A ciência está aos poucos desvendando os mistérios do peso e uma das grandes descobertas (que não é tão nova assim) é com relação ao fato de que existem alimentos que favorecem o ganho de peso enquanto outros que ajudam a queimar gordura, independentemente do valor calórico. Por exemplo, todo mundo sabe que açaí é uma fruta extremamente calórica, no entanto, em quantidades razoáveis, o seu consumo ajuda o corpo a queimar mais calorias e gordura. Veja abaixo os melhores alimentos para acelerar a sua perda de peso:

1. Amêndoas – O ácido linoléico ajuda o corpo a melhor metabolizar gorduras. A amêndoas, assim como outras frutas oleaginosas como nozes e castanhas em geral, melhoram a pele, o cabelo e ainda ajudam o cérebro evitando doenças como Alzheimer! Mantenha o consumo mínimo, porém! Amêndoas, nozes e castanhas possuem muitas calorias e devem ser consumidas com muita moderação.

2. Morango, mirtilo e framboesa – Repletos de vitamina C e fibras, essas frutinhas ajudam a queimar mais gordura durante os exercícios além das fibras ajudarem com a sensação de saciação, reduzindo o apetite.

3. Canela – A canela ajuda a controlar a insulina, evitando picos que acabando sinalizando incorretamente para o corpo que ele deve guardar gordura ao invés de queimá-la. Você pode consumir canela de uma porção de formas diferentes, desde chás até adicionando um pouquinho em sobremesas, iogurte, cereais ou até mesmo no café.

4. Mostarda – O componente ativo da mostarda, o tumérico, ajuda a tornar mais lento o crescimento de tecido gorduroso. Você pode consumir as próprias folhas de mostarda ou pode consumir o tempero industrializado adicionando-o a sanduiches, saladas, cachorro-quente, etc.

5. Laranja – As flavonas na laranja ajudam a queimar gordura literalmente, tanto que a laranja (ou o seu extrato) é um ingrediente comum em pílulas para emagrecimento.

6. Brócolis – Um vegetal rico em fibras que adicionado a qualquer refeição ajuda-o a controlar as porções já que fibras dão uma sensação de saciedade, tornando fácil a meta de comer controladamente. Mas um dos aspectos mais favoráveis do brócolis na perda de peso é mais forte ainda do que as fibras. O brócolis possui um agente que luta contra os xenoestrogênios, substâncias que imitam o hormônio estrogênio e causam o aumento do açúcar no sangue, levando invariavelmente ao ganho de peso e comprometimento da saúde do sistema cardio-vascular.

7. Espinafre – Mais um “verdinho” rico em fibras que de quebra possui outro benefício que ajuda na perda de peso. O espinafre é riquíssimo em cálcio, que por sua vez, é um mineral que ajuda a reduzir a quantidade de enzimas produtoras de gordura, além de ajudar na quebra das gorduras.

8. Acaí – Como disse no começo do artigo, o açaí é uma fruta que ajuda a queimar gordura acelerando o metabolismo e ajudando o corpo a trabalhar de forma mais eficiente e rápida.

Algumas dúvidas podem surgir com essa lista, por exemplo, se eu recomendo espinafre devido ao cálcio, porque não leite que é a fonte mais famosa e abundante desse mineral? Por algumas razões! Não está muito claro ainda cientificamente se o leite é realmente recomendado para adultos! Sim! Muitas pesquisas tem inclusive ligado o leite ao ganho de peso e a uma série de alergias, ligando esses problemas ao fato de que adultos não possuem mais as enzimas necessárias para digerir o leite completamente. Não há pesquisas conclusivas sobre esse assunto ainda, então eu prefiro não recomendar o leite. Além disso, conheço gente que retirou o leite e todos os seus derivados (queijo, iogurte, etc.) da alimentação e “magicamente” perdeu peso. Outras pessoas só se dão bem com leite “cru”, ou seja, não pasteurizado, o que não é seguro para a saúde.

Outro ponto é que o leite tem muito mais calorias do que o espinafre, além disso o próprio espinafre já contém tudo o que o leite também tem e muito mais. Espinafre tem a vitamina A cujo leite também é uma grande fonte, mas tem muito mais como ferro e mais vitamina C do que o leite. O leite, por sua vez, não contém fibras e pode causar problemas digestivos e intestinais em muitas pessoas, além de causar o “efeito estufa” no abdômen. Prefiro então recomendar o espinafre mesmo!

Outra dúvida é com questão ao valor calórico desses alimentos. Acaí, amêndoas, mostarda (o tempero industrializado) são alimentos com altas calorias. Como consumir tudo isso e ainda se manter na linha rumo à perda de peso?

Sempre mantenha porções desses alimentos altamente calóricos no mínimo possível. Consuma-os quase como se fossem “medicamentos”, ou seja, você os consome porque eles terão um benefício calculado em seu corpo.

Eu sei que muita gente não tem paciência e disciplina para fazer isso, mas o ideal é programar nos mínimos detalhes a sua dieta! Para quem não pode comer sempre de forma programada, manter o bom senso não faz nada mal! Uma porçãozinha de amêndoas ou de nozes levada para o trabalho para comer em um intervalo e outra porção de morangos, mirtilos (blueberry) ou framboesa para comer em outro intervalo já faz o truque sem muito detalhismo. Comer uma porção de morangos por exemplo, no intervalo que antecede o almoço (2 a 1 hora e meia antes), reduz o apetite durante a refeição do almoço que muitas vezes, para quem trabalha fora precisa ser feita em restaurantes, tornando difícil a contagem de calorias ou qualquer tipo de regulação mais detalhada. Em um restaurante tudo o que você tem é sua fome mesmo e sua própria discrição para escolher os melhores alimentos. Se você chegar lá com uma fome de leão, você acabará mesmo comendo além da conta! Um lanchinho então, recheado de fibras antes do almoço ajuda a reduzir o efeito “fome de leão” na hora do almoço.

O lanche da tarde também tem o mesmo efeito, evitando chegar em casa e devorar tudo o que tem na geladeira. Barras de cereais também podem ser utilizadas, mas tenha o cuidado de escolher as que tem maior conteúdo de fibras e de proteínas pois muitas dessas barrinhas são destinadas para quem faz esportes então estão repletas de açúcar e carboidratos cuja intenção é dar energia para quem pratica exercícios., não sendo ideais para quem quer perder peso.

Eu posso citar ainda outros alimentos famosos por promoverem a queima de gordura ou ajudarem de alguma forma no processo de emagrecimento, principalmente os alimentos com alto teor de fibras. Abacate, kiwi, abacaxi, maçã , ovos, salmão, aveia são outros alimentos que posso citar na ponta da língua. O ideal porém, é manter a quantidade sempre sob controle, pois no final das contas, a matemática das calorias faz uma grande diferença. O controle de porções somado a esses alimentos poderosos pode operar milagres em suas tentativas para emagrecer! Tente e me conte aqui nos comentários!

Alexandra Bellino é formada em Educação Física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.



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