Um dos maiores mitos que impede que as mulheres tirem melhor proveito das ferramentas disponíveis para perder peso e construir o corpo perfeito é o mito de que musculação é só para homens. A crença de que musculação torna as mulheres masculinizadas e musculosas é infundada e chega a ser tola!
Para a mulher ficar realmente musculosa e masculinizada é necessário uma dose absurda de exercícios pesados, muita consistência e a alimentação correta para a construção de músculos.
Agora, aquele corpo de capa de revista que a mulherada tanto deseja é um corpo esculpido por musculação, não por dieta! Não existe dieta que tonifique ou fortaleça a musculatura, logo o corpo perfeito com abdômen, coxas, glúteos e braços bem definidos precisa ser esculpido com exercícios de musculação, do contrário o que se consegue somente com dieta é um corpo magro, porém flácido.
A musculação na medida certa para mulheres tem uma série de benefícios. Dentre eles, o fortalecimento do corpo como um todo, o que além de obviamente aumentar a força física, tem repercussões no sistema imunológico e na massa óssea, o que para o público feminino é primordial para evitar problemas com osteoporose após a menopausa.
Músculos consomem mais calorias para sobreviver, o que significa que construindo sua massa muscular, você estará queimando mais calorias em repouso, sem fazer exercício algum.
Diversas pesquisas também mostram que a musculação tem efeitos positivos na auto-estima e autoconfiança, tornando as mulheres mais seguras e determinadas.

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.
EU TENHO 1,68 METRO DE ALTURA E 74 KILOS, EU QUERO CHEGAR OS 68 KILOS SEM GORDURAS
E COM MUSCULOS NAS COXAS.MINHA MEDIDA É 97cm DE BUSTO, 97cm DE CINTURA, 109cm DE QUADRIL E 58cm DE COXA.
QUERO TER PERNAS GROSSAS E MUSCULOSAS… QUANTAS VEZES POR SEMANAS DEVO FAZER MUSCULAÇÃO? E QUAL OS EXERCICIOS ADEQUADOS QUANDO NÃO SE TEM UMA ACADEMIA COM
MUITOs TIPOS DE APARELHOS MAIS É SO PESINHOS, BICICLETAS E ESTEIRA??? como ter um abdomem bem definido tambem???
Desde já agradeço!!!
Abraços
Boa noite!!!
Adorei as dicas.
me manda mais exercicios com pesos para criar musculos nas pernas,
bumbum, e abdomem!!!!Para fazer em casa eu tenho bicicleta e alguns pesinhos!!!!
abraços
Adoro malhar, treino na companhia athletica da analia franco e lá na academia tem bastante mulheres.. acho que esse mito que musculação é coisa de homem já passou, hoje em dia nos mulheres não nos importamos mais com isso!
Vi na reportagem sobre musculação essa informação: “Músculos consomem mais calorias para sobreviver, o que signfica que construindo sua massa muscular, você estará queimando mais calorias em repouso, sem fazer exercício algum.” com a qual eu concordo, mas nesse mesmo site, onde fala sobre genética, hormônio, metabolismo, fala que mais músculos influencia muito pouco no metabolismo. Gostaria de saber afinal qual a opnião do site
Olá Flávia,
Não é uma questão de ser a opinião “deste site” ou não. A própria ciência já desmascarou essa ideia de que uma quantidade maior de músculos queimaria muito mais calorias há muito tempo! E muito tempo mesmo (uns 15 anos!).
Músculos consomem mais calorias que gordura sim, isso é fato. O problema, contudo, é que a diferença que se ganha ao se construir mais massa muscular, principalmente em mulheres, não é tão significativa. Se você se matar na academia por meses a fio, empacotar 10 Kg de músculos, isso vai queimar só 50 calorias a mais por dia em repouso. Entende? A diferença é muito pouca!
Mas isso não quer dizer então que não vale a pena fazer musculação e construir músculos. A própria atividade de musculação, se bem intensa, provoca reações metabólicas no corpo que aumentam a queima de calorias em geral por até 36 horas após a atividade física. Isso não tem nada a ver com os músculos em termos de quantidade, mas sim com a intensidade da atividade e com o efeito que ela tem no metabolismo.
Além do mais, a musculação é que vai te dar o corpo perfeito, já que só atividades cardio vasculares não resolvem problemas de flacidez ou falta de tonalidade muscular.
Abraços,
Carmen