Será que, no fundo, seu medo de errar não é, na verdade, medo do sucesso?

Todo mundo pensa que quem tem medo de arriscar tem medo de errar e fracassar e, por isso, deixa de tentar. Mas vamos lançar uma nova perspectiva nesse dilema! Pessoas com baixa autoestima e problemas com autoconfiança e autoimagem, na verdade, têm é pavor de acertar! O medo de errar fica pequenininho frente à ameaça que o sucesso figura para essas pessoas! Como assim?

O medo do sucesso e a autoestima

Pessoas que não confiam em si mesmas ou não se acham boas o suficiente costumam ter muito medo de se expor e de serem colocadas na chapa quente, justamente o que acontece quando você cresce e aparece! É o bendito medo do sucesso! O sucesso, na maioria das carreiras, envolve algum tipo de exposição, além de maior visibilidade, o que aumenta a possibilidade de críticas e confrontos. Seja um líder que, ao subir nas posições gerenciais, tem que lidar com cada vez mais pessoas, encabeçar reuniões e falar em público; ou um empresário, um escritor, um artista, que, ao crescer, é chamado para entrevistas no rádio e na TV – um maior nível de exposição é uma coisa natural que acaba vindo junto com o sucesso. A pessoa tímida, que não confia em si mesma, tem pavor desse tipo de situação.

O medo do sucesso e as críticas

Outro fator que acompanha o sucesso são as críticas. Seja o que for que você faça, em qualquer área você vai encontrar os rabugentos, os intelectuais, os chatos, os metódicos, os arrogantes, os rebeldes e por aí vai. Todo esse povo é chegado em uma crítica e quanto mais em destaque a pessoa de sucesso está, mais ela se torna um alvo. Algumas críticas são construtivas e ajudam a pessoa a crescer (se ela souber lidar com elas!), outras são oriundas da inveja e do despeito e têm apenas o objetivo de derrubar ao outro.

Pessoas com baixa autoestima são extremamente sensíveis à mínima crítica e não conseguem lidar proativamente com ela. É por esse motivo que elas tendem a ser perfeccionistas.
Como ideologicamente ninguém pode criticar o que é perfeito, elas precisam ter a garantia absoluta de que, ao tentar fazer qualquer coisa, o resultado será perfeito, senão, elas não fazem nada! O medo do sucesso, nesse caso, é o receio de que, ao não ser perfeito, a pessoa será alvo de críticas, já que o sucesso envolve um nível maior de exposição à atenção alheia.

O medo do sucesso e a falta de autoconfiança

O medo do sucesso também está ligado à falta de confiança quanto à capacidade de ter um bom desempenho nas tarefas que a posição de sucesso requer – por exemplo, o funcionário que deseja ser gerente e crescer como líder na empresa em que trabalha, mas não acredita intimamente que seja capaz de desempenhar com qualidade as tarefas típicas de um gerente. Ele acaba se autossabotando inconscientemente, cometendo erros e mostrando para seus superiores que ele não é digno de uma promoção, pois na eventualidade de uma promoção ocorrer, ele se veria em pânico, sem coragem de assumir a nova posição.

Isso tudo é muito sorrateiro dentro da mente e ocorre no nível inconsciente. Por esse motivo, as pessoas desejam genuinamente o sucesso, mas jamais conseguem obtê-lo porque não se consideram capazes de dar conta do recado e, ainda por cima, lidar com as críticas, a inveja alheia, a responsabilidade e os riscos que o sucesso naturalmente traz.