Uma bela sessão de exercícios pode fazer você se sentir um anjo saudável – por um bom motivo, dado seu poder de prolongar a vida. “Mas podemos nos sentir tão virtuosos que nos recompensamos com alguns hábitos não muito saudáveis”, avisa Susan Bowerman, diretora assistente do Centro de Nutrição Humana da UCLA. Não caia nesses pensamentos autossabodatores:
“Meu metabolismo fica mais acelerado depois de fazer exercícios, então essa boquinha logo será queimada”
Ah, o efeito da queima de calorias pós-exercício. É quando o seu corpo usa a energia para voltar ao seu estado de repouso. “Parece ótimo, mas mesmo um exercício muito intenso que dure mais que 45 minutos queima menos que 100 calorias a mais”, diz Philip Clifford, professor de anestesia e psicologia da Faculdade de Medicina de Wisconsin, em Milwaukee.
Conclusão: Evite a boquinha depois do exercício: agir assim cinco vezes por semana lhe economizará 500 calorias – o equivalente a uma aula de spinning.

“Eu queimei um monte de calorias hoje de manhã. Posso comer o que quiser agora.”
Defina “um monte”. Pesquisas mostram que nós superestimamos grosseiramente nossos atos. Pessoas que queimaram 200 calorias caminhando vigorosamente acharam que tinham queimado 825 em um estudo da Universidade de Ottawa. “Elas aumentam a queima em cerca de 350 calorias baseadas em seus cálculos mal feitos”, diz o autor do estudo Eric Doucet.
Conclusão: Não simplesmente chute a quantia de calorias que você queimou, faça sua tarefa de casa e pesquise quantas calorias cada atividade queima, considerando a intensidade, seu sexo, seu peso atual e sua idade. Para a maioria das mulheres, uma caminhada vigorosa queima cinco calorias por minuto (225 em 45 minutos). E eu disse “vigorosa”! Se sua caminhada é “mansa”, essa queima é muito menor! E, acima de tudo, não pense que só porque você fez exercícios você pode comer o que quiser… a não ser, é claro, que você não queira perder peso!
“Eu fiz um treino super pesado hoje. Mereço uma guloseima depois de ter trabalhado duro.”
Verdade, mas recompense-se com comida e você provavelmente vai parar de emagrecer. “Corra 40 minutos a uma velocidade de 15km por minuto e você queimará em torno de 470 calorias; tome um Frappucino de Caramelo na Starbucks e você vai repor todas essas calorias e ganhar mais 20”, diz Brain.
Conclusão: “É tão incrivelmente fácil negligenciar os efeitos da perda de peso com um único alimento, então encontre outras maneiras de se poupar”, diz Braun. Tente recompensas não comestíveis, como relaxar na pedicure, músicas novas para sua playlist de exercícios, compras se você está bem financeiramente e gosta do “efeito” que coisas novas causam, enfim, se você gosta de se recompensar por ter feito bem com seus exercícios, evite a todo custo usar comida como recompensa.
“Barra de chocolate antes do exercício? Por que não?! Essas serão as primeiras calorias a irem embora.”
Fique longe das guloseimas: mulheres que ingeriram alimentos altamente glicêmicos (balas, pão branco, cereais açucarados) antes de se exercitarem queimaram 55% menos gordura que aquelas que ingeriram alimentos pouco glicêmicos (aveia, iogurte), descobriu um estudo do Journal of Nutrition. “Alimentos altamente glicêmicos aumentam a concentração de insulina, prejudicando a habilidade do corpo de queimar gordura; alimentos pouco glicêmicos, não”, diz a autora do estudo Emma Stevenson.
Conclusão: Doces devem ser consumidos com moderação – e não antes dos exercícios.

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.
Boa tarde eu pedalo 18 km dia sim dia não, gostaria de saber se isso e bom e se eu correr e melhor pois faço academia também dia sim dia não e tomo suplemento para evitar a perda de massa magra..
Ola eu treino a semana toda é exercicio extenso cansativos existe alguma dieta,pra que eu possa comer antes e depois do treino que não engorde?ou melhor que naum reponha todas as calorias perdidas.