Não. O uso do DIU Mirena (e outros DIUs) estatisticamente reduzem as incidências de candidíase, principalmente porque a opção mais comum para mulheres que não usam DIU, a pílula anticoncepcional, definitivamente está ligada à candidíase. Então ao deixar de tomar pílula e adotar o DIU como método contraceptivo, a mulher passa a ter uma menor recorrência de candidíase.

É importante compreender que a candidíase é como a gripe, ela pode ocorrer inúmeras vezes na vida, por diversos motivos, então se uma mulher que trocou a pílula pelo DIU evetualmente tiver uma crise de candidíase, isso não significa que o Mirena foi a causa.
Existem sim fatores que aumentam a probabilidade de desenvolver candidíase, como notamos, a pílula, contudo o DIU Mirena não é uma delas. Qualquer ocorrência de candidíase durante o uso do DIU é apenas coincidência e deve ser investigado qual ou quais os outros fatores na vida, corpo e hábitos da pessoa que podem estar provocando a reincidência da doença.
Olá, tomo pílula anticoncepcional à uns 10 anos, por ter dismenorréia e recentemente descobri que sou Portadora da Endometriose, em Janeiro fiz uma videolaparoscopia para a retirada do nódulo. Não posso menstruar, pq posso ter reincidência da doença, tomo pílulas anticoncepcionais sem intervalo. Creio q a cândida tem sempre voltado devido a pílula, sendo assim, ainda há algo que fazer para reverter minha situação?
Olá Olinda,
O DIU Mirena é uma solução melhor para não menstruar sem ter candidíase como efeito colateral. Com a pílula não tem jeito, a candidíase sempre vai voltar e não há nada que você possa fazer.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura