Determinação é a certeza íntima de direcionamento. Ser determinado é ter metas claras e definidas e uma convicção plena de que irá alcançá-las. A pessoa determinada possui uma vontade inquebrantável de atingir seus objetivos e tira sua motivação dessa fonte inesgotável de energia.

Determinação não é esperança ou vontade desejosa. Dizer que sua meta é ser feliz ou ser um sucesso não representa determinação de fato, somente ingenuidade quanto aos próprios propósitos pessoais e mecanismos da vida. Quem não tem metas não pode ser determinado, pois a determinação vem justamente do impulso para atingir algo definido e claro. Esperança é uma vontade fraca, uma vontade passiva de quem apenas espera, mas não age em prol do que quer. Ideais e clichês como ser feliz e ser um sucesso também não representam metas, pois são apenas desejos normais, além de não serem claros, definidos ou mensuráveis.

Para ser determinado, portanto, é necessário definir metas muito objetivas e claras de forma que elas possam ser explicadas em detalhes e mensuradas, de preferência, quantitativamente. Depois das metas vem a força interior e a certeza de que o que se deseja será alcançado. Essas duas coisas juntas formam a determinação. Metas sem força e certeza jamais são concretizadas; força sem metas é apenas intenção, esperança.



Palavras-chave: como desenvolver a determinação, como ser determinado, determinada, determinado