A síndrome do impostor é um mecanismo de autossabotagem em que a pessoa é incapaz de reconhecer os próprios talentos e conquistas. Chama-se ‘síndrome do impostor’ ou ‘síndrome da fraude’ porque a pessoa acredita que o que quer que tenha ocorrido de bom em sua vida e o sucesso que tenha conquistado deve ser mera obra do acaso ou fruto da sorte, ajuda de aluguém ou de algum fator externo, pois ela não se considera capaz de ter conseguido o que tem.
Como a cobiça nos leva a perder oportunidades
Cobiça não é só ambição desenfreada por bens materiais, cobiça é um estado de “querer” mais e mais, um desejo pelo exagero e vontade de se ter/fazer/ser mais do que se pode dar conta.
Como progredir mesmo sem autoconhecimento suficiente
Eu acabei de ler o livro fascinante de Tim Wilson, Strangers to ourselves: Discovering the adaptative unconscious (Estranhos perante nós mesmos: descobrindo o inconsciente adaptável, numa tradução aproximada – o livro ainda não foi publicado em português). Trata-se de uma sinopse sucinta de uma série de pesquisas científicas que dizem em alto e bom tom: […]
Você é otimista, pessimista ou realista?
O batido clichê do copo meio cheio ou meio vazio separa otimistas de pessimistas, mas tem gente querendo sair pela tangente e ficar em cima do muro, se autodenominando “realista”. Será que é assim mesmo? Em trabalhos que realizo com grupos, seja em empresas, escolas ou cursos, em torno de 50% das pessoas, ao serem […]
Você é esperto?
Perspicácia é a qualidade da pessoa atenta, sagaz, esperta. Perspicaz é aquela pessoa que pega tudo no ar, entende com meias palavras e possui proatividade para tomar a iniciativa de buscar soluções e aplicá-las com autoconfiança. De todas as características pessoais que podem influenciar positivamente o sucesso, a perspicácia é talvez a mais importante, pois garante que a pessoa compreenderá o que deve fazer, tendo clareza de pensamento e proatividade para seguir adiante.
O que é pusilanimidade?
Pusilanimidade é o medo, a covardia de enfrentar os desafios que a própria vida apresenta.
Integridade pessoal
A grosso modo, a pessoa que mente para si mesma para proteger seu ego do sofrimento não consegue ser excelente nunca, pois a excelência exige esforço. Esforço, por sua vez, é algo que exige que a pessoa deixe sua zona de conforto e ponha a mão na massa, ou seja, se obrigue a enfrentar medos emocionais.
A frustracao, o drama e a preguica
Como saber se você é do tipo que “olha e não vê”? É claro que, à primeira vista, todo mundo se acha esperto, mas suas experiências passadas podem revelar muito sobre seu perfil e, acredite em mim, é melhor ser sincero consigo mesmo e admitir as próprias limitações do que mascará-las em nome de uma […]
O que é flexibilidade pessoal?
A flexibilidade pessoal é uma soma entre a disciplina e a proatividade e ponto fundamental no comportamento excelente. A pessoa que só tem disciplina, mas não tem outras qualidades, principalmente a determinação, acaba fazendo tudo muito direitinho, mas sem propósito algum, sem ânimo e, muitas vezes, acaba caindo na armadilha de fazer a coisa errada.
O que é liderança pessoal?
Antes de ser líder dos outros, o indivíduo precisa liderar a si mesmo. Esse conceito vem sendo amplamente discutido nos meios de auto-ajuda, tendo sido muito reforçado nas duas últimas décadas por autores como Stephen Covey.