A auto-organização é o grande segredo da produtividade. Se você buscar os motivos pelos quais não produziu tanto quanto gostaria em alguma situação, chegará à conclusão de que o motivo foi a desorganização. A falta de organização é notada através da dificuldade em lidar com a interferência de fatores externos, a má administração do tempo disponível, a não sistematização das atividades que fizeram com que você levasse mais tempo do que o necessário para realizar algo e a influência de hábitos negativos.
Vontade e intencionalidade, apesar de serem fatores importantes, não bastam para que você consiga realizar suas metas. Faça uma retrospectiva de sua vida: quantas metas você já deixou de realizar por falta de organização, mesmo desejando intensamente realizá-las?
Aproveito para esclarecer que o fato de alguém se tornar organizado não implica em inflexibilidade (uma pessoa metódica, que faz as coisas sempre do mesmo jeito numa rotina cansativa e interminável). Pelo contrário, o principal fator da auto-organização é a flexibilidade, ou seja, ninguém consegue ser realmente organizado agindo de forma inflexível. Isso porque vivemos num ambiente onde os fatores externos interferem em nossas vidas constantemente. A habilidade da auto-organização é justamente conseguir lidar com esses fatores da forma mais coerente e flexível possível para que as metas pessoais sejam alcançadas sem que a pessoa sinta ansiedade ou stress por ter que lidar com o inesperado.
Três níveis de auto-organização
A maioria das pessoas pensa que organização é somente a arrumação de papéis, a administração do tempo e a organização de atividades e tarefas. Existem ainda dois outros níveis de auto-organização cujo desenvolvimento pode ser muito útil. São eles: a organização psicológica e a organização mental. A primeira está relaciona à inteligência emocional, à capacidade de gerenciar os sentimentos e emoções e utilizá-los de forma coerente e adequada. A segunda envolve raciocínio, concatenação e comunicação de ideias, inteligência espacial e criatividade.
Ser organizado integralmente significa dominar a organização pessoal nesses três níveis, sendo uma pessoa com pensamentos e emoções organizadas que também consegue administrar bem o tempo, ser pontual, cumprir metas e manter a vida física organizada. Isso pode parecer até mesmo utópico para algumas pessoas, mas veja que esse nível integral de auto-organização é a ponta do iceberg! Ele demonstra maturidade e controle em uma série de outros aspectos na vida.
Abaixo listo alguns livros que recomendo para aprender a se organizar melhor.
Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!
[ds_layout_sc id=”3832″]
A desorganizaçao faz com que boas ideias e metas se percam e nos faz sentir perdido sem motivaçao e sem uma base de onde começar.
Muito bom artigo,obrigado.
A desorganizaçãqo é como um cupim que acaba com a possibilidade de atingirmos nossas metas
Preciso me organizar espero que estas dicas me ajude.
sou cronicamente desorganizada,deixo sempre as coisas para depois, nunca consigo terminar o que começo a fazer, estou desesperada preciso de ajuda.Este texto pode me ajudar, espero.