• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 28 de janeiro de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Saúde / Alimentação / Todas as calorias são iguais?

Todas as calorias são iguais?

26 de maio de 2015 by Alexandra Bellino 9 Comentários

Calorias
Compartilhe!

Um dos meus maiores desafios como personal trainer é desfazer na mente dos meus clientes e leitores todos os mitos e mentiras que eles acreditaram a vida inteira sobre os alimentos e sobre como ganhamos e perdemos peso.

Muitas dessas ideias eram “verdades” no passado, ou seja, conceitos que só recentemente a ciência conseguiu realmente compreender. Infelizmente a mídia acaba tendo um papel importante na disseminação desses mitos e mentiras. Jornalistas e bloggers desinformados pegam meias informações aqui e ali, não entendem direito do que estão falando e saem “dando notícia” informando o público incorretamente ou alastrando informação desatualizada. Esse será o primeiro de uma série de artigos que visa esclarecer diversos mitos sobre os alimentos e o processo de emagrecimento. Nosso mito de hoje é o de que “todas as calorias são iguais”.

Esse é o mito dos adeptos da “matemática do emagrecimento”, aqueles desinformados que dizem que para emagrecer você precisa simplesmente consumir menos calorias do que gasta e fazer exercícios. Parece lógico, não? E é esse raciocínio lógico que engana, pois o ser humano tem necessidade de “entender” as coisas de uma forma simples. Entretanto, o corpo humano não é nada simples e engordar e emagrecer está muito longe de poder ser resumido em uma equação matemática.

É claro que se você ingerir calorias demais e tiver tendência para engordar, bem ou mal, voê vai ganhar peso. Mas perder esse peso já é outra história.

Muita gente que não quer abrir mão de guloseimas da modernidade tenta se enganar acreditando em “filosofias de emagrecimento” que defendem a ideia de que você pode comer de tudo, é só controlar as porções. Essa é uma ideia que volta lá para o conceito bobo de que nosso corpo é uma máquina e que nós engordamos ou emagrecemos em uma proporção matemática entre o que comemos e o que gastamos.

Não é assim que funciona… Todo mundo conhece aquela pessoa que come de tudo e nunca engorda, aquela que perde peso rapidinho e aquela que não come nada e não perde 1g sequer. Se fossemos máquinas que obedessem à matemática exata do calorias para dentro e calorias para fora, nós não veríamos esses casos.

Tanto o fator genético (tendências) quanto os tipos de calorias importam muito. Que tal você fazer uma dieta restritiva de 1000 calorias por dia? Será que você emagreceria rápido? Qualquer adepto da matemática do emagrecimento diria que sim. Humm, vamos então adicionar que essas 1000 calorias devem provir de fast-food como MacDonalds e Burger King. Nesse ponto alguns ficam em dúvida. Será então que se as calorias forem provenientes de alimentos não saudáveis, mesmo sendo pouco a pessoa não conseguiria emagrecer? Os adeptos do “emagrecimento matemático” dizem que sim, que ela conseguiria, mesmo comendo fast-food todo dia!

Mas isso é um engano! Não só a pessoa não conseguiria emagrecer, como ela poderia até mesmo engordar, mesmo ingerindo apenas 1000 calorias por dia!

O problema mais sério com tal dieta é que os ingredientes no fast-food matam as bactérias do intestino, aquelas que encontramos em iogurtes e Yakult e que nos ajudam a digerir os alimentos. A diminuição da diversidade e volume da flora intestinal tem sido associado a todo o tipo de enfermidade moderna, de diabetes à candidíase recorrente e como não poderia deixar de ser, obesidade. Semana que vem vou publicar um artigo sobre um experimento que foi feito com um pesquisador que passou 10 dias comendo só no MacDonalds. Os resultados das mudanças em sua flora intestinal são absurdamente aterrorizadoras!

É importantíssimo aprender a valorizar a qualidade das calorias ingeridas, não apenas se fixar em quantidade. Isso vale não só para emagrecer, mas também se queremos permanecer saudáveis.

Alexandra Bellino

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.


Compartilhe!

Arquivado em: Alimentação Marcados com as tags: Calorias, Fast-food, Nutrição

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. ana paula diz

    27 de maio de 2015 às 10:11

    OLA ALEXANDRA.
    COMECEI ACADEMIA E ESTOU MALHANDO 20 MIN ESTEIRA E A MUSCULAÇAO APENAS COM 10 KG PERNA E BRAÇOS.
    QERO TRANSFORMAR EM MUSCULO O QUE EU TENHO.
    TENHO 1,68 E PESO 65 KG.
    ESTOU FASEENDO O TREINO CERTO, SENDO QUE COMECEI FAS DUAS SEMANAS.
    AGUARDO

    Responder
    • Alexandra Bellino diz

      27 de maio de 2015 às 10:32

      Olá Ana Paula,

      Baixo peso não resulta em nenhum benefício, é pura perda de tempo. Se for fazer musculação tem que fazer alto peso e poucas repetições em 2 ou 3 séries cada exercício. 20 minutos de esteira também é muito pouco. O ideal é fazer pelo menos 40 minutos que podem ser feitos antes da musculação ou 20 antes e 20 depois.

      Abraços,

      Alexandra

      Responder
  2. SANDRA SILVA diz

    27 de maio de 2015 às 16:24

    FAÇO ACADEMIA HA CERCA DE 15 ANOS . TENHO DIFICULDADE PARA EMAGRECER ,MAS VENHO MANTENDO MEU PESO HÁ ANOS .VARIAÇÕES BOBAS . FAZIA AEROBICA 3 VEZES POR SEMAN COM LOCALIZADA .MUDEI DE ACADEMIA ,PASSEI A MALHAR TODOS OS DIA ,1 HORA POR DIA E HÁ TRÊS MESES QUE SÓ ENGORDO. OS HABITOS ALIMENTARES E DE COMPORTAMENTO SÃO OS MESMOS .TENHO 1,63 M E ESTOU COM 77 QUILOS.SEI Q ESTOU ACIMA DO PESO .O QUE PODE ESTAR OCIORRENDO

    Responder
    • Alexandra Bellino diz

      28 de maio de 2015 às 11:25

      Olá Sandra,

      Ao postar comentários, por favor, não escreva tudo em letra maiúscula. Além de ficar difícil de ler, isso significa em “linguagem de internet” que você está gritando!

      Me parece que você está se focando demais nos exercícios. Você sabe que dieta é MUITO mais importante do que exercícios para emagrecer? Há uma tendência natural de “perdermos” a nossa capacidade de perder peso rápido ou de manter o peso com a idade, então não se baseie em sua experiência passada. Se há 10 anos você tinha um peso X e comia a quantidade Y, hoje, com a mesma “fórmula” você engorda. É normal, é a natureza!

      Agora, não tenho informações suficientes sobre o seu caso para lhe responder o que pode estar ocorrendo. Há uma infinidade de fatores que podem contribuir para o ganho repentino de peso que vão além do mero fator de idade, como problemas hormonais, tireóide, stress, redução das populações de bactérias intestinais, enfim, são muitas as possibilidades, só você mesmo com base em suas próprias observações pode concluir o que pode estar acontecendo. Mas uma coisa é importante: tire o foco dos exercícios! Se a alimentação não estiver balanceada, não adianta nada passar 1 hora na academia.

      Abraços,

      Alexandra

      Responder
  3. Estefanon diz

    28 de maio de 2015 às 22:03

    Muito boa sua informação.
    Obrigado e Parabéns!

    Responder
  4. Vânia Melo diz

    26 de julho de 2015 às 11:44

    Olá, tenho 1.56 de altura e 78kg…comecei a malhar há 1 semana e minha alimentação não é restritiva mas as porções diminuíram significativamente.Será que é suficiente para começar a emagrecer?

    Responder
  5. Erica diz

    15 de fevereiro de 2016 às 16:49

    Olá Alexandra!

    Conheci o site hoje, estou lendo todos os artigos e adorando!

    Estou em processo de emagrecimento, acompanhada por um endocrino. Já perdi 9 kilos, e agora faltam apenas mais 5 kilos para atingir minha meta. No momento não estou fazendo nenhuma atividade física, mas gostaria de fazer algo para ficar mais “firme”. Pensei em Corrida e Pilates, mas gostaria de saber sua opinião se o Pilates pode ser tão útil quanto a musculação para esse fim. Não gosto de músculos visíveis e nem efeito “sarada”, só queria ficar mais firme.

    Responder
    • Alexandra Bellino diz

      15 de fevereiro de 2016 às 17:01

      Olá Erica,

      Pilates é muitíssimo bom, mas não tenha medo da musculação! Nenhuma mulher fica com “músculos visíveis” fazendo musculação, a não ser que essa seja sua intenção, no caso, ela teria que tomar anabolizantes, fazer exercícios específicos com MUITO peso e ainda ter uma dieta muito regrada e específica. Mulheres normais (que não sabem “como” ficar musculosa) fazendo musculação, mesmo com peso considerável, não ficam musculosas, nem se tentarem! Os efeitos positivos da musculação no metabolismo que afetam a perda não são obtidos nem com o pilates, nem com corrida, por isso vale a pena dar uma chance à musculação (mas os pesos não podem ser leves, senão não se obtém o “tal” efeito emagrecedor).

      Abraços,

      Alexandra

      Responder
  6. pedro diz

    18 de abril de 2016 às 19:09

    oi Alexandra, estou com1.65 m 61.45 isso seria obeso? faço spining segunda e quarta e musculação terça e quinta,esta bom?

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados