• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 22 de janeiro de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Vida / Desenvolvimento Pessoal / Vencendo o Perfeccionismo

Vencendo o Perfeccionismo

5 de janeiro de 2007 by Franciane Ulaf 2 Comentários

Perfeccionismo
Compartilhe!

“São muitas as pessoas que, por alguma razão, planejam, planejam, planejam por anos e nunca partem. Com as mais curiosas explicações: ou procurando aperfeiçoar cada vez mais um plano, uma viagem, ou aguardando o momento apropriado. Certamente, as âncoras imaginárias acabam prendendo muita gente e isso faz com que seus projetos nunca sejam realizados.” Amyr Klink

Se há uma fraqueza pessoal que pode boicotar o melhor planejamento, é o perfeccionismo. Em primeiro lugar, é preciso definir e situar o perfeccionismo. O perfeccionismo em si é uma doença muitas vezes ligada à arrogância e ao medo de errar. Tudo deve ser perfeito, não se admite erro, mudança.

O perfeccionista geralmente defende sua posição analisando somente o binômio perfeição-displicência. Para ele não existe meio termo: ou se é perfeito em tudo o que se faz, ou se é totalmente displicente, negligente e despreocupado.

A opção saudável e equilibrada, contudo, é a atenção aos detalhes. Há a preocupação com a qualidade, nos mínimos detalhes, sem a obsessão de que tudo esteja perfeito, de forma irrealista. Nesse caso não se é displicente, mas também não há a doentia preocupação em não errar. Portanto, a pessoa que faz tudo com qualidade nos mínimos detalhes não é necessariamente perfeccionista, apesar de ser identificada como tal.

O perfeccionista está mais preocupado em manter as aparências, em se mostrar superior do que com o resultado em si. O detalhista analisa a fundo todas as variáveis e procura diminuir ao máximo as possibilidades de falhas, mas não entra em processo de “autoculpa” caso algo não saia como planejado.

Outro aspecto negativo legado ao perfeccionismo é a procrastinação. Milhares de desculpas e explicações lógicas são criadas para adiar algo que já está pronto para começar. O que acaba acontecendo é que os planos nunca saem da gaveta. Ou, quando saem, já passou a hora de serem executados, a oportunidade já se foi.

O perfeccionista jamais admitirá que sua verdadeira preocupação é com a opinião alheia, há um medo inconsciente de que suas falhas sejam expostas, de que “descubram” que ele é tão normal quanto qualquer ser humano.

Infelizmente, o perfeccionismo é encarado muitas vezes como qualidade e não como defeito, incentivando as pessoas a colocarem padrões irreais para seus planos e atividades. É aquela preparação que nunca passa para a ação, é o par ideal que nunca aparece, é a solução que é encontrada quando já não é mais necessária, é o projeto que consome três vezes mais tempo e recursos do que o planejado.

O tão valorizado perfeccionismo acaba sendo um fardo a ser carregado quando o comportamento obsessivo do indivíduo impede que os resultados sejam alcançados na forma e no tempo desejados. Individualmente, a pessoa perde ótimas oportunidades na vida, causa problemas em seus relacionamentos familiares e pessoais e acaba não conquistando nada na vida, pois atitudes ousadas, desprendimento, iniciativa e despojamento – comportamentos associados ao sucesso – não são compatíveis com o perfeccionismo.

Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!

[ds_layout_sc id=”3816″]

Franciane Ulaf

Franciane Ulaf é administradora e psicóloga, especializada em psicologia evolutiva. Atualmente, Franciane é mestranda em psicologia na Universidade de Harvard. Sua linha de estudos investiga as raízes evolutivas da natureza humana. Franciane escreve sobre comportamento humano, produtividade, psicologia, biologia e evolução.


Compartilhe!

Arquivado em: Desenvolvimento Pessoal Marcados com as tags: como ser menos perfeccionista, mania de perfeição, mania do perfeito, querer que tudo seja perfeito, síndrome da perfeição, tudo tem que ser perfeito

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Mauricio Nilo diz

    28 de setembro de 2007 às 06:09

    Eu me acho perfeccionista, com isto considerava que era o máximo agir desta forma, só que em paralelo, sentia que causava desconforto, conflitos, principalmente no ambiente familiar, e quando erro, geralmente procuro justificativas, passando para as pessoas, mas no intimo a irritação é comigo mesmo, e isto deixa-me irritado por horas, dias até, lendo este artigo, entendi e concordo que o perfeccionismo exarcebado é uma doença, portanto, daqui pra frente farei exercicios mental para transformar o perfeccionismo em detalhes, sem stress.

    SDS
    Mauricio Nilo

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados