Uma das mais fortes razões pela qual muitas pessoas não conseguem obter êxito em seus esforços para perder peso é que elas “têm certeza” de que estão fazendo as coisas certas, quando na realidade, são justamente essas coisas que estão boicotando seu emagrecimento. Isso gera confusão e frustração, pois essas pessoas realmente acreditam que estão fazendo tudo certo e não conseguem entender por que não estão perdendo peso. Veja nesse artigo alguns desses mitos que confundem sua cabeça e fazem você acreditar que está se esforçando quando na verdade está fazendo justamente o que não deveria!
Vamos lá então!
MITO #1: Cortar carboidratos ajuda na perda de peso
Carboidratos, presente em alimentos como arroz, alguns vegetais como cenoura, beterraba e batata, macarrão e massas em geral, são nossa principal fonte de energia. Dietas que restringem carboidratos precisam ser muito bem planejadas para que não falte energia para você conduzir sua vida normalmente. Falta de carboidratos pode causar desde dor de cabeça até tontura e mesmo desmaio. Carboidratos são para essa década o que gordura era para a década passada: “demônios alimentares”! Depois que a ciência descobriu que nosso corpo precisa de gordura até mesmo para emagrecer, muita gente abraçou a gordura e se virou contra os carboidratos. Rejeite a todo custo dietas que dizem para você manter um consumo de carboidratos abaixo de 100g diárias, isso é loucura, você não conseguirá parar em pé! No curto prazo, o resultado do consumo muito baixo de carboidratos são simples dores de cabeça, fatiga, constipação e falta de concentração, porém no longo prazo, as consequências podem ser sérias como um maior risco para desenvolver certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares.
Os reais vilões não são os carboidratos em si, mas aqueles que passam por vários processos de industrialização, os carboidratos refinados presentes em refrigerantes e farinha branca. Esses sim devem ser eliminados sem dó, seu corpo não precisa deles!
MITO #2: Produtos diet e light
Produtos rotulados como diet e light não ajudam você a perder peso! Eles podem inclusive fazer você ganhar peso. Surpreso?! Esses produtos são altamente industrializados, completos estranhos para nossos corpos e possuem ingredientes cuja ciência ainda não deu um aval definitivo se são mesmo seguros para nossa saúde. Os estudos mais avançados sobre o aspartame, por exemplo, ingrediente presente em adoçantes e produtos diet em geral, está ligado a casos de esclerose múltipla, lúpus sistêmico, fibromialgia, candidíase e até mesmo condições cuja maioria das pessoas não relaciona aos seus hábitos alimentares como irritabilidade, ansiedade, depressão, insônia, entre outras condições psicológicas.
Alguns estudos também mostram que o aspartame afeta o cérebro da mesma forma que medicamentos antidepressivos, fazendo o organismo, com o tempo, perder a capacidade de produzir certos neurotransmissores que regulam o apetite.
O fato é que assim como os carboidratos, é a qualidade da gordura, não a quantidade que determina como o corpo irá processar o que foi ingerido. Produtos “fat free” ou light roubam a oportunidade que você tem de consumir gorduras saudáveis que ajudam seu corpo a funcionar com maior eficácia e emagrecer. Esses produtos confundem seu cérebro, pois estão proporcionando ingredientes desconhecidos ao corpo, enganando-o. Pessoas que consumem produtos diet geralmente sentem mais fome e têm maior dificuldade de controlar porções, pois esses alimentos não informam ao cérebro corretamente o quanto foi consumido para que o corpo decida se é hora de parar ou não.
MITO #3: Quanto mais calorias você cortar, mais peso irá perder
Não!!!! Tire isso da sua cabeça já! Quanto mais calorias você cortar, mais ineficiente será seu corpo, mais fraco e debilitado estará seu metabolismo e consequentemente você não irá perder muito peso e peso contrário, o pouco que você come será guardado em forma de gordura, geralmente na região da barriga.
Ao cortar calorias demais você somente ganhará um corpo flácido, feio e barrigudo! Suponho que não seja isso que você quer!
O grande problema com calorias é escolher justamente as calorias erradas e entupir o corpo com os tipos de alimentos que estimulam o estoque de gordura ao invés da queima.
Jamais reduza o consumo calórico diário abaixo de 1200 calorias.
MITO #4: Leite engorda
Não, pelo contrário, o leite pode ajudá-lo a emagrecer. Sempre lembre-se que é o tipo de alimento que está sendo ingerido que importa, não se ele tem gordura, carboidratos, etc. Há diversos tipos de gordura, diversos tipos de carboidratos e aí é que está toda a diferença. O consumo de leite pode acelerar até 2 vezes a queima de gordura comparando com uma pessoa que não consome leite. parte da razão é que o hormônio calcitrol presente no leite ajuda a conservar a massa ósseoa, enquanto manda uma mensagem para que as células de gordura convertam menos açucar e queimem mais gordura. O resultado são células de gordura “menos gordas”.
Recomendo o consumo de leite desnatado ou semidesnatado, já que o excesso de gordura não acrescenta nada positivo e a ausência dela não é substituída por outro ingrediente artificial como ocorre com alimentos diet, a gordura é simplesmente retirada do leite, enquanto o resto continua o mesmo.
E quanto ao leite de soja? Leite de soja possui propriedades que imitam o estrogênio, um hormônio feminino que estimula a produção de gordura, por isso para efeitos de perda de peso, eu não recomendo o consumo de leite de soja.
MITO #5: Tudo o que “marronzinho” é integral
Eu descobri esse mito acidentalmente ao observar os hábitos dos meus clientes que estavam se entupindo de torradas e bolachas rotuladas de “integrais”. Muitos alimentos cujo maiores ingredientes são farinha branca e gordura vegetal, se auto-rotulam como “integrais” porque contém uma pequena quantidade de algum tipo de grão, geralmente trigo. Cuidado! Leia o rótulo atentamente e veja a quantidade de gordura (a gordura nesse tipo de alimentos geralmente não é da boa!) e veja se farinha branca não é listada na lista de ingredientes. Evite bolachinhas em geral, integrais ou não. Há alimentos mais ricos para você consumir.

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.
olha é difícil demais, estou gorda sem dinheiro, ansiosa, não consigo terminar a faculdade, como de 5 em 5 horas de tudo um pouco.
como pão de queijo com café de manhã
almoço o que tiver
tomo café as 18:00 horas e mais nada.
o que fazer para me reeducar e perder os meus quilos, antes era magérrima tive 2 filho e engordei 25 kilos, hoje peso 82 kilos e tenho 1.69m e 32 anos.
me ajude.
Olá vivi ai esta seu erro comer de 5 em 5 horas quando o ideal é comer de 3 em 3 horas, Quando espaçamos regularmente as refeições principais e as intermediarias ao longo do dia, várias coisas vão acontecer no nosso metabolismo, mas a principal delas é que dificilmente vamos estar morrendo de fome antes da próxima refeição, nossa fome vai estar sempre sob controle. Quando ficamos mais de 4 horas sem comer (em média), nosso corpo produz uma substancia chamada Grelina, que vai pelo sangue até o cérebro e avisa que já é hora de comer, se não comemos, ela continua a se elevar e quando percebemos já estamos literalmente atacando qualquer comida.
Nosso corpo também produz uma enzima chamada lipase lipoproteica, ela é muito importante para quem quer emagrecer porque é ela que determina quanto do que comemos vai ser armazenado como gordura. Quando ficamos muitas horas sem comer os níveis de lipase lipoproteica vão se elevando e quando comemos novamente, o corpo sabiamente já estoca parte desta alimentação como gordura, fato que não ocorre quando nossa alimentação é bem distribuída ao longo do dia.bjss
Creio que meu problema, seja muita ansiedade. Pois começo a fazer direito, e não vejo resultado. Aí me da um frustração. Penso logo q/ é tudo lorota.
Quando derepente me vejo gorda novamente.
Tomo meu café as 6:30hs, vou p/ trabalho, as 9hs como alguma coisa opu fruta q/ é raro. 12hs almoço, as 17:30hs faço lanche, e se tiver jantar eu janto. No que vcs/ podem me ajudar!
A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde.Os ataques de gula também são creditados a ela. Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas sabia que a alimentação também pode ajudar a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.
leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade.os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade.
Uma boa dica é cortar uma banana ao meio colocar canela em cima e levar ao forno por 10 minutos ou ao microondas por 2 minutos,da pra fazer com maça e pera que fica gostoso além aliviar o stress mata a vontade de comer doces.
Não sei o que fazer tenho 18 anos, antigamente tinha um corpo de dar inveja a qualquer pessoa, hoje todo mundo me para na rua e pergunta se estou gravida pois engordei tanto que até parece que estou gravida…quero emagrecer tenho 1,63 e tenho 59,0 kg me ajude…Não gosto mais de me olhar no espelho até o meu namorado reclama estou com a minh auto-estima lá embaixo…
Camila para a sua altura seu peso esta dentro do normal!
creio que seu caso se resolva com exercícios físicos,você pode adicionar chia na sua alimentação que vai dar a sensação de saciedade,pode tomar chá de hibisco que tem ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris.e se seu namorado continuar reclamando troque de namorado hehehe. bjss
Bem,o que posso declarar a nível de estímulo ou incentivo é que a vida inteira briguei com a balança, num engorda-emagrece-engorda terrível, até que agora finalmente, depois de inúmeras dietas e afins, resolvi encarar a balança e o espelho e fazer uma reeducação alimentar através da dieta dos pontos, onde eu escolho o que comer (claro, com equilíbrio). Sei que é um método definitivo, afinal o resto da vida vai ter que ser assim, mas é o que eu quero pra mim, pois quando se chega no fundo do poço, ou você decide se salvar ou se afoga de vez. Eu decidi me salvar! Há 34 dias atrás pesava simplesmente 109,7 kgs em 1,58 cm! Hoje meu peso desceu para incríveis 100,7, ou seja, emagreci 9 kgs em um mês, e sem passar fome ou deixar de comer o que gosto, apenas comendo “com consciência”. Recomendo a todos que queiram emagrecer, mas que queiram de verdade, pois dieta nenhuma funciona sem determinação. Abraços, Ana.
Parabéns cris,eu também emagreci 8 kilos com a dieta dos pontos ela realmente é excelente,e é isso mesmo tudo começa por nós mesmos parabéns pela força de vontade!!
Viviane
Para vc terminar a faculdade é preciso de força de vontade,vc tem que comer a cada 3h só que alimentos saudaveis,comer pão de queijo,comer oque tiver !!!!È duro emagrecer assim ,agora esta sem dinheiro não te impede de emagrecer…Sabe aquele dinheiro do PÂO DE QUEIJO,use ele p/ comprar verduras,legumes ,alimentos saudaveis…E p/ fazer exercicios,sem dinheiro não paga academia ..faça caminhadas .Não faça regimes de fexar a boca apenas faça um controle alimentar,procure conhecer a função de cada um deles…
Mariangela
Se vc realmente faz tudo direitinho,por favor não p/ ninguem vai emagrecer do dia p/ noite Quem dera se fosse assim né? É bom se acalmar controlar sua alimentação faser exercicios fisicos p/ vc não voltar a engordar novamente…
Camila
Na minha opinião vc não esta tão gorda assim! Vc te 18 anos se vc realmente quer emagecer é uma boa idade,ouça os comentarios e use como argumentos não debata MALHE,CONTROLE SUA ALIMENTAÇÃO e volte linda e com um corpo de dar inveja novamemte ,ai o seu namorado vai ter que tomar muito cuidado ….Mas procure não deixar a alto estima cair muito vc vai precisar dela p/ te ajudar no seu objetivo ficar novamente MAGRINHA….
Cara Camila, tenho a mesma altura 1,63 e peso 75 quilos Tudo que eu queria era pesar 59 Quilos pois fico muito bonita pernas graças cintura fina e seios médios, meu marido me conheceu quando tinha o seu peso e posso te dizer que chamava muita atenção e me achava muito bonita. Não tem nada de errado com seu peso, mas se você fechar a boca durante simplismente duas semanas e fizer caminhada durante 01:00 hora ou 30 minutos de bicicleta todos os dias, pode apostar que você vai perder cerca de 7 ou mais quilos depemdendo de seu metabolismo, pois já fiz isso muitas vezez e conseguia emagrecer, o problema é engordar de novo, o que acontecia comigo, mas te afirmo que as duas primeiras semanas se você se dedicar perde peso mesmo pode apostar, um abraço e espero que você tente fazer esta esperiência porque da certo. Tchau
Gostaria de saber c/o consigo emagrecer, já faço exercícios, faço yoga,e a minha alimentação normalmente é saudável; de manhã as 06:30min.tomo um copo de leite com ração humana,as 10hs como uma fruta ( banana, maçã ), almoço as 12:30min, depois as 16hs tomo um activa e mesmo assim não estou conseguindo perder peso. Tenho 152 de altura e atualmente estou pesando 58 Kl, qdo comecei me alimentar assim eu estava c/ 60kl, isto já a 2 meses atrás, me de alguma dica.
grata
realmente 2 kg é muito pouco em ralação a esse tempo, olha eu perdi 18 kg em 2 meses, a dica q dou é, fazer uso dos alimentos termogênicos; como gengibre, canela, pimenta ardida, vinagre de maça, chá verde, chá de hibiscus…, tente fazer entre 4 a 6 refeições por dia, reduza o carboidrato e faça bom uso das proteinas como carnes brancas, queijos de baixa gordura, leite desn ou semidesntado, elimine as fontes de gorduras ruins e substitua por boas gorduras como castanhas, azeite extravrgem, oleo de coco, abacate…,
amei a materia.valeu os ensinamentos contidos nela.
boa tarde!
Parabéns pela matéria!!! Muito esclarecedora e extremamente didática.
Se todos profissionais fossem assim, o mundo seria muito mais prático.
André Marcelo / São Roque – BRA
Muito esclarecedora!!
Obrigada!!
Bjs
Perfeita!!!
Comecei uma dieta a um ano atrás e já perdi 18 quilos. Trabalho o dia todo e ainda a noite, mas faço rigorosamente 6 refeições por dia. Controlei para que fosse das 7 as 22 horas. No café da manhã, troquei o famoso pão francês com manteiga, por torradas e bolachas agua e sal com requeijão (que é mais saudável que margarina e manteiga), e de vez em quando um patê de cenoura com milho (que adoro) frutas, chás e leite desnatado. Nas duas principais refeições, troquei aquele prato enorme de arroz com feijão por saladas e apenas duas colheres de arroz e uma colher de feijão. Carnes e frutos do mar estão liberados, em porções pequenas é claro. Durante o trabalho (para se fazer as 6 refeições) como biscoitos, torradas e pães integrais, iogurtes naturais, frutas, chás, sucos, àgua de coco e barrinhas de cereais. Dá pra conciliar bem e é tudo o que temos na geladeira e podemos levar na bolsa. Sem falar que faço uma hora de caminhada pelo bairro, de segunda a sabado. Todo mundo se organizar bem seus horários, vai ver que dá pra encaixar uma hora de caminhada, seja bem cedinho ou de noitinha. Perdi até agora 18 quilos em um ano, pode parecer pouco, mas de forma saudável. Dá até pra comer uma macarronadinha, ou visitar uma pizzaria uma vez por mês. Dá pra comer o que gostamos, mas com moderação. Boa sorte a todas.
Na vrdeade, o leite de cabra e um excelente alimento. Sobre ele pesa a dificuldade de compra e a falta de apresentacao na forma de longa vida, aspecto importante na logistica de distribuicao e comercializacao
Sobre cortar carboidratos, o que você escreveu vai totalmente contra as pesquisas recentes! Eu cortei os carboidratos (10g por dia) há 5 dias e consegui sair do meu vício de doces, batata-frita e massas! Não sinto a mesma fome que sentia antes! Como 3x por dia e fico satisfeita. E a energia é ABSURDA! No terceiro dia, eu estava tão bem, tão elétrica, que eu fiz exercícios sozinha em casa! Peguei uma série da Boa Forma e fiz! Hoje já estou com vontade de fazer de novo.. Mas ainda estou dolorida (estava sedentária há 3 meses). Pesquisem sobra dieta Cetogênica ou low carb-paleo. Vai mudar a vida de vocês! 🙂
Ah, e eu perdi 3,2kg em 5 dias. É claro que a maioria é de água, pois ainda estou desinchando. Mas COM CERTEZA o resto é de gordura. E daqui a um tempo vai ser só perda de gordura.
Engordei depois q tive meus filhos muito triste 20 kl