Sabe quando um pai chama um filho adolescente que anda tropeçando na vida para sentar e ter uma conversa séria? Não é que o jovem em questão não tenha conhecimento dos seus erros e tropeços, pois ele tem. O problema é que ele deliberadamente faz suas escolhas de forma errada. O pai ou a mãe, então, senta com o filho e tem uma conversa séria na tentativa de alertá-lo para o futuro que ele está construindo através de suas decisões.

É comum nós, profissionais do desenvolvimento pessoal, ouvirmos comentários do tipo: “Essas coisas todo mundo sabe”, “Nunca li nada de novo num livro de auto-ajuda”, você sabe como é, talvez você mesmo pense assim! Eu sempre respondo perguntando para a pessoa: você é uma pessoa altamente bem sucedida, então, não é?! Claro, pois se você já sabe tudo isso, sua vida deve ser uma maravilha, um mar de prosperidade, paz, motivação e riqueza, certo?! Os que não entendem o “espírito da coisa” me respondem como um garoto adolescente reagindo a um ataque ao seu ego: “A verdade é que essas coisas de auto-ajuda não funcionam, se funcionassem, todo mundo que já leu um livro desses seria bem sucedido”.

Sim, “todo mundo” sabe o que está nos livros de auto-ajuda, mas o buraco é mais embaixo… Assim como o adolescente rebelde sabe quais as escolhas corretas, a pessoa que ainda não acertou na vida também sabe o que deve fazer, mas ela deliberadamente faz as escolhas erradas. Livros, cursos, treinamentos e palestras não são pílulas que fazem efeito ao serem consumidas. O segredo do sucesso está embaixo do seu nariz. Você sabe o que deve fazer, mas repetidamente continua fazendo as escolhas erradas. Isso não é culpa dos livros, é culpa sua. Quem faz escolhas é você, não o livro!

Será que não está na hora então de você sentar e ter uma conversa séria consigo mesmo? Você sabe o que fazer, mas por algum motivo não está fazendo. Um pai conversa com o filho rebelde, pois ele sabe que suas escolhas afetarão o seu futuro. Converse com você mesmo através da mesma perspectiva. Sua teimosia em optar pelo caminho errado mesmo sabendo qual o correto custará o seu sucesso futuro.



Palavras-chave: alcançar o sucesso, atingir o sucesso, ser bem sucedido, sucesso na vida, ter sucesso