Pergunta: Eu gostaria de perder alguns quilos. Qual a melhor maneira de acelerar meu metabolismo?

Resposta:

por Katherine Zeratsky

Tentar acelerar seu metabolismo provavelmente não vai levar à perda de peso, ao menos não no nível que mudar sua dieta e seus hábitos alimentares vai, além de ser praticamente impossível. É um mito a ideia de que o metabolismo de uma pessoa normal pode se tornar lento demais e ocasionar ganho de peso, como conversamos no artigo anterior. Ainda fazendo referência ao artigo anterior, é importante entender que o que as pessoas se referem erroneamente como “metabolismo” geralmente é uma questão de eficiência do próprio corpo em processar alimentos e realizar seus processos básicos. Quanto você pesa realmente depende do número de calorias que você consome e de quanta atividade física você pratica, além da própria eficiência do seu corpo em processar tudo isso e essa eficiência é determinada também pelo que você come e quanta atividade física você pratica.

Raramente o ganho excessivo de peso é causado por um problema médico que torna o metabolismo mais lento, como a síndrome de Cushing ou uma glândula tireoide disfuncional (hipotiroidismo). É bom lembrar que hipertiroidismo não afeta o peso e quando afeta causa perda de peso e não ganho. Mas de qualquer forma, esses casos são raros. Não é o metabolismo o culpado da história no caso da grande maioria das pessoas com excesso de peso.

Então, foque-se nos fatores sobre os quais você tem controle. Eles podem ajudá-lo a gerenciar seu peso e possivelmente melhorar a eficiência de seu corpo.

• Calorias. Para perder peso, reduza o número de calorias em sua dieta. E tenha em mente que, ao envelhecer, pode ser que você precise diminuir esse número. Isso acontece porque a quantia de músculos tende a diminuir ao passo que você envelhece, levando a um aumento de gordura generalizado. O tecido adiposo queima menos calorias do que os músculos.

• Atividade física. Faça mais atividades e exercícios físicos. Isso é especialmente importante para prevenir recuperar o peso que você perdeu. Exercícios aeróbicos ajudam a queimar calorias e musculação ajuda você a manter e construir massa muscular. Ambos são importantes e devem ser praticados por homens e mulheres. Vale lembrar que mulheres não ficam musculosas praticando exercícios de musculação, não! Já foi falado inúmeras vezes nesse site, mas vale lembrar que para ficar musculosa a mulher precisa entrar num programa muito intenso de exercícios pesados, suplementos (incluindo hormônios) e alimentação adequada para esse fim. Não é o caso da maioria das mulheres que vai para academia para perder peso ou fazem execícios em casa então, nada de medo da musculação, mulherada!

Também é importante mencionar que você não precisa ir para a academia. Os melhores exercícios são aqueles que usam o próprio corpo como fonte de resistência e esse tipo de exercício pode ser feito em casa mesmo. Para ideias de exercícios, vá até um site como o You Tube que mostra milhões (literalmente) de vídeos de profissionais e amadores mostrando exercícios que se pode fazer em casa sem equipamento algum.

Se você está preocupado com seu peso ou acha que seu metabolismo anda lento demais, fale com seu médico. Ele pode checar causas médicas e ajudá-lo a adotar mudanças saudáveis no seu estilo de vida para auxiliar na perda de peso.

O mais importante, contudo, é tomar a inciativa! Vejo muita gente em sites na internet fazendo só perguntas e esperando passivamente que os outros as ajudem. Deixe de ser folgado(a)! A internet é a maior fonte de informações já existente sobre esse assunto de emagrecimento, mas isso não significa que o que você deva fazer é acessar um site qualquer desesperado(a) e postar uma pergunta pedindo para os outros te ajudarem! Corra atrás, comece a procurar e coletar informações, organize essas informações e não faça perguntas para os outros! Ninguém está trabalhando para você, nem tem obrigação de “prestar o serviço” de assistência ao seu processo de emagrecimento, ou seja, ninguém tem obrigação alguma de te ajudar de graça pela internet! Perguntas respondidas em comentários postados em artigos como no caso aqui desse site jamais irão resolver seu problema ou lhe esclarecer tudo o que você precisa saber para emagrecer e evidentemente, ninguém em sã consciência estará disponível para prestar auxílio extensivo de graça, não é mesmo?! Então fuja da tendência preguiçosa de entrar num site de emagrecimento e escrever meia dúzia de linhas explicando “o seu caso” e perguntando “o que você deve fazer para emagrecer”, pois a resposta não cabe no curto espaço que um simples comentário pode acomodar.

Se você não sabe fazer pesquisa e buscar informações por conta, sempre achando que precisa que alguém te ajude, minha dica pra você é associar-se ao Vigilantes do Peso. O sistema deles é todo organizado e estruturado para que você não precise mover uma palha, além de é claro, seguir as orientações. Eu não estou dizendo aqui que Os Vigilantes do Peso é a “minha” indicação para emagrecer ou que essa é a única opção que funciona. Longe disso! Na realidade, qualquer dieta coerente funciona… se você tiver disciplina e fizer realmente o que deve fazer. O benefício dos Vigilantes, no entanto, é a estrutura que é oferecida, principalmente para quem tem preguiça ou dificuldade de tomar as rédeas do próprio processo de emagrecimento sozinho.

Para pessoas mais proativas, no entanto, a internet e livros em geral sobre emagrecimento, oferecem tudo o que você precisa saber para comer direito e fazer os exercícios certos. É só começar a procurar e organizar as informações encontradas para futura referência.



Palavras-chave: Queimar Gordura