• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 21 de janeiro de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Saúde / Fitness / Emagrecimento / Os 5 melhores alimentos para queimar gordura

Os 5 melhores alimentos para queimar gordura

31 de julho de 2012 by Alexandra Bellino 8 Comentários

Alimentos que queimam gordura
Compartilhe!

Se você quer perder gordura mais rápido, tente incorporar esses 5 alimentos em sua dieta alimentar.

1. Carne bovina natural – O Brasil tem uma grande vantagem com relação a outros países industrializados como os EUA, onde moro, pois grande parte do gado é criada de forma natural, em pastos e não em cativeiro. Isso faz uma grande diferença na qualidade da carne. Bois e vacas não têm uma adaptação natural de seus organismos para ingerir uma dieta baseada em grãos, como ocorre com gado de confinamento, assim sendo são animais menos saudáveis, obesos e com propensão à doenças, o que nos leva ao segundo problema com a carne de gado criado em cativeiro, que é a quantidade de antibióticos e hormônios ingetados com fins de controlar a proliferação de doenças e estimular o crescimento para abate mais rápido.

O Brasil é um dos poucos países onde é relativamente fácil o acesso à carne bovina natural. Se você mora em outros países, contudo, preste atenção à origem da carne que você compra. A saúde do animal que você ingere é fundamental e a carne vermelha foi injustiçada durante muito tempo como não saudável ou não indicada para quem quer emagrecer, mas isso era devido à condição da carne do gado de confinamento, que realmente não é saudável e contém muito mais gordura.

Como vimos no artigo anterior (A dica mais importante de alimentação que você pode aprender), a saúde e a capacidade de permanecer magro dependem fortemente de nos alimentarmos da forma como nosso corpo humano está habituado e como a evolução ocorre literalmente mais devagar do que passos de tartaruga, nossos corpos ainda funcionam como se estivéssemos na idade da pedra. Por esse motivo, alguns alimentos resultantes da evolução tecnológica e da agricultura não são apropriadamente digeridos, provocando problemas de saúde e obesidade. Com animais ocorre o mesmo. O gado naturalmente evoluiu comendo grama, mas o gado de confinamento come grãos à base de soja e milho, coisas que o organismo desses animais simplesmente não está acostumado a digerir. O resultado é um animal doente e gordo. Você definitivamente não quer comer esse tipo de carne!

Com a alimentação baseada em soja e milho, o gado criado em confinamento possui um nível muito mais elevado do que o normal de ômega 6 – o tipo de ômega que é preciso ter cuidado, muito menos ômega 3 do que o gado de pastoreio e aqui para nós que fazemos exercícios, muito menos CLA (uma gordura especial que ajuda na construção de músculos e queima de gordura) do que seus companheiros comedores de grama.

O gado de pastoreio, por outro lado, possui um equilíbrio ideal entre ômega 3 e 6 e altos níveis de CLA, o que é muito positivo para quem faz musculação e quer perder gordura.

É claro que discernimento sempre é bom, há cortes de gado extremamente gordos como cupim e costela, mas há muitos outros mais magros e não menos saborosos como filé mignon e picanha. Não é preciso ficar paranóico com isso e só optar pelos cortes ultra magros – e definitivamente menos saborosos – pois o CLA e as gorduras ômegas estão justamente na gordura do gado.

2. Abacate – Apesar de ser considerado uma fruta “gordurosa”, o abacate possui uma das melhores gorduras monoinsaturadas, além de vitaminas, minerais e antioxidantes.

O molhinho mexicano guacamole, feito com abacate amassado com alho, cebola, tomate, pimenta e outros condimentos, é um dos mais saudáveis molhos substitutos para ketchup e cia.

O consumo de gorduras saudáveis é essencial para o bom funcionamento do corpo e inclusive, para a perda de gordura. É muito importante compreender que para perder gordura você precisa “comer gordura”. Apenas cortar todas as fontes de gordura achando que isso resultará em perda de peso não só é ingênuo como perigoso, já que muitas atividades hormonais dependem do consumo de gordura para seu apropriado funcionamento.

Além de todos os benefícios citados, o abacate ainda ajuda muito na sensação de saciação e reduzindo o apetite, evitando que você se sinta faminto pouco tempo após ingeri-lo como ocorre com alimentos refinados e açúcares.

3. Ovos (inteiros) – Muitas pessoas que estão tentando perder peso consomem ovos, mas só as claras, evitando as gemas. Esqueça isso! A gema é a parte mais saudável do ovo repleta de vitaminas, ômega 3, minerais e antioxidantes, como a luteína, que faz bem para os olhos. Gemas também são uma excelente fonte de cálcio, ferro, fósforo, zinco, ácido fólico, entre outras vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo humano e consequente perda de peso.

O consumo do ovo inteiro, a clara e a gema, intensifica a absorção da proteína contida na clara, por isso o consumo só da clara não é indicado.

Mais uma vez, o mito de que as gemas devem ser evitadas é resultante de coisas que a ciência disse há muito tempo atrás e que já foram desmentidas, mas que a mídia ainda continua a reverberar e as pessoas ainda continuam passando umas para as outras.

Assim como o gado, contudo, preste atenção para a origem dos ovos. Ovos de galinha caipira são muito mais saudáveis do que ovos de galinhas confinadas.

4. Frutos oleaginosos – Nozes, amêndoas, avelãs, macadâmia, castanhas, etc. são também bem calóricas, mas contêm altos níveis de nutrientes, gorduras saudáveis, além de fibras e proteínas.

Frutos oleaginosos ajudam a manter bons níveis de hormônios que queimam gordura, além de ajudarem a controlar o apetite.

Em alguns lugares é possível encontrar manteigas feitas com esses frutos. A mais comum é a manteiga de amendoim, também chamada de pasta de amendoim, mas tente variar e encontrar outros tipos como manteiga de amêndoas e manteiga de castanha de caju. Essas manteigas acabam sendo bons substitutos para produtos menos saudáveis como a manteiga tradicional.

5. “Berries” – as frutas vermelhas da família do morango como framboesa, açaí, mirtilos, cerejas, amoras estão entre as melhores frutas que podem ser consumidas por quem está tentando emagrecer. Berries são extremamente ricas em antioxidantes, fibras e vitaminas e em sua maioria, com exceção do açaí, possui bem poucas calorias por grama.

É preciso apenas ter cuidado com o açaí, que é muito bom, diga-se de passagem, mas é extremamente calórico. Não é um alimento que vai magicamente funcionar para queimar gordura, aliás, nada do que foi sugerido aqui vai queimar gordura simplesmente por ser consumido.

Em todos os casos aqui, você deve considerar as sugestões, principalmente de gorduras saudáveis, dentro do seu consumo calórico planejado para o dia. Não é porque o alimento pode ajudá-lo a queimar gordura que ele vai funcionar independente de você comer demais! O consumo de todos esses alimentos deve se controlado assim como o resto de sua dieta. Coma mais calorias do que você gasta e você simplesmente não perderá peso, independente da qualidade dos alimentos que você está ingerindo ou do quanto eles ajudam a queimar gordura.

Mike Geary: Expert em nutrição e personal trainer no Colorado, EUA.
Alexandra Bellino

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.


Compartilhe!

Arquivado em: Emagrecimento Marcados com as tags: Acaí queima gordura, Nozes, Nozes queima gordura, Ovo queima gordura, Ovos

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Ana E diz

    2 de agosto de 2012 às 10:47

    Mais uma vez, informação de conteúdo excelente. Posso estar enganada, mas sempre fui a favor de uma dieta normal para aqueles que estão dentro do peso. Sempre como arroz, feijão, carne ou ovo e saladas variadas e mantenho meu peso bom. Só engordo quando resolvo inovar. Sério, até a nutricionista me mandou continuar jantando, pois não gosto desse negócio de substituir por lanche, mesmo os saudáveis. Como de três em três horas, intercalando com frutas ou castanhas e nozes. Percebo que só engordo quando como muito doce, o que graças a Deus não é o meu fraco. Fico incoformada com algumas dietas que colocam ingredientes inacessíveis. Por que não usar aquilo que as pessoas já comem mesmo… oras. Agora vou continuar com meu ovinho inteiro, ai que delícia!!

    Responder
  2. marcia diz

    27 de dezembro de 2014 às 21:09

    adorei as sugestoes.

    Responder
    • marcia diz

      27 de dezembro de 2014 às 21:12

      aqui e dicas de alimentos para emagrecer quem nao ker emagrecer ninguem ta obrigando olhar.

      Responder
  3. wagner diz

    27 de janeiro de 2015 às 11:10

    Treino pra caranba e nao consigo chegar no meu objetivo não sei mais o que fazer temho37 anos ja treino algum tempo nao como nada de lanches nas ruas nao tomo guaraná nen doces e nao consigo perde essa barriga tomo badtante themogenico nao sei o que fazer

    Responder
    • Miro diz

      20 de maio de 2015 às 00:11

      Corta todos os derivados de trigo que vc vai secar…

      Responder
  4. Ana Carolina diz

    16 de outubro de 2015 às 23:40

    Que tipos de alimentos seria bom pro café da manhã ??? Pra depois da academia oq seria bom comer ???? E antes de ir pro treino de basquete???

    Responder
    • Elvis Maria diz

      17 de setembro de 2016 às 15:40

      Você de consumoi alimentos que vão que te deixar com uma sensação de satisfação como uma Maça,Pera,e etc..

      Responder
  5. alan diz

    27 de outubro de 2015 às 14:39

    sempre comi abacate e nunca perdi minha barriga faço exercícios diariamente pedalava cerca de 20 a 25 km por dia e continuo com minha barriga ela não é grande é media abacate é falso.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Mudanças para perder peso

Como uma única mudança pode fazer toda a diferença na perda de peso

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados