• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Home
  • Login
  • Entre em contato
  • 14 de agosto de 2022

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Dinheiro
  • Educação
  • Negócios
  • Saúde
  • Vida
Você está em: Home / Saúde / Doenças / Candidíase / A Candidíase na gravidez é normal?

A Candidíase na gravidez é normal?

Dra. Melissa Stoppler 35 Comentários

Gravidez candidiase
Compartilhe!

Sim, a candidíase é extremamente comum durante a gravidez, atingindo cerca de 80% das mulheres em algum estágio da gestação e tendo grandes chances de se repetir em diversas crises até o parto. Por que isso acontece?

A gravidez envolve uma mudança hormonal no corpo da mulher que eleva os níveis de estrogênio e desregula a flora de micro-organismos presente na vagina. Esses dois fatores contribuem para um crescimento exagerado da Candida albicans, normalmente presente em quantidades normais no corpo de todo mundo. A monilíase é apenas um crescimento excessivo da cândida (albicans, tropicalis e outros tipos também são comuns e não há diferença nos motivos da doença ou formas de tratamento).

A candidíase não oferece nenhum risco ao bebê e não afeterá negativamente a criança mesmo se a mãe estiver passando por uma crise durante o parto. Toda criança entra em contato com a cândida de uma forma ou de outra nos primeiros meses de vida.

É importante não confundir a candidíase com outras doenças que afetam a região vaginal e acreditar que tudo o que afeta os genitais é “perigoso”, sujo ou de origem sexual. A cândida é um fungo que vive no corpo de todo mundo, sem exceção e passará a habitar o corpo do bebê também tão logo ele nasça e começe a entrar em contato com objetos e pele da mãe e demais pessoas em sua vida.

A presença desse fungo no corpo humano é absolutamente normal. O corpo humano é hospedeiro de milhares (talvez milhões) de espécies de micro-organismos, alguns com funções tão importantes que não poderíamos viver sem eles como as bactérias que auxiliam o processo digestivo, por exemplo. A candidíase é apenas um crescimento exagerado da população desse fungo e os sintomas incômodos são reações na pele que fica irritada pelo excesso de cândida. Sim, é algo extremente incômodo e a intensidade dos sintomas podem nos levar a acreditar que se trata de algo “sério”, mas comparando-se com outras doenças que atingem a região vaginal, a candidíase é de longe, a melhor das piores!

É possível controlar o crescimento excessivo do fungo mesmo sob condições desfavoráveis como a gravidez (desfavorável no sentido de que a gravidez propicia as condições ideais para a reprodução exagerada da cândida). O livro Candidíase tem Cura apresenta inúmeras formas seguras de acabar com doença, dadas as circunstâncias ideais, ou quando isso não é possível como é o caso da gravidez (não é possível controlar o aumento do estrogênio nem a forma como a flora vaginal é desregulada), é possível manter o crescimento da população de cândida na rédea curta, evitando que novas crises se desevolvam até o final da gravidez. As técnicas apresentadas no livro Candidíase Tem Cura são completamente seguras para mãe e bebê e não envolvem a utilização de qualquer tipo de medicamento ou providência não aprovada cientificamente.

Para mais informações sobre a candidíase, veja o livro Candidíase Tem Cura, que já ajudou mais de 100 mil pessoas a tratar e curar a doença, mesmo em casos resistentes. Clique aqui para mais informações.
Dra. Melissa Stoppler
Dra. Melissa Stoppler

Compartilhe!

Arquivado em: Candidíase Marcados com as tags: cândida albicans, Cândida na Gravidez, candidíase gravidez, Coceira vaginal, Monília, Monilíase

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. aline diz

    8 de agosto de 2014 às 19:33

    oiiii eu queria saber estou com umas bolinhas na vaginal por dentro e coça e ela esta mto seca e meu marido esta com pouco de bolinha em volta da cabeça do pennis o que deve ser vc pode me ajudar…….

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      8 de agosto de 2014 às 19:43

      Olá Aline,

      O ideal seria vocês consultarem um médico. “Bolinhas” pode ser um monte de coisas diferentes, não dá pra tentar adivinhar o que vocês tem só com essa descrição, você precisaria nos dar uma descrição de sintomas mais completa, mas mesmo assim, nada substitui o diagnóstico médico, que deve ser feito pessoalmente, não pela internet!

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  2. daiana diz

    16 de agosto de 2014 às 22:48

    ola eu queria saber se msm usando pomada n tem cm curar a cadidiase na gravidez?

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      17 de agosto de 2014 às 11:24

      Olá Daiana,

      A candidíase sempre tem cura, o problema é que quando o corpo tem alguma condição que cria o ambiente ideal para a cândida, ela volta. O fato dela voltar não significa que a crise anterior não foi curada, contudo, como na gravidez não tem como reverter o que causa a candidíase até o final da gestação, é impossível evitar as crises de candidíase.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  3. debora diz

    12 de setembro de 2014 às 08:00

    oi…estou tomando antibiotico a 9 dias p tratar infeccao uriansris e a uns 3dias dias estou com coceira vaginal e corrimento branco, ela ta bem inchada.

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      12 de setembro de 2014 às 09:33

      Olá Débora,

      É bem normal ter candidíase seguindo um tratamento com antibióticos, inclusive, a maioria dos médicos já prescreve antifúngicos junto com antibióticos prevendo o que pode ocorrer. É uma pena que seu médico já não tenha se antecipado e prescrito os medicamentos para candidíase, mas você pode ir até uma farmácia e pedir remédio oral e creme para candidíase sem problemas.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  4. antonio diz

    5 de janeiro de 2015 às 16:25

    um homem com gripe pode fazer sexo com a mulher quando estão a tentar engravidar? O facto de o homem ter gripe afecta a mulher ou o possível bébé? Obrigado.

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      11 de janeiro de 2015 às 11:14

      Olá Antônio,

      Aqui nós tratamos de candidíase, sua pergunta seria melhor respodida por um obstetra. Há sites na internet que oferecem contato para fazer perguntas para especialistas.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  5. Aline diz

    6 de fevereiro de 2015 às 01:26

    Ja nao aguento mais a candidiase. Estou gravida de 35 semanas e desde o inicio da gestaçao tenho. A candidiase, alias antes de engravidar ja tinha, mas tratando, demorava pra voltar. Mas na gestaçao nao ta resolvendo. Gostaria de uma soluçao pelo menos para coceira ,ardencia e irritaçao nos grandes e pequenos labios e flora vaginal. O que eu faço?

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      6 de fevereiro de 2015 às 09:41

      Olá Aline,

      A candidíase é muito comum na gestação, praticamente toda mulher grávida passa por isso, devido aos hormônios que favorecem a proliferação de fungos. Você pode tentar uma alimentação antifúngica com bastante alho (se ingerido na mesma refeição que brocolis tem seu efeito potencializado), cravo, cebola e coco (o azeite de coco pode ser usado para cozinhar também). Fora isso, o azeite de oliva, se passado na vagina, ajuda a amenizar os sintomas. Quanto a pomadas e medicamentos orais, é bom que isso seja receitado diretamente pelo seu obstetra.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  6. lili diz

    1 de março de 2015 às 18:39

    Olá,gostaria de saber se o bebê pode se contaminar na hora do parto e e se tem algum risco. Estou com 36 semanas e a minha candida não vai embora. Estou com medo da minha bebê pegar alguma coisa na pele. Obrigada!!!

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      1 de março de 2015 às 22:40

      Olá Lili,

      Não se preocupe, praticamente toda mulher grávida tem candidíase devido aos hormônios e alteração no pH vaginal que favorece a proliferação de fungos. Não há problema algum do bebê entrar em contato com a cândida. Se não for no parto, ele terá contato com este fungo de qualquer forma após o nascimento (como ocorre com toda criança), já que a cândida é um micro-organismo que parasita o corpo humano normalmente.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  7. Mimi diz

    16 de março de 2015 às 23:17

    Olá estou grávida e apareceu umas pintas vermelhas na minha língua será que é candidise, não tem saburra lingual, a cor está normal a única coisa diferentes são as pintas. Vcs poderiam me dizer se é candidise?

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      17 de março de 2015 às 10:26

      Olá Mimi,

      Com a descrição de apenas um único sintoma não é possível afirmar se é candidíase ou não. Contudo, você pode supor que é devido a sua condição de gestante que aumenta em 70% as chances de desenvolver candidíase. O ideal, entretanto, é conversar com o médico que está acompanhando a sua gravidez.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  8. Fátima diz

    17 de maio de 2015 às 23:11

    Olá, você me sugeriu q usasse qualquer creme vaginal por 7 dias para tratar da candidíase, hoje foi a sétima aplicação que fiz de nistatina, só que na bula pede que se faça 10 aplicações, devo parar ou devo fazer as 10 como é indicado na bula?

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      18 de maio de 2015 às 10:40

      Olá Fátima,

      Sim, deve usar 10 dias. “7 dias” é apenas uma média, a maioria dos cremes é usado por esse período, por isso nossa recomendação. Mas se você comprou um creme de 10 dias, tem que seguir as recomendações da bula. Cada produto possui uma formulação diferente e deve ser usado pelo tempo recomendado para que o efeito desejado seja alcançado.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  9. Carmem diz

    28 de maio de 2015 às 13:38

    Estou tentando engravidar, com acompanhamento médico, se tiver gravida, estou de 3 semanas e 4 dias, estou com cândida, será que e por causa de hormônios da gravidez? A menstruação não esta atrasada.

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      28 de maio de 2015 às 14:23

      Olá Carmen,

      A candidíase na gravidez é bem normal devido aos hormônios mesmo. Converse com seu médico sobre a melhor forma de tratar os episódios durante este período.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  10. simone diz

    16 de junho de 2015 às 11:19

    Oi estou com candidíase tem 1 semana, este pode ser um sintoma de gravidez?
    estou sem menstruar desde 05/05/2015, porem fiz exame de farmácia no dia 15/06/2015 e deu negativo.
    Será que estou gravida?

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      16 de junho de 2015 às 11:49

      Olá Simone,

      Seria irresponsável da nossa parte dar qualquer palpite sobre sua situação. Candidíase toda mulher pode ter independente de gravidez, mas também pode ter sido ocasionada pelos hormônios de uma gravidez. Exames de farmácia podem dar falso-negativo no início da gravidez, por isso se há suspeita, é importante ver um médico.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  11. Alicia Augusto diz

    28 de junho de 2015 às 04:21

    Olá, tenho candidiase e é estou grávida, quais os riscos que posso correr por isso ? E o bebê , quais as consequências que pode ter por isso?

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      29 de junho de 2015 às 10:06

      Olá Alicia,

      A candidíase é **extremamente** comum na gravidez devido aos hormônios. Praticamente toda mulher grávida tem candidíase pelo menos uma vez durante a gestação, como explicamos no artigo. Sendo assim, você há de concluir que não há qualquer risco para o bebê, não é mesmo? É uma doença comum causada por um fungo que está por tudo e em nosso corpo, é como uma gripezinha. Não há consequência alguma nem para você nem para o bebê. Converse com o médico que está acompanhando sua gestação para verificar quais os melhores medicamentos para a fase da sua gestação.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  12. Cristina diz

    16 de julho de 2015 às 07:46

    olá estou grávida de 38 semanas e 5 dias e estou com uma candidiase horrivel ,e não passa ja fiz vários tratamentos com pomadas e não adiantou nada nem teve melhoras,gostaria de saber se ela acaba naturalmente depois do parto???

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      16 de julho de 2015 às 11:43

      Olá Cristina,

      Pode ainda durar bastante tempo durante a amamentação. Só quando seu corpo parar de lactar é que os hormônios se estabilizarão e você deixará de estar susceptível à candidíase.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  13. Marisa costa diz

    19 de outubro de 2015 às 21:32

    Gostaria de saber se mantendo relação sexual com meu marido ele também pega…..eu tenho apenas crises leve de coceira , mas ele tem crises mais fortes e pequenas fissuras na área do pênis e em voltados testículos????o médico receitou nistatina pra mim e uma pílula dose única pra ele….mas não fez muito efeito ….

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      21 de outubro de 2015 às 11:53

      Olá Marisa,

      Se sue marido tem crises mais fortes, provavelmente ele tem candidíase e você está pegando dele, não o contrário. Se isso ocorre já há muito tempo, não adianta tomar remédios (isso é justamente o que discutimos aqui neste site), é necessário identificar qual o fator que está gerando tendência para ter infecções fúngicas. Sem essa informação, não há nada que possa ser feito, pois a solução não depende de remédios ou mesmo de qualquer “tratamento”.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  14. Adriana diz

    22 de novembro de 2015 às 02:43

    Ola !! estou gravida de 36 semanas porem um pouco antes de engravidar fui diagnosticada com candidiase fiz o tratamento que a medica me passou porem o problema insistiu , continuei com os mesmos sintomas . e passado algum tempo engravidei ea G.O que faz meu acompanhamento do pre natal me passou metronidazona por 7 dias fiz o tratamento tudo certinho porem não passou os sintomas de coceira , inchaço , corrimento branco qualhado , cortes na vagina , ardencia ao urinar , e ainda meu esposo também teve algumas vezes os mesmos sintomas , minha G.O disse que durante a gravidez é muito dificil tratar a candidiase , porem esta piorando ja não é mais branco qualhado e sim amarelo esverdeado e aquoso e em excesso , passei com outro G.O que me passou exames de urina fiz e deu infecção de urina . e em questão da candidiase pelo toque e os sintomas ele me disse que antes tinha apenas fungos e agora ja não são mais fungos e sim bacterias dizendo ele que se agravou e me passou novamente metronidazol 500 mg/5 g por 10 noites e fui detectada com anemia fraca , gostaria de saber a diferença entre fungos e bacterias e se caso essa infecção de urina ea anemia pode ter piorado o quadro da minha candidiase ao ponto de virar uma tricomoníase , e qual o tratamento se realmente for tricomoníase ? pode afetar minha gravidez e eu de que forma ?? desde ja agradeço !!

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      22 de novembro de 2015 às 10:32

      Olá Adriana,

      Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, há alguma razão específica para que você acredite que pegou essa doença? Candidíase é causada por fungos, tricomoníase por bactérias, dois “bichos” completamente diferentes. Candidíase nunca vira tricomoníase. Sua infecção urinária, que pode ser causada por simples atividade sexual, também não teria qualquer relação nem com a candidíase nem com uma improvável tricomoníase.

      Infecções fúngicas (candidíase) são extremamente comuns durante a gravidez devido aos hormônios e por esse motivo é difícil tratar, pois trata e volta. A causa do problema (os hormônios) continua presente e continua causando a doença após cada tratamento. Infecções bacterianas podem ocorrer quando a população de probióticos na região vaginal cai (mas não tricomoníase). Os probióticos também são bactérias, mas são benéficos. Nesse caso, é útil fortalecer sua alimentação com todo o tipo de fonte de culturas vivas como Yakult, iogurtes, Kéfir e suplementos de probióticos.

      Você também pode fortalecer sua alimentação com alimentos antifúngicos a fim de combater a cândida como alho, cebola, cravo, coco (azeite e manteiga), azeite de oliva e muita fibra, além de evitar excesso de açúcar (incluindo massas).

      Tome também um multivitamínico para controlar essa anemia, que também pode causar candidíase.

      Você provavelmente terá que usar os medicamentos até o final da gravidez com pequenos intervalos. Como sua médica disse, é muito difícil controlar a candidíase na gravidez. Praticamente toda mulher grávida passa por isso, pois os hormônios causam a candidíase incessantemente. Durante o período de lactação você também poderá ter episódios da doença. A tendência é parar somente quando seus hormônios se estabilizarem. A recomendação é que você não comece a tomar pílula anticoncepcional após o parto e lactação, pois a pílula também causa candidíase.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  15. Adriana diz

    23 de novembro de 2015 às 15:16

    tenho relaçoes sexual somente com meu esposo e ele somente comigo , não temos outros parceiros sexual . Oque me leva a pensar que possa ser tricomoníase é os sintomas a pomada metronidazol 500 mg/5 g por 10 noites eo fato do G.O dizer que não é mais fungos e sim bacterias porém ele não disse que é tricomoníase , a mudança da cor eo aspecto do corrimento esta igual oq li sobre a tricomoníase porem o médico não fez papanicolau e nem nenhum exame patológico para dizer que é bacteria apenas fez o toque e observou a cor eo aspecto do corrimento .. a candidiase pode ter outra cor além do branco qualhado ?? e existem outras doenças com sintomas de coceira , inchaço , cortes na vagina , ardencia ao urinar , e ardencia na penetração na hora do sexo ?? obrigada .

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      23 de novembro de 2015 às 15:38

      Olá Adriana,

      A maioria das infecçõezinhas bacterianas que as mulheres tem o tempo todo – e que causam esse tipo de corrimento, não tem nome específico, são apenas “infecções causadas por bactérias”. Tricomoníase é algo completamente diferente e uma doença muito séria, causada por protozoário, não bactéria. Não há outra doença que cause esse conjunto de sintomas além de candidíase. Não vá pelas características do corrimento em si. A candidíase também pode causar corrimento verde, amarelo, marrom, com diferentes aspectos.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  16. Adriana diz

    23 de novembro de 2015 às 18:25

    entendii !! muito obrigada por me responder e tirar minhas duvidas !!

    Responder
  17. Idiane diz

    1 de junho de 2016 às 22:27

    Olá estou com 5 meses de gravides entrando pros 6 meses estou com muita ardencia na vagina e com uns pedacinhos brancos saindo da minha vagina parece qualhada não aguento mas de tanta dor ardencia ,minha vagina esta muito inchada não da nem pra tocar me ajude..

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      3 de junho de 2016 às 21:53

      Olá Idiane,

      Como o artigo indica, a candidíase é muito comum na gravidez. É só usar os medicamentos farmacêuticos clássicos para tratamento desta doença, de preferência com conhecimento do seu obstetra. Não há mistério, você realmente não precisa da nossa ajuda nesse caso. Há grávidas que passam praticamente a gravidez inteira com candidíase, é algo que você terá que lidar. Isso ocorre devido aos hormônios da gravidez. É indicado evitar o consumo excessivo de açúcar e massas até o final da gestação, mas ainda assim isso poderá não evitar completamente outra reincidência.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder
  18. jaqueline diz

    18 de agosto de 2016 às 13:42

    Oi estou grávida e to com 35semanas e quatro dias e estou com esse candida é um corrimento amarelo e minha medica receito uma pomada nistatina so que to com medo de usar prq ela mando eu coloca la dentro a pomada e to com medo de usar por causa do nenê não é perigoso pra ele essa pomada?

    Responder
    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      22 de agosto de 2016 às 14:09

      Olá Jaqueline,

      A candidíase é uma doença extremamente comum na gravidez. Não há qualquer problema em usar o creme dentro da vagina. Não vai fazer qualquer mal para o bebê.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Receba em seu e-mail:

Assine para receber gratuitamente dicas exclusivas e notificações de novos artigos:





Siga no Facebook

Guia da Vida

Últimos artigos

Garra Paixão e Persistência

Como desenvolver a persistência?

Superar a baixa autoestima

Seja mais confiante: 10 maneiras de superar a baixa autoestima

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa?

Superar a indecisão

7 passos para superar a indecisão

A arte da desistência

A Arte da desistência: Como saber a hora certa de abrir mão de uma meta?

A Felicidade muda com a idade

Como a felicidade muda com a idade

Como escrever um plano de negócios

Como escrever um plano de negócios, passo a passo

Como Investir em Ações

Como investir em ações

Como Vender Ações

Como vender ações: um guia de 3 etapas para iniciantes

Perder medo de fazer networking

Como perder o medo de fazer networking profissional

Copyright © 2022 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados