• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Home
  • Login
  • Entre em contato
  • 16 de agosto de 2022

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Dinheiro
  • Educação
  • Negócios
  • Saúde
  • Vida
Você está em: Home / Vida / Desenvolvimento Pessoal / Motivação / Motivação no trabalho em 12 passos

Motivação no trabalho em 12 passos

Steve Pavlina 6 Comentários

Compartilhe!

Não importa o quanto você ame seu trabalho, há vezes em que sua motivação simplesmente vai por água abaixo. Pode haver uma série de razões para isso, mas o que importa é que acontece com todo mundo em algum momento. Se você seguir as dicas simples que darei aqui, você pode recuperar sua motivação e conquistar um novo senso de direcionamento, de que você está sentindo falta:

1. Seja honesto consigo mesmo. Admita estar desmotivado e que você precisa fazer algo com relação a isso. A honestidade é sempre, sempre o melhor caminho.

2. Por que você está aqui? É fácil se sentir como um mero dente de engrenagem em uma grande máquina às vezes, então você precisa se lembrar da sua importância no cenário final da empresa como um todo e do impacto que suas atividades diárias têm em sua carreira. Se você não enxergar o que faz como importante ou de qualquer significância para você e sua vida profissional, talvez seja por isso que você não consiga se sentir motivado! Comece a pensar em uma mudança de emprego ou de carreira.

3. Para quem você está fazendo isso? Você está trabalhando para sustentar sua família, seus pais, ou para, gradativamente, construir sua carreira? O que quer que seja que o tenha motivado a aceitar esse emprego em um primeiro momento, ponha um lembrete disso em sua mesa. Você agora tem um lembrete diário do por que você faz o que faz.

4. Leia livros motivacionais. Pode parecer bobo, mas ler um bom livro motivacional pode realmente acender uma chama em você novamente.

5. Evite colegas de trabalho negativos. Um dos grandes ralos da sua motivação é estar cercado por pessoas negativas. Se você se sente sugado após conversar com essas pessoas, então há um problema. Peça para mudar de mesa e explique o por que da melhor maneira possível.

6. Pôsteres motivacionais. Tudo bem, isso pode ser um pouco clichê e tem uma indústria inteira na internet baseada em tirar sarro disso, mas pôsteres ou mensagens motivacionais que você vê todos os dias está longe de ser uma ideia ruim. Afinal, você está melhor cercado por mensagens positivas do que negativas, certo? Ser cínico é fácil – ter fé em algo é que requer trabalho.

7. Converse. Se você se sente brigando com sua motivação, então converse com alguns colegas de trabalho confiáveis ou mesmo com seu chefe – se eles estiverem abertos a esse tipo de conversa. A maioria das empresas quer que você seja feliz e produtivo e está mais que disposta a ajudá-lo a reencontrar seu caminho.

8. Fofocas de trabalho. Evite, evite e evite as fofocas de trabalho o máximo que puder. Esse tipo de coisa geralmente é criado por pessoas que não nada melhor a fazer do que distraí-lo do que você tem que realmente fazer – com olhos no que você está fazendo. Fofocas de trabalho não têm propósito algum, são extremamente prejudiciais e essa mesma pessoa provavelmente vai estar fazendo fofocas sobre você amanhã, semana que vem ou mês que vem.

9. Distancie-se. Se você está se batendo com um projeto específico ou um problema no trabalho, não fique batendo a cabeça na parede – distancie-se por uma hora ou duas e depois retorne a ele. Esse pequeno intervalo vai ajudar sua mente a pensar em uma solução para o problema que você precisa resolver – a mente humana é uma solucionadora de problemas maravilhosa, se você der uma chance a ela.

10. Cheque sua postura. Você se senta esparramado em sua cadeira o dia inteiro? Esse é o sinal fisiológico completamente errado que você quer dar ao seu corpo. Se você adotar uma postura depressiva e desmotivada, suas emoções vão se adequar a ela. Tente sentar-se direito e veja como isso muda seu humor quase instantaneamente.

11. Beba água. É incrível a frequência com que a desidratação pode fazê-lo se sentir sugado, letárgico e sem inspiração. O corpo humano é composto por 80% de água, então ela precisa ser reposta o dia todo. Tomar alguns copos de água todos os dias pode fazer você se sentir mais energizado do que você imagina – é seu combustível, então use-o.

12. Comece da mesma maneira que pretende terminar. Você se levanta pela manhã e bate o dedinho do pé. Depois, você derruba pasta de dente em sua camisa. Daí o carro não pega. Ótimo, mais um “daqueles dias”. Você acabou de definir seu estado emocional para o resto do dia e vai quase gostar de ver as coisas ficarem piores – é uma prova de que você estava certo. Seu estado emocional pode ser mudado em um minuto se você olhar para uma foto de seus filhos, seu bicho de estimação favorito ou assistir a um vídeo motivacional (se isso for permitido em seu ambiente de trabalho) ou ler um artigo.

Você é o que acredita ser. Nunca se esqueça disso.

Steve Pavlina
Steve Pavlina

Steve Pavlina começou como blogueiro, escrevendo artigos sobre desenvolvimento pessoal, e hoje é palestrante e consultor renomado internacionalmente. O blog de Steve, www.stevepavlina.com, é um dos sites de autoajuda mais visitados na web. Seu primeiro livro, Pessoas inteligentes sabem o que querem, ficou várias semanas no topo da lista de livros mais vendidos nos EUA.

www.stevepavlina.com

Compartilhe!

Arquivado em: Motivação

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Franklin Martins Neto diz

    24 de janeiro de 2012 às 08:24

    Bom Dia

    Este som permite diferenciar o inicio do dia, pois é de mão dupla, também ouvirá e isto representa o tratamento que se dá e se recebe.

    Incorporar essas 12 condutas realmente é sábio.

    Parabéns pela oportunidade desta Terça-feira

    Tenham um otimo dia.

    Responder
  2. Antônio diz

    24 de janeiro de 2012 às 08:29

    A medida. Que os anos passam ,você sente a cobrança da vida , vem as vitorias e também as derrotas , e o ciclo da vida , aí nasce a espiritualidade ,o sentido de viver , eu estou aqui para crescer , deixar um legado ,tipo ,se morrer hoje , o que deixo para a humanidade. ? Pois só. O dinheiro , as compras de serviços ,ou mercadorias ,em determinado momento ,não entrega mais o sentimento de realização . Talvez aí , more uma questão chave na vida. De um homem

    Responder
  3. Carlos Sá diz

    24 de janeiro de 2012 às 13:21

    Não tenho interesse.
    Só leio a Bíblia, faço cálculos, estudo matemática e a nossa gramática slém de está fazendo um livro. Como podem perceber, o tempo está mais ocupado. Só me resta tempo para a minha família.
    Carlos

    Responder
  4. João M Di Napoli diz

    24 de janeiro de 2012 às 15:53

    Gostaria de enviar via email Motivação no Trabalho em 12 Passos
    Att
    João

    Responder
    • Amanda B diz

      24 de janeiro de 2012 às 16:07

      João,

      Copie o link desse artigo (o endereço que aparece na barra de navegação) e cole num email… ou copie o texto e cole num email. Ou encaminhe o email que você recebeu com o aviso desse artigo (e que contém um link para o mesmo). Sério, você não sabe fazer isso? Você espera que a equipe deste site faça isso pra você como se fossem seus empregados?!

      Amanda

      Responder
  5. NADYA diz

    26 de junho de 2012 às 11:41

    “VOCÊ É O QUE ACREDITA SER”
    É EXATAMENTE ISSO Q ESTA FALTANDO PARA MIM!
    ACREDITAR…
    VOU APLICAR OS 12 PASSOS.
    VALEWWWWWWWWW

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Receba em seu e-mail:

Assine para receber gratuitamente dicas exclusivas e notificações de novos artigos:





Siga no Facebook

Guia da Vida

Últimos artigos

Garra Paixão e Persistência

Como desenvolver a persistência?

Superar a baixa autoestima

Seja mais confiante: 10 maneiras de superar a baixa autoestima

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa?

Superar a indecisão

7 passos para superar a indecisão

A arte da desistência

A Arte da desistência: Como saber a hora certa de abrir mão de uma meta?

A Felicidade muda com a idade

Como a felicidade muda com a idade

Como escrever um plano de negócios

Como escrever um plano de negócios, passo a passo

Como Investir em Ações

Como investir em ações

Como Vender Ações

Como vender ações: um guia de 3 etapas para iniciantes

Perder medo de fazer networking

Como perder o medo de fazer networking profissional

Copyright © 2022 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados