• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 26 de janeiro de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Saúde / Fitness / Emagrecimento / As mais populares dietas

As mais populares dietas

1 de maio de 2020 by Alexandra Bellino Deixe um comentário

Dicas para Emagrecer
Compartilhe!

Eu não sou particularmente contra dietas, mas a minha preferência é para a mudança permanente de hábitos e não da adoção temporária da dieta X ou Y. Eu sei entretanto, que muita gente simplesmente não está disposta a mudar hábitos permanentemente, estar de dieta já é sacrifício suficiente para muitos. Esteja atento entretanto para os tipos de dieta que o mantém como “refém” fazendo com que você ganhe todo o peso de volta ao abandoná-la.

Nesta página eu explico quais são os pontos principais de cada uma das dietas mais famosas:

1. DIETA DO TIPO SANGUÍNEO

À primeira vista pode parecer um grande besteirol, não é?! Aparentemente, tipo sanguíneo e comida não tem nada a ver… Eu também não botava fé nessa dieta até que comecei a trabalhar em academia e vi diversos casos de sucesso com esta dieta.

A dieta do tipo sanguíneo, criada pelo médico naturopata americano Peter James D’Adamo, afirma que cada organismo, separado pelo grupo sanguíneo tem maior facilidade ou dificuldade para digerir certos grupos de alimentos. Por exemplo, os indivíduos do tipo O são considerados carnívoros, portanto todos os tipos de carne, principalmente carne vermelha são indicados, ao passo que os do tipo B não devem consumir carne vermelha.

2. DIETA VEGETARIANA

Dietas vegetarianas geralmente estão ligadas a um estilo de vida e não somente à perda de peso. Há vegetarianos que não comem carne vermelha, mas comem peixe e até frango; há vegetarianos que não comem carne nenhuma, mas aceitam leite, ovos e outros derivados animais e tem também aqueles radicais que se negam a ingerirem qualquer tipo de derivado animal.

Se você já lê meus artigos há algum tempo, você sabe que eu não sou vegetariana, nem acho que esta é a melhor forma de “ser saudável”. Nossos corpos ainda se comportam como se estivéssemos na idade da pedra, não houve evolução nenhuma ainda na forma como nosso organismo digere os alimentos ou guarda e usa energia e nutrientes.

Outro problema com o vegetarianismo é que as fontes de proteínas ficam muito reduzidas, geralmente se recorrendo muito à soja. Há muitas pesquisas científicas que mostram que, ao contrário do que diz sua indústria, a soja é extremamente prejudicial ao organismo. Eu própria tive experiências assustadoras com ela.

Adotar dietas vegetarianas sem acompanhamento médico ou sem saber exatamente o que se está fazendo é o caminho mais rápido para anemias e problemas de memória e concentração.

3. DIETA SOUTH BEACH

É dividida em 3 fases, em que a pessoa primeiro passa por um tipo de “desintoxicação” e re-educação do organismo para deixar de precisar de carboidratos ruins (pão branco, arroz branco, alguns tipos de massa, doces, etc); a perda de peso deve ocorrer na 2º fase onde alguns dos alimentos proibidos do início podem ser re-introduzidos. O foco é no controle das porções e na eliminação de alimentos “vazios” ou seja que não trazem nenhum benefício para o corpo, como os citados acima.

Os adeptos dizem que uma vez na South Beach, você não pode mais sair, mas na realidade isto ocorre com qualquer dieta em que há a eliminação de grupos alimentares inteiros, não só com esta.

Mas o que acontece se você sair? Bom, considerando que a razão pela qual a maior parte das pessoas que precisa perder peso tem excesso de gordura porque comem carboidratos simples e doces em grande quantidade, ao acostumar seu corpo sem estes alimentos, você realmente não pode mais sair da dieta, pois ao voltar a ingeri-los o peso volta com força total!

Essa dieta é ruim então? Não, mas é aquela coisa que eu sempre repito: perder peso e manter é um comprometimento para a vida inteira. Não existe dieta que vai fazer você perder peso e depois permitirá que você volte aos seus hábitos antigos e ainda assim mantenha o peso. Isso é ilusão…

4. DIETA DO DR. ATKINS

Assim como a South Beach, corta severamente os carboidratos, o que faz com que uma vez adepto, a pessoa deva permanecer na dieta pro resto da vida, a não ser que mude para outra dieta que também proíbe carboidratos, pois como eu já disse, se você acostumar seu corpo a não comer carboidratos, perder peso por causa disso e depois voltar a comer, o peso voltará todo novamente e ainda mais um pouco.

É conhecida como a dieta da proteína, pois incentiva o consumo de carnes e ovos, o que também como na South Beach pode causar problemas renais em pessoas que já têm ou estão propensos a terem problemas.

Esta dieta desde o seu início nos anos 80 é alvo de severas críticas pois o consumo errado de seus alimentos permitidos como carne e gordura causam problemas de saúde como colesterol alto e problemas arteriais e cardíacos.

Eu particularmente não gosto nem da Atkins nem da South Beach pois nenhuma das 2 (que são na verdade muito parecidas) incentiva o adepto a mudar seus hábitos e viver uma vida mais saudável, o que na minha opinião deveria ser o objetivo de qualquer dieta.

É muito difícil a adaptação inicial em ambas as dietas, pois o corte de carboidratos confunde o organismo que se acostumou a utilizá-lo como fonte de energia. A pessoa tem dores de cabeça, fica predisposta a infecções e resfriados, se sente cansada o tempo todo, tem problemas de memória e concentração, pode ter prisão de ventre e até eventuais desmaios.

5. DIETA DO MEDITERRÂNEO

Baseia-se no consumo de azeite de oliva. Esta dieta é ótima para quem tem histórico de hipertensão e problemas cardíacos já que seus alimentos e também o próprio azeite de oliva tem propriedades muito saudáveis.

Um dos motivos pela qual eu aprovo esta dieta é que ela não o prende como refém, se você leu as 2 anteriores você sabe do que eu estou falando! A dieta do mediterrâneo promove uma re-educação para hábitos sadios de alimentação, mas se você resolver abandoná-la, o peso não voltará violentamente como nas dietas de South Beach e Atkins.

Diversas pesquisas mostram que os adeptos dessa dieta possuem uma saúde superior. Alguns estudos também mostram uma maior longevidade em pessoas que adotam a dieta por longos períodos.

Os alimentos desta dieta são alimentos que comprovadamente reduzem o colesterol, os triglicerídeos, controlam a diabetes e a pressão alta e reduzem os riscos de câncer.

Basicamente esta dieta só proíbe mesmo gordura saturada e carne vermelha. Todo o resto considerado “ruim” como doces e carboidratos, pode ser consumido com moderação.

6. DIETA DA PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS

Esta é uma das dietas mais equilibradas e coerentes, pois a pirâmide dos alimentos foi criada justamente baseando-se em como nosso corpo funciona e o que ele precisa diariamente.

Não há nenhuma proibição nessa dieta, já que a pirâmide contém todos os grupos de alimentos, por isso não há tempo de adaptação ao entrar na dieta, nem ganho de peso ao abandoná-la.

A perda de peso se dá naturalmente ao passar a ingerir os alimentos mais “engordativos” na quantidade adequada. Esta dieta é a ideal para pessoas que são teimosas e não querem abrir mão de doces, carboidratos ruins e gorduras. É claro que as quantidades devem mudar, mas não é necessário privar-se de nada.

Alexandra Bellino

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.


Compartilhe!

Arquivado em: Emagrecimento Marcados com as tags: como perder peso, dieta, dietas para emagrecer, emagrecimento, perder peso

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados