• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 26 de janeiro de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Saúde / Fitness / Emagrecimento / Como sua atitude afeta sua perda de peso

Como sua atitude afeta sua perda de peso

11 de julho de 2012 by Alexandra Bellino 2 Comentários

Atitude para emagrecer
Compartilhe!

Atitude positiva geralmente é considerada “coisa de autoajuda” e pouco valorizada, principalmente quando refletimos sobre nossos fracassos, seja nos esforços para perder peso ou na busca de qualquer outra meta. Somos capazes de inventar as mais criativas desculpas para justificar porque não conseguimos alcançar o que queríamos e deixamos de perceber que no fundo o problema estava em nós mesmos.

Falta de motivação é um item diretamente ligado à atitude pessoal e o mais importante na perda de peso! Sem motivação, somos incapazes de manter a disciplina e fazer o que precisa ser feito para que possamos levar adiante nossos esforços de emagrecimento. Ninguém emagrece da noite pro dia. Perder peso demora, mesmo 1 mísero quilo pode levar mais de 1 semana para ir embora. Com a atitude errada nós jamais conseguimos superar o efeito do tempo e o peso dos esforços necessários.

A atitude negativa já começa quando você encara dieta e exercícios com má vontade, como um “mal necessário” para conseguir o corpo que você quer. Uma abordagem melhor é encarar com gosto mudanças no estilo de vida que você pode gostar. Para isso, é preciso que você dedique um tempo para “se descobrir”, conhecer melhor quais os alimentos saudáveis (e pouco calóricos) que você mais gosta, quais as atividades esportivas e exercícios que você se envolve com vontade.

Não existem alimentos ou exercícios específicos que se você não comer ou não fizer você não vai emagrecer! Isso não existe! Tem gente que vem me falar que não pode fazer dieta porque não gosta de vegetais e legumes… mas quem disse que dieta só inclui vegetais e legumes? Um pouco de educação e autoconhecimento vão muito longe quando esclarecem a realidade sobre as coisas e o que você verdadeiramente gosta. Tenho certeza que essas pessoas que reclamam que “não podem” fazer dieta porque não gostam de vegetais e legumes, nunca se deram o trabalho de estudar um pouquinho sobre nutrição ou buscar uma dieta apropriadamente estruturada. Não! A grande maioria das pessoas que “tenta” emagrecer faz tudo com base no “achismo” e no “ouvi falar”! Aí, é claro, uma série de mitos e ideias erradas e incompletas acaba boicotando o processo.

Tentar emagrecer dessa forma raramente dá certo e requer muito mais disciplina, pois fazer algo que você não sabe bem como funciona é sempre mais difícil, é como tentar fazer uma prova de matemática sem saber qualquer fórmula, tentando resolver tudo com lógica! É possível, mas dificílimo!

Uma das melhores armas para equipar sua atitude pré-emagrecimento é adotar um programa específico. Livros de emagrecimento geralmente têm o objetivo de apresentar programas montados pelo autor. Programas clássicos como o vigilantes do peso também ajudam a manter a motivação, principalmente por fornecerem “estrutura”.

Estrutura é algo realmente importante na conquista de qualquer meta, não só perder peso. Sem estrutura você fica sem saber o que fazer e sem saber se o que está fazendo é realmente certo. A estrutura entra em jogo para organizar o processo de alcance da meta, colocando os pingos nos “is”, explicando o que precisa ser compreendido e fornecendo um referencial do que fazer e como fazer. Empresas, por exemplo, utilizam planejamento estratégico para atingir suas metas. Pessoas também pode utilizar planejamentos estratégicos pessoais, como recomenda minha colega Franciane Ulaf que vários artigos sobre o assunto aqui no site.

Planejar seu processo de emagrecimento com estratégia, criando uma estrutura para ser seguida é um melhores fatores motivadores que você pode ter. Parece simples, mas a desmotivação no emagrecimento geralmente ocorre quando você não entende bem o que está fazendo, não sabe se está fazendo as coisas certas, não sabe se os resultados que está alcançando (ou não) estão num ritmo adequado, enfim, você não sabe nada e essa confusão toda causa uma desmotivação enorme.

Alexandra Bellino

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.


Compartilhe!

Arquivado em: Emagrecimento Marcados com as tags: emagrecimento, Motivação para emagrecer

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Marcelo Williams diz

    11 de julho de 2012 às 08:48

    Realmente informação adequada é crucial! Eu, minha esposa e minha filha entramos nessa guerra e suas dicas serão nossas armas daqui em diante. Grato.

    Responder
  2. Linda diz

    4 de agosto de 2012 às 17:07

    Tem td a razão, eu sei que primeiro tenho k por a minha cabeça em ordem, para poder mandar comandos para eu ter vontade de perder peso. Bolas tenho mt coisas a pesarem, para além do peso, poco Amor, pouco dinheiro, a crise não há meio de passar, e o k eu conseguia dantes ” Um dia de cd vez, amanha sera melhor” foi-se, bolas preciso de arranjar namorado!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados