Entusiasmo é aquela energia contagiante, aquele impulso incontrolável para a ação, aquela força que mantém as chamas da motivação, da persistência e da paixão acessas. O entusiasmo não é uma qualidade em si, tampouco uma condição que uma vez conquistada, é sua para sempre.

O entusiasmo é como uma fogueira – é preciso continuar colocando lenha, continuar alimentando o fogo para que ele persista. Se você der uma olhada na pirâmide das realizações, você compreenderá que quanto mais pró-ativa e equilibrada é a base da personalidade da pessoa, mais ela consegue atingir condições de entusiasmo e mantê-las por longos períodos de tempo.

A princípio, qualquer pessoa é capaz de sentir e manter o entusiasmo por certo período, mas quando determinadas características na base de sua personalidade estão faltando, o fogo do entusiasmo dura pouco. Não ter essas características ou ter esses pontos mal trabalhados afeta a pessoa emocionalmente e mentalmente e resulta em atitudes e crenças que sabotam a energia que a impulsiona para frente. Baixa auto-estima, baixa inteligência emocional, falta de pró-atividade e de autoconfiança minam os esforços e boicotam qualquer energia que brote para a conquista de algum objetivo.



Palavras-chave: como ter mais motivação, determinação, entusiasmado, mais energia, Motivação, persistência