Você ainda tem dúvidas sobre como controlar melhor o seu apetite e calar o monstro do estômago?! Atendendo aos pedidos dos leitores, aqui vão mais algumas dicas para controlar o apetite e comer melhor:

1. Escove os dentes quando você achar que já comeu o suficiente.

O gosto e a sensação da pasta de dente tira todo o apetitite que você ainda tiver, além de dar ao corpo o tempo necessário para “processar” a informação de que a quantidade de alimento necessária já foi ingerida.

2. E se eu não encontrar framboesa?

No artigo anterior eu sugeri framboesa, que é uma fruta muito comum aqui no noroeste dos EUA onde eu moro. Mas no Brasil ou em Portugal pode não ser tão fácil encontrá-la. Procure frutas ou alimentos com alto teor de fibras, que enchem o estômago, controlam o apetite, regulam o intestino, entre outros benefícios. Amora e morango (que são parentes da framboesa), laranja, goiaba, kiwi, abacate e pêra são alguns exemplos.

3. Água! Beba muita água! Como eu pude esquecer dela no artigo anterior?!

Sem comentários!

4.  Durma bem!

Estudam mostram que pessoas que sofrem de insônia ou que simplesmente não tem bons hábitos de sono tem mais facilidade para ganhar peso e maior dificuldade para perder. Não só o stress provocado pela carência de sono afeta seu corpo negativamente, mas também certos hormônios ligados ao apetite são afetados quando seu corpo é deprivado do descanso necessário.

5. Não estresse seu corpo!

Nosso corpo gosta de rotina e uma vez que ele se adapte, ele se estressa quando você muda. Mudar uma vez outra não tem problema, mas o problema ocorre com pessoas que por exemplo, não tem horário para comer ou dormir – a cada dia o corpo enfrenta uma situação diferente, ele está esperando a comida num determinado horário, mas ela não vem, ele está esperando descanso num determinado horário, mas você fica assistindo TV até 4 da manhã. Isto confunde seu corpo e faz com que ele sinta que você está passando por uma situação de instabilidade, em que você não sabe se vai conseguir comida, ou não sabe se vai poder parar para descansar (lembre-se que por dentro nós somos como os homens da pedra!). E o que o seu corpo faz quando sente que o ambiente é instável?! Guarda gordura e a economiza até a última gota! Isto também faz com que você sinta fome constantemente, pois seu corpo sente que precisa ingerir a maior quantidade possível de alimentos para que possa guardá-los em forma de gordura para o caso de a instabilidade durar por mais tempo e você precise “usar o seu estoque”!

6. Coma diversas pequenas refeições ao dia

Se você tem dificuldade em controlar o que come numa refeição só, experimente comer ao invés de 3, 6 refeições com a metade do que você comeria nas 3. Algumas dietas rezam por essa divisão em pequenas refeições espalhadas ao longo do dia. Se você consegue se controlar entretanto, não tem importância comer poucas vezes. O grande perigo de fazer mais do que 3 refeições é acabar comendo calorias demais. Se você optar por comer diversas vezes ao dia, você precisa saber exatamente o que você está comendo. O fato de ser pouca quantidade não quer dizer que tenha poucas calorias!

7. Não tome suplementos para controlar o apetite!

Este assunto merece um outro artigo completo, mas como dica rápida aqui vale a recomendação. Suplementos só de vitaminas, minerais, etc. Jamais consuma remédios para emagrecer ou supressores de apetite. Sua vida pode estar em risco!



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