“Se eu tivesse que escolher uma qualidade, uma característica pessoal que eu reconheço como a mais relacionada ao sucesso, em qualquer área, eu escolheria a persistência. O desejo de lutar até o final, ser nocauteado 70 vezes e se levantar do chão dizendo: ‘Aí vem a 71ª vez!’”
Richard M. Devon

Não existe sucesso barato. Se queremos ser bem sucedidos, temos que pagar o preço. E a estrada para o sucesso é longa e cheia de obstáculos. Não é de se espantar que a maioria das pessoas pare em algum momento depois de se deparar com os obstáculos. Apenas algumas pessoas têm a persistência de seguir em frente e essas são as poucas pessoas de sucesso.

A persistência é essencial. Na verdade, a persistência é uma das características mais importantes que as pessoas bem sucedidas têm em comum. Não há outra maneira de ter sucesso que não desenvolvendo a persistência em sua vida e eu gostaria de partilhar sete maneiras de desenvolvê-la aqui.

Aqui vão:

1. Aprenda a vida das pessoas bem sucedidas.

Compreender que as pessoas bem sucedidas precisam ser persistentes para atingir o sucesso vai inspirá-lo a ser persistente também. Então, descubra e leia as histórias de vida das pessoas bem sucedidas ao longo da história. Apesar de as pessoas as reconhecerem somente por suas conquistas, ao ler suas histórias você entenderá a persistência de que elas precisam no caminho para o sucesso.

2. Espere um caminho difícil, não um fácil.

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas desistem cedo é ter expectativas erradas. Elas esperavam que o caminho fosse fácil e se surpreenderam quando descobriram que a realidade era oposta. Seu entusiasmo rapidamente se esvai e elas se desmotivam.

Então, comece sua jornada com as expectativas certas. Como eu disse acima, não existe sucesso barato. Espere um caminho difícil, não um fácil, e você estará mentalmente preparado quando se deparar com a realidade.

3. Não subestime o tempo necessário.

Assim como você não deve subestimar a dificuldade do caminho que você está prestes a seguir, também não subestime seu comprimento. É claro que todos querem atingir sucesso instantâneo. Mas isso, infelizmente, não é realista. A jornada rumo ao sucesso é uma maratona, não os 100 metros rasos, então se prepare para isso.

4. Tenha um grande porquê.

Para manter a persistência, você precisa de uma grande fonte de motivação. De que outra maneira uma pessoa poderia continuar tentando e tentando sem tamanha motivação? E tal motivação forte vem de seu propósito. Em primeiro lugar, você precisa saber por que você quer conquistar aquele objetivo. E o seu porquê tem que ser maior que os obstáculos. Quanto maior o seu porquê, melhor.

5. Aprenda a lidar com o fracasso.

Como o fracasso é uma certeza no caminho para o sucesso, saber lidar com ele é essencial. Ao saber lidar com o fracasso, você conseguirá manter sua persistência. Por outro lado, não saber lidar com ele logo vai sugar sua energia mental. Então arme-se com as melhores táticas para superar o fracasso.

6. Encontre parceiros.

As coisas serão muito mais fáceis se você arranjar parceiros que possam encorajar uns aos outros. Eles podem encorajá-lo quando você está em tempos de vacas magras e você pode fazer o mesmo por eles. Além disso, seus parceiros podem ensiná-lo lições valiosas a partir de suas experiências, de modo que você não precisará aprendê-las da maneira mais difícil.

7. Minimize seu estresse.

Para conseguir manter sua persistência por bastante tempo, você deve minimizar os ralos de sua energia mental. O estresse é um dos ralos que você precisa aprender a administrar. Se você não o fizer, você não conseguirá se manter na linha por muito tempo. E mesmo que você consiga, você não conseguirá dar o seu melhor depois de ter perdido tanta energia. Então arme-se com táticas para minimizar o estresse e preservar sua energia.