• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 26 de janeiro de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Saúde / Metabolismo / É possível acelerar o metabolismo?

É possível acelerar o metabolismo?

25 de janeiro de 2012 by Alexandra Bellino 6 Comentários

Acelerar Metabolismo
Compartilhe!

Pergunta: Eu gostaria de perder alguns quilos. Qual a melhor maneira de acelerar meu metabolismo?

Resposta:

por Katherine Zeratsky

Tentar acelerar seu metabolismo provavelmente não vai levar à perda de peso, ao menos não no nível que mudar sua dieta e seus hábitos alimentares vai, além de ser praticamente impossível. É um mito a ideia de que o metabolismo de uma pessoa normal pode se tornar lento demais e ocasionar ganho de peso, como conversamos no artigo anterior. Ainda fazendo referência ao artigo anterior, é importante entender que o que as pessoas se referem erroneamente como “metabolismo” geralmente é uma questão de eficiência do próprio corpo em processar alimentos e realizar seus processos básicos. Quanto você pesa realmente depende do número de calorias que você consome e de quanta atividade física você pratica, além da própria eficiência do seu corpo em processar tudo isso e essa eficiência é determinada também pelo que você come e quanta atividade física você pratica.

Raramente o ganho excessivo de peso é causado por um problema médico que torna o metabolismo mais lento, como a síndrome de Cushing ou uma glândula tireoide disfuncional (hipotiroidismo). É bom lembrar que hipertiroidismo não afeta o peso e quando afeta causa perda de peso e não ganho. Mas de qualquer forma, esses casos são raros. Não é o metabolismo o culpado da história no caso da grande maioria das pessoas com excesso de peso.

Então, foque-se nos fatores sobre os quais você tem controle. Eles podem ajudá-lo a gerenciar seu peso e possivelmente melhorar a eficiência de seu corpo.

• Calorias. Para perder peso, reduza o número de calorias em sua dieta. E tenha em mente que, ao envelhecer, pode ser que você precise diminuir esse número. Isso acontece porque a quantia de músculos tende a diminuir ao passo que você envelhece, levando a um aumento de gordura generalizado. O tecido adiposo queima menos calorias do que os músculos.

• Atividade física. Faça mais atividades e exercícios físicos. Isso é especialmente importante para prevenir recuperar o peso que você perdeu. Exercícios aeróbicos ajudam a queimar calorias e musculação ajuda você a manter e construir massa muscular. Ambos são importantes e devem ser praticados por homens e mulheres. Vale lembrar que mulheres não ficam musculosas praticando exercícios de musculação, não! Já foi falado inúmeras vezes nesse site, mas vale lembrar que para ficar musculosa a mulher precisa entrar num programa muito intenso de exercícios pesados, suplementos (incluindo hormônios) e alimentação adequada para esse fim. Não é o caso da maioria das mulheres que vai para academia para perder peso ou fazem execícios em casa então, nada de medo da musculação, mulherada!

Também é importante mencionar que você não precisa ir para a academia. Os melhores exercícios são aqueles que usam o próprio corpo como fonte de resistência e esse tipo de exercício pode ser feito em casa mesmo. Para ideias de exercícios, vá até um site como o You Tube que mostra milhões (literalmente) de vídeos de profissionais e amadores mostrando exercícios que se pode fazer em casa sem equipamento algum.

Se você está preocupado com seu peso ou acha que seu metabolismo anda lento demais, fale com seu médico. Ele pode checar causas médicas e ajudá-lo a adotar mudanças saudáveis no seu estilo de vida para auxiliar na perda de peso.

O mais importante, contudo, é tomar a inciativa! Vejo muita gente em sites na internet fazendo só perguntas e esperando passivamente que os outros as ajudem. Deixe de ser folgado(a)! A internet é a maior fonte de informações já existente sobre esse assunto de emagrecimento, mas isso não significa que o que você deva fazer é acessar um site qualquer desesperado(a) e postar uma pergunta pedindo para os outros te ajudarem! Corra atrás, comece a procurar e coletar informações, organize essas informações e não faça perguntas para os outros! Ninguém está trabalhando para você, nem tem obrigação de “prestar o serviço” de assistência ao seu processo de emagrecimento, ou seja, ninguém tem obrigação alguma de te ajudar de graça pela internet! Perguntas respondidas em comentários postados em artigos como no caso aqui desse site jamais irão resolver seu problema ou lhe esclarecer tudo o que você precisa saber para emagrecer e evidentemente, ninguém em sã consciência estará disponível para prestar auxílio extensivo de graça, não é mesmo?! Então fuja da tendência preguiçosa de entrar num site de emagrecimento e escrever meia dúzia de linhas explicando “o seu caso” e perguntando “o que você deve fazer para emagrecer”, pois a resposta não cabe no curto espaço que um simples comentário pode acomodar.

Se você não sabe fazer pesquisa e buscar informações por conta, sempre achando que precisa que alguém te ajude, minha dica pra você é associar-se ao Vigilantes do Peso. O sistema deles é todo organizado e estruturado para que você não precise mover uma palha, além de é claro, seguir as orientações. Eu não estou dizendo aqui que Os Vigilantes do Peso é a “minha” indicação para emagrecer ou que essa é a única opção que funciona. Longe disso! Na realidade, qualquer dieta coerente funciona… se você tiver disciplina e fizer realmente o que deve fazer. O benefício dos Vigilantes, no entanto, é a estrutura que é oferecida, principalmente para quem tem preguiça ou dificuldade de tomar as rédeas do próprio processo de emagrecimento sozinho.

Para pessoas mais proativas, no entanto, a internet e livros em geral sobre emagrecimento, oferecem tudo o que você precisa saber para comer direito e fazer os exercícios certos. É só começar a procurar e organizar as informações encontradas para futura referência.

Alexandra Bellino

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.


Compartilhe!

Arquivado em: Metabolismo Marcados com as tags: Queimar Gordura

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Sheila diz

    26 de janeiro de 2012 às 08:52

    Gostei do post, principalmente sobre a parte de termos de tomar a iniciativa. Quando procuramos na internet, conseguimos levantar milhares de infos sobre emagrecimento. Como dica, eu por exemplo, criei um diretório no meu computador onde organizo as infos que considero importantes. Mas, como tudo na vida, existe um porém: muitas infos divergem. Sobre uma mesma dúvida podem existir 2 ou mais opiniões diferentes, aí o ideal é conversar com um nutricionista.

    Responder
  2. Daiana diz

    26 de janeiro de 2012 às 09:47

    Você tem razão, essa questão da organização para perder peso é fundamental,eu chegeui aos 95kg e aí minha ficha caiu,graças a Deus,…e começei a estudar(literalmente),pesquisar,selecionar e agrupar formas de emagrecer a cada coisa nova e coerente que eu adicionava a minha mudança de hábitos:começei a tomar água(que eu quase não tomava),quando estava na rua e sentia muita fome em vez de atacar uma coxinha eu comprava frutas e ao chegar em casa me alimentava direito,adcionei verduras,troquei o arroz por integral,pão integral,sucos de frutas,enfim…fui adcionando e até hoje tenho feito assim e tem dado certo,graças a Deus;Comecei a fazer esteira em casa mesmo no final de fevereiro de 2011 e hoje estou com 68kg(tenho 1,70 de altura) e é como eu costumo dizer:perder peso e manter-se magro ou em forma é uma decisão diária,você faz escolhas diárias que refletem na sua vida;e no seu bem estar.

    Responder
  3. Iara - SC diz

    26 de janeiro de 2012 às 10:05

    Parabéns, pelo puxão de orelha, pois a maioria das pessoas que pedem ajuda, de como emagrecer, sabem o que fazer, e querem receber respostas achando que um dia vão emagrecer, como por milagre, continuando sentados no sofá assistindo televisão e ainda comendo salgadinho e tomando refri. Na minha opinião, emagrecer é uma questão de atitude, mudança e persistencia. Disciplina, muita disciplina. Um abraço

    Responder
  4. ANDREZIA diz

    26 de janeiro de 2012 às 12:04

    ADOREI ESSE ARTIGO…
    BEM DIRETO…

    Responder
  5. Margot diz

    27 de janeiro de 2012 às 08:25

    Amei o artigo.Só tendo seriedade em comentar o assunto, como foi feito é que nossa consciência pode despertar…

    Responder
  6. flavia diz

    27 de janeiro de 2012 às 16:16

    adorei este artigo, eu consegui emagrecer 20 kilos com dieta e nao usei se quer nenhum complemento, eu me diciplinei e consegui.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados