agentes químicos usados nesses produtos.

– Refrigerantes diet e “zero” – Entram na categoria anterior, mas tem gente que se faz de boba e ainda pergunta se “refrigerante zero pode”! Refrigerantes deveriam ser uma categoria a ser riscada da sua vida para sempre. Não há 1 benefício sequer que os refrigerantes possam trazer para você, por que você ainda insiste neles? Prazer? Aprenda a se controlar!

– Adoçantes – mais uma vez, poderia colocar na categoria dos light e diet, mas como o pessoal pergunta, enfatizo aqui: todos os adoçantes tem um efeito adverso no cérebro (incluindo o Stevia) que fazem com que você deseje comer ainda mais açúcar (o de verdade!). Nesse caso, as pessoas compensam comendo mais carboidratos, já que elas não comem açúcar refinado. No final das contas, dá no mesmo!

– Xarope de milho – Ninguém come xarope de milho diretamente, é claro! Esse é um ingrediente, contudo, presente em praticamente TODOS os alimentos industrializados e é o maior de todos os vilões do peso!

– Cereais matinais – O único tipo de cereal matinal que eu indico é o All Bran. Sim, contém grãos, mas a quantidade ingerida geralmente é pequena e o efeito no sistema digestivo é excelente. Cereais de arroz, mesmo sem açúcar são inúteis e todo esse carboidrato vira açúcar rapidinho. Esqueça aqueles cereais que dizem ser saudáveis, bons pro coração e bla, bla, bla. Isso é tudo balela de marketing!

– Granola – mais uma coisa que é marketeada como “super saudável”, mas não é. Granola é altamente calórica e contém uma quantidade enorme de grãos e açúcar.

– Produtos processados de soja – pesquisas tem demonstrado que na realidade, o único alimento à base de soja seguro para consumo é o tofu. O azeite de soja é extremamente prejudicial à saúde, causando problemas renais, aumento do ácido úrico, o que leva a gota no longo prazo. Produtos industrializados que possuem derivados da soja também colocam uma pressão demasiada no fígado e causam o ganho de peso pois o fígado fica ocupado demais filtrando as toxinas ingeridas e não “tem tempo” para quebrar a gordura ingerida adequadamente.

Que tipo de carboidratos e açúcares você deve comer?

– Frutas inteiras – lembre-se: nunca o suco!

– Vegetais e legumes

– Quinoa

– Arroz (de preferência integral e em moderação)

– Feijão – um dos alimentos mais completos e poderosos para ajudá-lo a emagrecer.

– Raízes como mandioca e batata

2. Escolha muito bem suas gorduras

Não é exatamente gordura o que faz as pessoas ganharem peso, mas sim, açúcar, excesso de grãos e carboidratos, o que na verdade, resume-se a açúcar mesmo! No entanto, gorduras “ruins” impedirão com que seu corpo funcione adequadamente e se consumidas em excesso, serão como tudo o mais, guardadas e você ganhará peso.

As gorduras boas também serão “guardadas” se consumidas em excesso, no entanto, se consumidas na quantidade ideal, elas irão ajudar seu corpo a se livrar da gordura estocada mais rápido.

Que tipo de gorduras devem ser evitadas?

– Gorduras hidrogenadas (ou “parcialmente” hidrogenadas)

– Azeite de canola e qualquer outro azeite de origem vegetal, incluindo soja e milho

– Margarina (muito mais nociva do que a manteiga!)

Que tipo de gordura você pode comer?

– (Surpresa)…. manteiga! Claro que em moderação, mas manteiga não faz o estrago no corpo que um dia pensaram que ela fazia. Agora, pelo contrário, todos os produtos que foram criados para “substituir” a manteiga como margarina, esses sim, são extremamente nocivos, não só para a sua cintura, mas também para a sua saúde. Inclui-se também manteigas de frutos oleaginosos como nozes, castanhas e amêndoas. Só tome cuidado com as manteigas (pastas) de amendoim, pois devido à popularidade com o público infantil, esses produtos geralmente contém açúcar extra adicionado. Se você puder, você mesmo pode preparar essas manteigas em casa, direto moendo castanhas, nozes, etc. Procure receitas na net se tiver interesse.

– Azeites (óleos) de: coco, amendoim, semente de uva, nozes, linhaça e oliva.

– Frutas que contêm gordura como abacate, coco

– Ovos – não evite a gema, comer o ovo inteiro é melhor do ponto de vista nutricional

– Frutos oleaginosos como nozes, castanhas, amêndoas (mantenha a moderação, porém, pois o conteúdo calórico desses frutos é bem alto).

No mais, fora carboidratos e gorduras que foi o foco desse artigo, você pode tranquilamente comer qualquer tipo de carne, seja peixe, carne vermelha, frango, peru, etc. Não há nenhum outro tipo de alimento que o corpo humano processe melhor do que carne. Desculpe-me vegetarianos de plantão, mas o homem é um bicho carnívoro por natureza! Além disso, a carne é rica em proteínas, não possui carboidratos (portanto, não tem açúcar) e possui uma quantidade moderada a baixa de gordura, principalmente as carnes brancas.

Alexandra Bellino
Alexandra Bellino

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.


Compartilhe!

Arquivado em: Alimentação Marcados com as tags: dieta, Dietas, emagrecer, emagrecimento, O que comer

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Nilzeli diz

    8 de agosto de 2012 às 20:40

    Faço academia de manhã, mas precisamente as 05:30h, meia hora de esteira e meia hora de musculação, 5x na semana. Levanto as 05:00, o que poderia comer? Normalmente nem consigo terminar os 30 min. de muscalação, pois sinto um mal estar. Acredito que este mal estar esteja relacionado a alimentação.
    Um abraço…

    Responder
    • carina diz

      20 de março de 2013 às 11:36

      o problema é o tempo. o alimento demora de uma hora e meia, até duas, pra entrar nas células. isso significa que você deveria acordar mais cedo pra comer, ou tomar uma whey protein uma hora antes, ou algum tipo de proteína, como iogurte sempre me faz bem. espero ter ajudado, beijos!

      Responder
  2. lele diz

    19 de agosto de 2012 às 19:10

    amei o conteudo é sempre bom andar informada
    beijos

    Responder
  3. Lúcia Maria diz

    8 de maio de 2013 às 11:21

    Derrubando mitos…Alexandra mais uma vez nos surpeende comas coisainhas erradas que comemos pensando estar fazendo o certo!

    Responder
  4. Ana Luelmo diz

    26 de novembro de 2014 às 19:13

    Gostei do artigo!
    Mas queria fazer uma questão. Eu consumo pouca carne (ainda consumo alguma, ‘tou fazendo desmame, mas o meu objectivo é deixar por completo um dia) e tenho estudado sobre a questão – onde encontrar proteinas substitutas! – E já li que há muitos alimentos vegetais que têm proteínas, assim como o espinafre, o brocolo, o grão, o feijão, etc… Ou seja, é perfeitamente possível ser-se vegetariano e saudável, certo? É perfeitamente possível encontrar proteinas em muitos outros alimentos, certo?

    Responder
  5. Elza de Jesus santos diz

    19 de fevereiro de 2015 às 23:57

    ola meu cardiologista mando que tirasse todos carboidratos da minha alimentação,só que malho como fazer isso
    abraço .

    Responder
    • Vanessa diz

      1 de março de 2016 às 22:41

      Oi. Da uma olhada na dieta cetogênica. Essa dieta é rica em proteínas e durante um período de sete dias sem carboidratos. Uma vez q VC fica sem consumir carboidratos (que é oq te da energia para malhar ou fazer suas atividades normais do dia a dia) seu corpo começa a utilizar a gordura que VC tem como fonte de energia. Leia sobre a matéria q VC vai entender melhor. E depois dos sete dias VC vai acrescentando os bons carboidratos q sao arroz e macarrão integral batata doce mandioca entre outrosm . m

      Responder
  6. Gabriel Dallapicola T Kiranda diz

    29 de abril de 2015 às 08:39

    Estou lendo diversos artigos seu e estou aprendendo muita coisa e implementando varias outras na minha dieta. Mas alguns pontos você se contradiz sobre alguns alimentos e fico com muita duvida se devo consumir ou não.
    No caso da linhaça por exemplo; hora você diz ser bom consumir, hora diz não ser bom.

    Responder
    • Editor diz

      29 de abril de 2015 às 15:02

      Olá Gabriel,

      Alguns artigos aqui no site são de outros autores. Você pode apontar, contudo, algum artigo contraditório? Não digo isso pra te “desafiar” ou qualquer coisa assim, só realmente não estou me lembrando de conceitos contraditórios que eu tenha publicado. O que pode estar ocorrendo é apenas uma interpretação radical da sua parte. Em muitos artigos eu indico alimentos “bons” para consumir, queimar gordura, etc. com o foco apenas de recomendar alimentos específicos, como é o caso da linhaça. Em outros artigos, o foco é alertar o leitor para os cuidados que se deve ter na alimentação MESMO com os alimentos tidos como muito bons, como é o caso dos muitos alimentos altamente calóricos como açaí, abacate e frutos oleaginosos, por exemplo. No caso da linhaça, ela é muito boa, mas em quantidades extremamente pequenas. Todo mundo que come linhaça sabe disso porque linhaça em excesso causa diarréia! Então talvez você possa estar se confundindo com esses diferentes pontos de vista.

      Abraços,

      Alexandra Bellino

      Responder
  7. adão claudemiro rossetto diz

    19 de setembro de 2016 às 12:24

    gostei muito da maneira que vc passou a informação,foi bem objetiva.
    muito obrigado

    Responder
  8. GINA COREIA diz

    15 de outubro de 2016 às 16:39

    SOBRE O ADOÇANTE EU TOMO DESTE QUE COMECEI A FAZER MINHA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E NÃO TENHO VONTADE NENHUMA DE COMER DOCE NEM AUMENTA AS PORÇÕES DA MINHA ALIMENTAÇÃO, E NORMAL?
    E SOBRE OS SUCOS,NO CASO E PARA EVITAR? NÃO BEBO REFRIGERANTE NÃO POSSO TROCAR PELO SUCO?

    Responder
  9. Ryanne diz

    10 de janeiro de 2017 às 19:06

    Ameeei!!
    Aprendi bastante.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Receba em seu e-mail:

Assine para receber gratuitamente dicas exclusivas e notificações de novos artigos:





Siga no Facebook

Guia da Vida

Últimos artigos

Garra Paixão e Persistência

Como desenvolver a persistência?

Superar a baixa autoestima

Seja mais confiante: 10 maneiras de superar a baixa autoestima

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa?

Superar a indecisão

7 passos para superar a indecisão

A arte da desistência

A Arte da desistência: Como saber a hora certa de abrir mão de uma meta?

A Felicidade muda com a idade

Como a felicidade muda com a idade

Como escrever um plano de negócios

Como escrever um plano de negócios, passo a passo

Como Investir em Ações

Como investir em ações

Como Vender Ações

Como vender ações: um guia de 3 etapas para iniciantes

Perder medo de fazer networking

Como perder o medo de fazer networking profissional

Copyright © 2022 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados