Uma pergunta muito comum que recebo é com relação à alimentação para perda de peso. Cada dieta oferece um grupo diferente de opções de alimentos, cada uma tem suas proibições e seus alimentos obrigatórios e isto gera muita confusão!
Qual a dieta mais adequada? O que funciona e o que não funciona?
Bom, todas as dietas funcionam se você segui-la à risca. É claro que eu estou falando de dietas coerentes, não dieta da lua e coisas mirabolantes derivadas do conhecimento popular! O grande problema é que as pessoas dificilmente se atém a uma dieta específica somente, o que faz com que a eficácia do programa perca sua força ou até seja neutralizado.
Dito isto, a minha opinião pessoal e o que recomendo aos meus clientes é não prender-se a uma dieta específica, mas sim promover uma mudança de hábitos físicos e alimentares que resultem na adoção de um estilo de vida mais saudável.
Quando uma pessoa adota uma dieta específica, ela já tem em mente, mesmo que inconscientemente, que quando perder o peso desejado, “aquilo vai acabar”, ou seja, ela vai poder sair da dieta e voltar a comer todos os alimentos “proibidos” por ela. O que acontece é o tão conhecido efeito sanfona, a pessoa ganha todo o peso (e às vezes um pouquinho mais!) novamente, pois voltou aos velhos hábitos. O ser humano é um bicho teimoso, não gosta de lidar com proibições…
O motivo pela qual a sociedade atual (pelo menos a ocidental) sofre com a obesidade tem a ver com uma incompatibilidade com os hábitos físicos e alimentares e a nossa constituição corporal. Ainda somos homens da pedra por dentro. Nosso corpo digere e utiliza os alimentos da mesma forma que fazia há 100 mil anos atrás quando ainda não tínhamos produtos industrializados, principalmente derivados do trigo, milho e batata.
Então devemos eliminar o trigo, o milho e a batata de nossa alimentação? Eu não disse isto!
Basicamente, quem está acima do peso como o tipo errado de comida, as calorias erradas por refeição, que são mal distribuídas durante o dia!
Se sua alimentação constitui-se basicamente de carboidratos como pão branco, arroz branco, pizza, massas, sanduíches, batata frita, chocolate e doces em geral, você está ingerindo tudo o que o homem da pedra não comia. Mas o que isto significa para você hoje? Significa que seu corpo simplesmente não está preparado para digerir eficazmente este tipo de alimento. Além disso, uma dieta baseada nos alimentos citados é extremamente baixa em nutrientes, sejam proteínas, vitaminas ou minerais. Considerando que uma pessoa que se alimenta dessa forma dificilmente se preocupa em tomar suplementos, a saúde desses indivíduos é muito frágil tornando-os vítimas fáceis para gripes, resfriados, infecções de todos os tipos, além da facilidade muito maior em se contrair doenças viróticas.
Certas dietas tentam fazer o joguinho de “serem legais” para conquistar adeptos como a Atkins e a South Beach que contém produtos desejados como pizza e massas em geral, só que adaptadas de forma a serem melhor digeridas pelo organismo. Mas isso funciona? Não realmente. A dieta em si pode funcionar para fazer você perder peso, mas não o tornará um indivíduo mais saudável.
Outra questão é com relação à massa muscular. Boa parte do equilíbrio que o homem das cavernas tinha com relação ao seu peso vinha do fato de que boa parte da sua alimentação era constituída por proteínas e ele era muito ativo fisicamente. Os músculos, não músculos à lá Rambo, mas sim músculos essenciais responsáveis pela estrutura do nosso corpo, consomem muito mais calorias para sobreviver do que qualquer outro elemento que constitui o nosso corpo. Quanto mais músculos você tem, mais calorias você consome, mesmo quando está sentado na frente da TV comendo um balde de pipoca!
Bom, resumindo, se você não está disposto a mudar PERMANENTEMENTE, para o resto da vida, seus hábitos físicos e alimentares, eu sinto informá-lo de que dieta nenhuma funcionará para você. Você pode obter resultados no curto prazo, seguindo a dieta X ou Y, mas no longo prazo, a manutenção do peso não será sustentada.

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.
Adorei essa dica,pois eu sempre fazia dietas sem pé nem cabeça e com sua dica,quero e vou mudar meus hábitos alimentares e fisico,só preciso combinar os alimentos no qual mais encaixa para perda de peso ideal para mim.Obrigada…vc está me ajudando muito e espero que eu possa ser a primeira a dizer a Alexandra ajudou-me a emagrecer saudável.
Francielli – Joinville – S.C – Brasil
Estou adorando as dicas para emagrecer, só consigo 1 ou kg. e volto tudo de novo, porque como muita besteira
como salgados,doces, muito refrigerantes, suco com açucar, depois do alomoço adoro tomar vários copos de suco com açucar e come doces.