Compartilhe!

Quando a vida fica conturbada, recarregue as energias para recuperar a motivação.

Você sente que está trabalhando mais, mas produzindo menos? Você já se sentiu esgotado e estagnado? Se você está balançando a sua cabeça positivamente, você não está sozinho. Nós vivemos em uma época maravilhosa, repleta de oportunidades e é animador pensar em tudo que você pode fazer, mas também pode ser exaustivo!

Não somos máquinas. Após fazermos tantas atividades, sentimo-nos esgotados, emocionalmente reprimidos e estagnados. Mesmo assim, nós raramente paramos para nosso corpo poder recarregar as energias. Freqüentemente, é o tempo que diz quando devemos fazer uma pausa e não nosso corpo. Nós estamos condicionados a pensar que quanto mais precisa ser feito, mais tempo deve ser gasto trabalhando e menos tempo “reabastecendo” o corpo. Esse pensamento causa um estranho senso de obrigação de que devemos sacrificar nosso bem-estar por causa da pressão do tempo e das exigências da própria situação.

Apesar de parecer contraditório, durante os tempos mais caóticos, o que precisamos mesmo é de mais tempo para recarregar as energias. Temos uma necessidade primária por lazer e recreação – contudo, na condição de humanos com vontade própria e livre arbítrio, nós podemos renegar essa necessidade, passar por cima de nossos instintos e ir contra a natureza. Nós nos convencemos de que não há limites para nosso corpo, que assim como a ciência produz máquinas melhores, mais rápidas, mais confiáveis e mais estáveis, nós também podemos afiar nossas habilidades modificando nossa natureza.

Muitos de nós procuram treinar a si mesmos para precisarem de menos tempo de descanso – dormem menos, relaxam menos, descansam menos –, fazerem mais e estenderem seus limites além do natural. Mas, goste ou não, há, sim, um limite, e se continuarmos violando as exigências da natureza, abusando de nós mesmos, nós pagaremos o preço – como indivíduos e como sociedade.

Em qualquer esfera da sua vida, para recarregar as energias e se motivar, é importante dar a si mesmo intervalos para descanso. Esses intervalos garantirão a você o tempo e o espaço necessários para redirecionar seu foco e sua energia. Com o tempo, aprendi a fazer alguns intervalos e focar minha atenção em pequenas atividades que descansam o lado esquerdo do meu cérebro e acendem minha paixão interna. Após esses pequenos intervalos, eu geralmente percebo que minha produtividade aumenta, bem como a qualidade do meu trabalho.

Algumas atividades a que eu comecei a me dedicar:

– Organizar meu escritório. Eu realmente precisava organizar todos os meus arquivos na semana passada? Não. Os arquivos podiam esperar, mas organizar os arquivos me permite limpar e recarregar minha energia mental. Quando eu terminei, eu tinha energia para produzir mais.

– Fazer uma colagem. Eu também não precisava fazer essa colagem, mas fazer arte me faz desligar meu cérebro de modo que eu rejuvenesço.

– Escrever em meu diário. Há uns dois anos atrás, eu comecei a escrever um diário. Para mim, é um alívio enorme chegar ao final do dia e escrever, rabiscar ou colar algumas fotos nas páginas.

Além de fazer intervalos, é importante observar como você conversa consigo mesmo. Você está focando mais no que você quer que aconteça ou no que você NÃO quer que aconteça? Você costuma dizer a si mesmo: “Não vou procrastinar”? Você provavelmente tem uma lista enorme de coisas que não quer fazer. Essa lista está sugando a energia daquilo que você quer fazer.

Pare e pense no que você quer fazer. Em que você quer trabalhar hoje? É claro que você pode não QUERER fazer o que precisa, mas você quer se livrar desses afazeres, o que só vai acontecer se você tomar uma atitude. A chave é enfatizar o “seguir adiante” e usar a linguagem que vai ajudá-lo a conquistar seus objetivos. Você quer ser o líder de sua própria torcida.

Mensagem pra levar pra casa:

Você está no controle. Reconheça quando você se sente esgotado e quando não tem motivação. Ao invés de se punir e tentar se focar no que você deveria estar fazendo, reconecte-se com seu compasso interior e defina o que você quer fazer. Então, deixe a recarga de energia começar!


Compartilhe!