Como perder o medo de fazer networking profissional

Tony Schwartz

Perder medo de fazer networking

Pode ser difícil encontrar confiança ao iniciar uma rede profissional. Uma leitora entrou em contato conosco para expressar sua preocupação com a necessidade de networking em sua nova carreira. Se você também está lutando para entender como fazer networking com confiança, confira o conselho de Tony Schwartz.

Pergunta:

Assumi um novo papel com o qual estou muito empolgada, fora a expectativa de me expor mais em público. Gosto muito dos meus colegas e estou ansiosa pelo que alcançaremos juntos este ano – mas o pensamento de fazer networking me deixa aterrorizada. Todo mundo não odeia fazer networking? Não seria melhor que todos nos concentrássemos apenas em fazer nosso trabalho? – Julia P.

Se networking é ver a luz morrer nos olhos de alguém enquanto você balbucia um “discurso de elevador”, então, sim, todo mundo odeia. Mas se é aprender algo que torna o trabalho mais divertido ou ouvir a história de um de seus heróis, talvez você possa ser persuadida?

De certa forma, estamos sempre alimentando nossa rede existente (encontrando pessoas que já conhecemos) ou construindo novas. E até mesmo essas redes existentes começaram de alguma forma – talvez você se associou a um clube, resgatou amizades de infância, manteve contato com ex-colegas de trabalho, ou fez amizades com amigos de um amigo. O ponto-chave é que se você manteve contato, sempre será porque você tem algo em comum.

Este trabalho está pedindo que você seja mais intencional em encontrar pessoas com esses interesses mútuos. Pesquisas dizem que pessoas com boas redes são mais bem pagas e promovidas, mas o argumento lógico nem sempre ajuda. A mudança de mentalidade que parece funcionar para a maioria das pessoas é pensar em dar em vez de receber.

Os diferentes tipos de rede

A professora da London Business School, Herminia Ibarra, fala sobre três tipos de networking:

Operacional: Para ajudar na sua função atual; quem pode ajudá-lo a entender melhor seu próprio trabalho?

Pessoal: Para elevar seu perfil; quais são as principais coisas pelas quais você quer ser conhecido?

Estratégico: Estar atento às tendências futuras; o que você não sabe?

Ibarra diz que um desafio é que as mulheres geralmente têm esferas de trabalho separadas ou amigos particulares. Os homens são mais propensos a jogar futebol, assistir esportes ou até mesmo jantar com contatos de trabalho (eles também têm menos amigos). Isso, por sua vez, significa que as mulheres são mais propensas a ver as redes como o uso de pessoas; além disso, é mais demorado e complicado gerenciar dois grupos separados.

O problema é que limitar nossas redes a pessoas com quem clicamos naturalmente significa que você provavelmente já sabe as mesmas coisas que elas. Para se tornar mais estratégico, enquanto se sente fiel a si mesmo, lembre-se de que as redes de sucesso são construídas em algo genuíno.

Como aumentar sua rede profissional

A melhor maneira de desenvolver redes profissionais é fazendo coisas em conjunto – pode ser um projeto dentro de sua organização, mas fora de sua área imediata, ou fazer algo com uma associação do setor ou grupo de ex-alunos.

Quem você admira por levar suas habilidades a outro nível e como você pode aprender com elas? Não precisa ser um evento com vinho e um palestrante de renome; pode ser pedir a cada um de seus colegas para indicar “o melhor chefe com quem já trabalhei” e convidá-los para um almoço e aprendizado.

Não se esqueça de que plataformas como LinkedIn e Twitter são um bom lugar para pesquisar grupos de interesse mútuo.

A rede profissional é mais do que informações comerciais. Serve como uma forma de construir relacionamentos que oferecem benefícios profissionais mútuos, tais como:

– Compartilhar informações e ideias do setor

– Aumentar a visibilidade da sua marca

– Criar oportunidades de colaboração

– Obter conselhos de carreira perspicazes

– Melhorar seu intelecto criativo

– Disponibilizar novos recursos

Se você planeja participar de um evento de networking em breve ou apenas deseja aprimorar suas habilidades de networking, vamos dar uma olhada em 16 maneiras de aprimorar seus esforços de networking:

1. Tenha cartões de visita digitais prontos

Em uma era digital, ter cartões de visita digitais econômicos permite que você edite facilmente suas informações de contato e demonstre como você é experiente em tecnologia, o que impressionará novos contatos.

Atualize seu cartão de visita digital com uma imagem profissional, título e verifique se sua biografia está atualizada. Compartilhe essas informações em várias redes e sempre envie para novos prospects ou pessoas que você conhece em eventos e conferências.

2. Observe a linguagem corporal

Durante a conversa, concentre-se na outra pessoa e observe suas respostas. Não fique olhando o telefone e preste atenção ao que eles estão dizendo e como eles estão dizendo.

Isso permite que você veja o que as motiva e ajuda você a obter informações sobre como essa nova conexão pode beneficiar seus interesses profissionais e a empresa que você representa. Ao fazer perguntas, observe a linguagem corporal deles e ouça atentamente o que eles dizem e como dizem.

3. Crie um sentimento de familiaridade

Em eventos onde as pessoas estão usando crachás, aproveite-os e use o nome da pessoa algumas vezes ao falar com ela. Isso não apenas ajuda você a conectar o rosto delas com o nome, mas cria um sentimento de familiaridade sobre o qual você pode construir confiança.

As pessoas gostam de fazer negócios com pessoas que conhecem ou com quem se sentem confortáveis, então faça tudo o que puder para que elas se sintam bem-vindas e reduza qualquer sensação de incerteza observando sua comunicação não verbal.

4. Pergunte sobre tópicos não relacionados ao trabalho

Pode parecer natural discutir assuntos de negócios durante um encontro, mas o networking bem-sucedido também envolve conhecer a pessoa como um todo. Pergunte sobre hobbies e outros interesses para encontrar um terreno comum para construir confiança e conexão com a pessoa com quem você está falando.

Claro, você pode perguntar sobre o cargo delas, mas fazer perguntas abertas sobre interesses pessoais pode ser o que você precisa para fazer a conversa fluir.

5. Tenha em mente o que você pode oferecer

Muitos networkers entram pensando no que esperam ganhar com o evento. Em vez dessa abordagem, tente criar uma lista do que você pode oferecer. Essa mentalidade de visão de futuro permite que você identifique oportunidades de negócios em vez de procurar itens que atendam às suas expectativas predeterminadas.

6. Peça ao seu contato o método de acompanhamento preferido

Depois de fazer um novo contato, pergunte como eles gostariam que vocês mantivessem contato. Pergunte: como você prefere manter contato? Ofereça várias opções como:

– E-mail

– Telefone ou apps de telefone

– Perfil do LinkedIn

– Páginas de mídia social de negócios

Ao perguntar o método de acompanhamento preferido do seu novo contato, você está garantindo as informações de contato mais bem-sucedidas que permitirão que você desenvolva o novo relacionamento.

7. Rede nas mídias sociais

Nesta era digital, não negligencie as oportunidades que os meios de comunicação social, como Facebook, LinkedIn e Instagram, oferecem aos empresários.

Conectar-se com pessoas nas mídias sociais permite que você se comunique com outras pessoas em seu setor, marque-as em suas postagens e promova seus projetos, o que ajuda a construir uma rede forte com conexões significativas e benéficas.

8. Rede fora do expediente

Esteja você em uma conferência presencial ou participando de sessões de networking virtual, aproveite as oportunidades de networking fora do expediente.

Durante as conferências presenciais, muitos participantes vão a um bar ou clube para relaxar. Faça o mesmo, mesmo se você não planeja tomar uma bebida. Certifique-se de preparar uma linha de abertura para que a aproximação dos participantes seja fácil.

9. Pule sessões e socialize

As conferências geralmente são repletas de sessões consecutivas. Não há problema em pular um ou dois e ficar no corredor ou na área comum para procurar oportunidades de networking. Seja amigável e inicie conversas com pessoas que você conhece de sessões anteriores. Muitas pessoas frequentam esses eventos justamente para fazer networking e nem assistem às palestras ou cursos. É claro que isso depende do evento. Se é esperado que você participe dessas atividades, não dê bola fora!

10. Abandone o discurso do elevador

Embora breves discursos de elevador sejam populares em situações de vendas, você deseja que seus esforços de networking criem conexões autênticas. Inserir seu discurso em uma conversa fará com que seu novo contato pense que você está lá apenas para as perspectivas de negócios.

Não há problema em se vender no momento certo, mas em suas tentativas iniciais de networking, atenha-se ao básico e faça perguntas não relacionadas ao setor para conhecer seu contato em potencial como pessoa, e não como cargo.

Você pode, contudo, ter algo como o discurso de elevador para explicar aos outros o que você faz. Já conversei com pessoas que levavam vários minutos para explicar o que faziam. Acaba sendo confuso e tedioso para quem está ouvindo, principalmente se o que você faz é complicado. Se você é médico cardiologista, explicar o que você faz é bem fácil. Mas se você está em uma área mais complexa, lida com pesquisa científica ou algo que não é óbvio e que é preciso explicar, tenha um discurso pronto para dar essa explicação de forma breve, mas satisfatória. Você não quer que seu interlocutor fique confuso e acabe não dando valor para você como contato.

11. Seja Rápido

Não monopolize o tempo dos outros. A conversa deve ser uma via de mão dupla.

Se você perceber que está carregando o peso da conversa, encerre as coisas e siga em frente. Seu tempo é valioso, então não o desperdice com um contato em potencial que pode não dar certo.

12. Tome Notas

Depois de obter as informações de um novo contato comercial, faça algumas anotações simples para ajudá-lo a lembrar da interação. Isso permitirá que você mantenha a conexão na próxima vez que se envolver com eles, fazendo com que seus esforços pareçam mais genuínos e significativos.

13. Recrute uma borboleta social

Se você é um introvertido que luta para desenvolver um potencial contato, peça a um colega de trabalho mais extrovertido que seja uma borboleta social para participar do evento com você e ajudá-lo a construir relacionamentos.

Como essa pessoa tem habilidades sociais mais extrovertidas, ela facilmente quebrará o gelo e facilitará a conversa. Isso evitará que você perca as principais oportunidades de networking.

14. Melhore sua presença no LinkedIn

Se o distanciamento social o impedir de participar de conferências presenciais ou se seu orçamento de rede for pequeno, recorra ao LinkedIn para ajudar a aumentar suas habilidades de rede.
Carregue apresentações de slides, compartilhe conteúdo e participe de grupos do setor para construir sua rede virtual. Aproveite as menções “@” para atrair contatos em potencial.

15. Sempre acompanhe… Eventualmente

Após uma sessão de networking bem-sucedida, você precisa fazer o acompanhamento para continuar a construir um novo relacionamento.

O acompanhamento é uma ótima maneira de deixar seu novo contato saber que você está falando sério. Seja prestativo, generoso e atencioso ao se reconectar após a conversa inicial.

Você pode ficar tentado a enviar imediatamente um convite do LinkedIn ou acompanhar com um e-mail. Para obter os melhores resultados, espere até o dia seguinte, pelo menos, para fazer o acompanhamento. Você não quer sobrecarregar seu novo contato ou parecer ansioso demais.

16. Saiba que os relacionamentos levam tempo

Apesar de todos os contatos iniciais que você fez durante um evento de networking, você sabe que os melhores relacionamentos levam tempo para serem cultivados.

Não fique desanimado se nenhum novo relacionamento se formar a partir de seus esforços de networking mais recentes. Continue a alcançar, quebrar o gelo e desenvolver relacionamentos críticos com outras pessoas em seu setor.

Esteja sempre animado e otimista em relação ao networking e ofereça-se para ajudar as pessoas. A generosidade é a moeda dos bons relacionamentos.

Use estas dicas de rede para construir novos relacionamentos

Esteja você embarcando em uma busca de emprego ou procurando construir sua rede profissional, networking eficaz exige tempo e esforço.

Não tenha medo de sair da sua zona de conforto e conhecer novas pessoas. Aproveite os eventos de networking virtuais e presenciais. Use este conselho de rede para iniciar interações significativas com colegas de trabalho e outras pessoas em seu setor específico.

Construir conexões profissionais levará a novas oportunidades e parceiros de negócios.

Perguntas frequentes

O que é um discurso de elevador?

Um discurso de elevador é um discurso breve e planejado que vende você e suas credenciais para um contato de rede ou cliente em potencial.

Quais habilidades eu preciso para fazer networking?

Para fazer networking com sucesso, você precisará de habilidades sociais, habilidades de escuta ativa e bons hábitos de comunicação não verbal.

É um desafio aprender a fazer networking?

Não, com alguma prática, é simples construir relacionamentos comerciais e estabelecer conexões significativas no setor.

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2 comentários em “Como perder o medo de fazer networking profissional”

  1. O único fail do Tony Schwartz for ter escrito um livro com o Donald Trump! Agora o coitado tem que ir na TV dar entrevista pra deixar claro que ele não compactua com as maluquices do Trump.

    O artigo foi muito bom! Eu faço nas calças quando penso em ter que fazer networking num evento com um monte de gente que eu nunca vi na vida. Vou aplicar algumas das dicas. Valeu!

    Responder
    • hahahaha ele escreveu um livro com o D. Trump é? Nem sabia! Vi ele na CNN internacional uma vez falando mal do Trump como se conhece o cara profundamente. Achei estranho, mas agora faz sentido. Ele provavelmente escreveu o livro inteiro porque não consigo imaginar aquele estrume do Trump sendo capaz de escrever uma linha sequer de um livro!

      Responder

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