• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Home
  • Login
  • Entre em contato
  • 17 de agosto de 2022

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Dinheiro
  • Educação
  • Negócios
  • Saúde
  • Vida
Você está em: Home / Saúde / Doenças / Candidíase / Existe exame para diagnosticar a candidíase intestinal?

Existe exame para diagnosticar a candidíase intestinal?

Dra. Melissa Stoppler

Compartilhe!

Essa é uma pergunta que recebemos bastante e é natural depois de muitas pessoas descobrirem que a causa de seus problemas de saúde, incluindo a candidíase genital, pode ser a candidíase intestinal. É normal então que o próximo passo seja perguntar: como diagnosticar a candidíase intestinal? Existem exames?

Mas infelizmente a resposta é não! Não existem exames e não é possível diagnosticar a candidíase intestinal no consultório médico. Por quê? A cândida é um fungo que vive normalmente em nossa pele e trato gastro-intestinal. Qualquer exame identificará a presença do fungo. Isso não quer dizer que a pessoa tenha candidíase, pois a presença da cândida é revelada em exames para todo mundo.

As colônias de cândida que parasitam os intestinos não saem com as fezes e por isso não há qualquer diferença em exames de fezes feitos em uma pessoa com saúde normal e outra com candidíase intestinal.

Como diagnosticar a candidíase intestinal, então?

Infelizmente você não poderá contar com a ajuda de médicos para diagnosticar uma possível candidíase intestinal. Isso porque médicos contam fortemente com a ajuda de exames para diagnosticar seus pacientes e não é possível diagnosticar a candidíase intestinal dessa forma. A única forma possível de presumir (ainda sem qualquer certeza) de que você tem candidíase intestinal é através de longa observação dos seus sintomas e reações do seu próprio corpo. Você é a única pessoa que pode fazer isso, obviamente, a não ser que você seja casado com um médico ou possa carregar um com você 24 horas por dia! Isso porque só mesmo você poderá observar seu próprio corpo ao longo do tempo. Não adianta ir numa consulta médica e esperar que o médico faça mágica em alguns poucos minutos de conversa. Médicos não são adivinhas!

Candidiase Intestinal

Veja aqui uma lista de sintomas da candidíase intestinal.

Se você tem alguns desses sintomas, isso não signfica que você tenha necessariamente candidíase intestinal! Consultar um médico na fase inicial do seu processo de investigação é útil. O médico não será capaz de dizer se você tem ou não candidíase intestinal, mas outros exames para outras doenças poderão dizer se você tem algum outro problema como doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, diverticulose, ou doenças não relacionadas aos intestinos, mas que causam problemas similares, geralmente doenças imuno-depressoras.

É importante estar ciente, porém, de que muitas outras doenças, principalmente relacionadas a processos digestivos e intestinais como a síndrome do intestino irritável, estão também ligadas à candidíase e uma pode causar a outra.

O livro Candidíase tem Cura oferece uma boa ajuda para organizar seu processo de investigação e diagnóstico da candidíase intestinal.

Dra. Melissa Stoppler
Dra. Melissa Stoppler

Compartilhe!

Arquivado em: Candidíase

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Ju diz

    17 de abril de 2015 às 15:52

    Estou com candidiase a algum tempo, sempre quando faço os banhos de acento ou quando tomo banho melhora o sintoma de queimação que sinto por fora na vagina, chega a ficar quente. é possivel que meu PH esteja alterado? O que posso fazer no caso do ph alterado? ja adquiri o livro mais estou aguadando a confirmação.

    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      18 de abril de 2015 às 11:34

      Olá Ju,

      Ainda é preciso mais pesquisa (observação, anotação) para que você seja capaz de identificar padrões no aparecimento dos sintomas e possa tirar melhores conclusões. Os sintomas sempre melhoram quando a pele entra em contato com ingredientes que a acalmam, mas isso não significa nada. Não é possível tirar a conclusão de que o problema é o pH com base somente nessa observação. Além disso, se o problema realmente for pH alterado, é mais importante descobrir porque isso está ocorrendo.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  2. Kaka diz

    26 de abril de 2015 às 17:20

    Ha 3 meses trato de uma candidiase recorrente e nao comsigo melhora. Estou tomando rodiola rosea, lactobacilos acidophilus, vitamina c, glutamina e regrando a alimentação com o minimo de doces possivel ja coloquei diversas pomadas internas receitadas pela ginecologista e estou fazendo o uso de fluconazol tomando um a cada 15 dias. Me ajudem nao sei mais o q fazer ah estou fazendo banho de assento com flogo rosa e ja fiz tb com cha de oregano.

    • Kaka diz

      26 de abril de 2015 às 17:23

      Sinto-me inchada na região do abdomen e o corrimento é muito forte.

      • Equipe Candidiase Tem Cura diz

        27 de abril de 2015 às 10:02

        Olá Kaka,

        Você precisa ver um médico. Veja que corrimento em si não é um problema. Agora a dor no abdômen precisa ser avaliada por um médico competente que solicitará exames como ecografia do local, colonoscopia e exames de sangue, urina e secreção vaginal. É impossível para nós darmos qualquer opinião acerca de uma “dor no abdômen”. Isso pode ser uma série de coisas diferentes e também pode não ser nada. Só um médico em posse de resultados de exames pode dar uma opinião segura.

        Atenciosamente,

        Equipe Candidíase Tem Cura

    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      27 de abril de 2015 às 10:04

      Olá Kaka,

      Como respondemos no outro comentário, você precisa ver um médico primeiro sobre essa sua dor no abdômen. Se for um problema sério, isso pode estar causando a candidíase indiretamente e nesse caso, não adianta tratar a candidíase nem mudar a alimentação, tem que resolver o que está causando o problema.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  3. André Garrle diz

    11 de dezembro de 2016 às 08:33

    Olá, não existem nenhum exame que eu possa fazer para detectar ou não a candidíase? Seguindo algumas orientações daqui do site, me enquadro em alguns sintomas, e estou com esofagite e sofrendo muito, e noto que fazendo uma dieta sem açucares e o uso de nistitina há 2 dias já obtive uma melhora muito significante.
    aguardo resposta sobre o exame. Obrigado.

    • Equipe Candidiase Tem Cura diz

      14 de dezembro de 2016 às 11:30

      Olá André,

      Sim, existe exame. O que não existe é exame para detectar candidíase intestinal ou para saber a causa da doença diretamente. Candidíase em um local específico como no esôfago pode ser diagnosticada com um simples exame oral ou endoscopia.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

Sidebar primária

Receba em seu e-mail:

Assine para receber gratuitamente dicas exclusivas e notificações de novos artigos:





Siga no Facebook

Guia da Vida

Últimos artigos

Garra Paixão e Persistência

Como desenvolver a persistência?

Superar a baixa autoestima

Seja mais confiante: 10 maneiras de superar a baixa autoestima

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa?

Superar a indecisão

7 passos para superar a indecisão

A arte da desistência

A Arte da desistência: Como saber a hora certa de abrir mão de uma meta?

A Felicidade muda com a idade

Como a felicidade muda com a idade

Como escrever um plano de negócios

Como escrever um plano de negócios, passo a passo

Como Investir em Ações

Como investir em ações

Como Vender Ações

Como vender ações: um guia de 3 etapas para iniciantes

Perder medo de fazer networking

Como perder o medo de fazer networking profissional

Copyright © 2022 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados