• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Home
  • Login
  • Entre em contato
  • 14 de agosto de 2022

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Dinheiro
  • Educação
  • Negócios
  • Saúde
  • Vida
Você está em: Home / Vida / Desenvolvimento Pessoal / Sucesso / Conheça as suas possibilidades

Conheça as suas possibilidades

Franciane Ulaf 9 Comentários

Possibilidades
Compartilhe!

Se eu lhe pedisse para citar as principais razões pelas quais você ainda não conquistou tudo o que deseja conquistar na vida, ou por que seu desempenho não corresponde à sua capacidade, você provavelmente citaria desorganização, falta de foco, falta de persistência, dificuldades financeiras, pessimismo, perfeccionismo e por aí vai, não é mesmo?! Sim, você estaria certo em parte! Nossas dificuldades pessoais pesam negativamente quando estamos tentando conquistar nossos sonhos.

Há uma razão, contudo, que provavelmente não passou por sua cabeça, justamente por esse motivo! Você não conhece todas as suas possibilidades, você não sabe do que é capaz ou o que pode fazer. Você não sabe ao certo quais são suas possibilidades! É claro que é impossível termos total onisciência nesse ponto! Ninguém pode conhecer plenamente todas as suas possibilidades ou ter total noção de sua capacidade, por mais autoconfiante que seja.

Uma abertura pequena, no entanto, em sua forma de pensar e de ver o mundo pode descortinar um mar de possibilidades que você jamais pensou ser possível para você. Ok, mas como assim?!

Tudo parte de sua linha de raciocínio! A maioria das pessoas raciocina em círculos, ou seja, elas possuem respostas prontas em suas mentes para justificarem as razões que as impedem de agir. O raciocínio é curto, conclusivo e alimenta o problema causando o efeito de “círculo”.

– Eu não gosto do meu trabalho, não me sinto satisfeita, odeio meu chefe, meu salário é insatisfatório.

– Então, por que você não pede demissão?

– Porque eu não posso me dar ao luxo de ficar desempregada!

Ponto final nessa questão, não há mais raciocínio, não há possibilidades, aceita-se pacificamente o “destino cruel” que a vida impôs!

Se você dedicar algum tempo estudando histórias de pessoas que conquistaram grandes objetivos, é possível que “caia uma ficha” dentro da sua cabeça! Todos somos iguais, não?! Se fulano conseguiu chegar lá, por que é que eu não posso chegar aonde eu quero? Há uma característica em comum que é gritante em pessoas que conquistaram o que era considerado impossível em seus “mundos”: a ousadia.

Veja: cada um de nós tende a se comportar de acordo com o que é socialmente aceito dentro do nosso “mundo”. Se em nosso círculo social, em nossa classe, ninguém se tornou, por exemplo, uma estrela de cinema, dentro da nossa cabeça isso não é possível para nós, nem para nossos pares, nossos supostos iguais. Isso só seria possível se “alguém de fora” aparecesse e tirasse um indivíduo de dentro desse grupo levando-o, então, para “outro mundo”.

Pessoas ousadas, todavia, não se sentem presas a convenções do grupo social em que vivem. Elas não se incomodam se eventualmente são chamadas de loucas ou sonhadoras, pois enxergam possibilidades além do horizonte do mundo em que vivem. Um dos exemplos mais claros que conheço é Ricardo Bellino. Se você nunca ouviu falar dele, faça uma busca no Google.

Ricardo, aos 20 anos, leu uma reportagem numa revista sobre a agência de modelos Elite, que na época era a maior agência do mundo. Ricardo teve a “grande ideia” de levar a agência para o Brasil. O detalhe era que Ricardo era apenas um jovem universitário, sem contatos, sem dinheiro e que não falava inglês! Quantos jovens de 20 anos têm esse tipo de ideia ao ler uma simples reportagem?!

Entende?! É disso que eu estou falando! “Enxergar” a vida sem limites, porque no fundo, a verdade é que não há mesmo limites! Os limites estão dentro de nossas cabeças!

Outro exemplo clássico é Amyr Klink (pergunte ao Google novamente se você não sabe quem é!). Até hoje, Amyr ainda é o único ser humano a ter realizado certas façanhas nos mares do mundo. Atravessar o Atlântico a remo? Que louco faria isto?! Amyr fez! E até hoje foi o único que saiu vivo da experiência para contar a história!

Você provavelmente não deseja nada muito “louco” como arriscar a vida remando oceano afora, não é verdade?! A maioria de nós tem sonhos simples, não muito ousados. Mesmo assim, definimos limites imaginários que nos impedem de enxergar as possibilidades à nossa frente. Nós mesmos fechamos as portas e as trancamos, depois reclamamos que não conseguimos sair de “nossa própria prisão”!

Franciane Ulaf
Franciane Ulaf

Franciane Ulaf é administradora e psicóloga, especializada em psicologia evolutiva. Atualmente, Franciane é mestranda em psicologia na Universidade de Harvard. Sua linha de estudos investiga as raízes evolutivas da natureza humana. Franciane escreve sobre comportamento humano, produtividade, psicologia, biologia e evolução.


Compartilhe!

Arquivado em: Sucesso Marcados com as tags: Mudança de Paradigmas, oportunidades, paradigmas, pró-atividade, ser bem sucedido, vencer na vida

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Eliane diz

    11 de dezembro de 2007 às 20:28

    Há um ano atrás tinha uma vida totalmente sem objetivos por me achava incapaz de conquistar qualquer coisa que seja…Me sentia exatamente assim cheia de limites e realmente nada mudava na minha vida…
    No começo desse ano escrevi na minha agenda alguns sonhos que acreditava ser impossivel conquistar e passei a dissolver os limites que me impediam com apenas um ano consegui realizar dois sonhos… e passei ver minhas possibilidades.

    Responder
  2. Deisi diz

    30 de janeiro de 2008 às 21:20

    Todas as pessoas tem sonhos, mas poucas conseguem realiza-los,e apenas uma pessoa pode fazer isto acontecer,NOS MESMOS,e para isto acontecer precisamos enxergar e principalmente acreditar, nas nossas POSSIBILIDADES de SER e de FAZER ACONTECER.

    Responder
  3. edinaldo alves dos santos diz

    7 de fevereiro de 2008 às 02:27

    Há ideologias que pressupõem seja o homem um ser naturalmente inclinado à derrota, essencialmente impossibilitado de conseguir os seus objetivos.
    São idéias fundamentadas na teoria da evolução, nos conceitos de luta pela existência em que o mais forte ocupa as mais altas posições econômicas e politicas.
    No entanto, estas concepções são contrárias à tendencia evolucionária humana,
    nenhum futuro espera o homem que segue este caminho.
    É bem verdade que todos nós podemos conseguir romper as barreiras existentes no nosso caminho, más para tanto é preciso realmente querer-mos, isto é procurando os meios cabíveis bem como as pessoas certas para nos auxiliar na nossa tragetória rumo á vitoria pessoal.

    Responder
  4. CRIS diz

    28 de fevereiro de 2008 às 15:29

    OI OLHA ANDEI LENDO OS ARTIGOS DE VC,MEU E-MAIL,QUANDO RECEBO FICO ALIVIADA,POIS SEI QUE CHEGOU ALGO PRA ME FAZER LEVANTAR A CABEÇA…EU ESTOU UM POUCO PERDIADA NOS MEUS SONHOS…PRECISO OUSAR ,ESTOU TENTANDO FUGIR DO MEDO..QRIA TANTO QUE PODESSE OUVIR MINHA MENTE…MAS FICO FELIZ…VCS QUE FAZEM ESTE TRABALHO SÃO EXEMPLO PARA MIM..OBRIGADA..QUE DEUS ABENÇÕE A MENTE E O CORAÇÃO DE VCS TODOS..BJS

    Responder
  5. RAFAEL diz

    4 de março de 2008 às 13:47

    De fato a vida é um mistério e sem precedentes cada ser humano um mundo cheio de possibilidades.
    Explorar o potencial humano é acreditar em dias melhores ações positivas e consequentemente pessoas positivas, logo um mundo cheio de possibilidades de realizações e não mais dificuldades e a perca de sonhos.
    Eu quero acrescentar a cada dia mais e mais na minha vida e um dia poder transferir essa lição de vida seja através desse site ou de livros ou de que forma seja, acredite você é capaz e seus sonhos são suas possibilidades de conquistas explore cada uma delas sempre.
    Obrigado a todos desenvolvedores desse site por mostrar e acreditar no potencial humano.

    Responder
  6. sirlene diz

    19 de maio de 2010 às 10:34

    limitações!!! elas estão presentes até o dia em que o indivíduo percebe que ela é uma pedra em seu caminho,eu tenho vivido por experiência própria, e revi minhas crenças e percebi que são muito limitadora,vim de uma família sem conhecimento e hoje tenho sede e fome do saber, procuro deixar para trás minhas limitações e colocar em prática meus objetivos,e implantando na mudanças de hábitos.Estou em processo de mudança de comportamento, buscando a excelência a cada dia. abraços………

    Responder
  7. Joelma diz

    16 de fevereiro de 2011 às 16:16

    Nossa como ler estes artigos tem batido com o que estou passando, estou com 40 anos me sinto frustada proficionalmente, me casei,tive 02 filhos sempre trabalhei com negócio próprio, mas nenhun deles me realisaram como pessoa, hoje percebo que não pensei em minha felecidade, me coloquei em uma bolha de negatividade e estou lutando para sair pois não aguento mais culpar tudo e todos , meu sonho é ser piloto de elicóptero mas coloco ulguns obstáculos mas cheguei á concluzão que preciso fazer algo que me da prazer pois cansei de chorar.

    Responder
  8. Joelma diz

    16 de fevereiro de 2011 às 18:01

    Façam algun cometário para servir de bulssola

    Responder
  9. zilda diz

    24 de junho de 2011 às 08:20

    Muito bom.
    Me fez refletir.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Receba em seu e-mail:

Assine para receber gratuitamente dicas exclusivas e notificações de novos artigos:





Siga no Facebook

Guia da Vida

Últimos artigos

Garra Paixão e Persistência

Como desenvolver a persistência?

Superar a baixa autoestima

Seja mais confiante: 10 maneiras de superar a baixa autoestima

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa?

Superar a indecisão

7 passos para superar a indecisão

A arte da desistência

A Arte da desistência: Como saber a hora certa de abrir mão de uma meta?

A Felicidade muda com a idade

Como a felicidade muda com a idade

Como escrever um plano de negócios

Como escrever um plano de negócios, passo a passo

Como Investir em Ações

Como investir em ações

Como Vender Ações

Como vender ações: um guia de 3 etapas para iniciantes

Perder medo de fazer networking

Como perder o medo de fazer networking profissional

Copyright © 2022 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados