3 Hábitos radicais de pessoas altamente produtivas

Franciane Ulaf

Hábitos de produtividade

Eu já escrevi diversas vezes sobre produtividade e já dei inúmeras técnicas para melhorar a administração do tempo e aumentar o potencial produtivo. Hoje, contudo, convidei cinco profissionais em carreiras muito bem sucedidas para um painel. Chegamos a cinco hábitos que todos eles praticam que podem revolucionar o dia-a-dia de qualquer pessoa.

Em nosso painel temos um médico, um advogado, dois empresário e um engenheiro químico.

1. Viver sem mídia social

Um ponto que todos concordaram: eles não usam mídia social! Dois possuem perfil no Facebook apenas para manter contato esporádico com família distante. Os dois empresários possuem contas profissionais em todos os sites sociais relevantes, mas as contas são administradas por funcionários. Nada de Linked In, Twitter, You Tube, vídeos de gatos e cachorros no Facebook ou horas olhando o feed para ver o que a família e os amigos andam fazendo.

Esse é um hábito que tenho observado bastante em pessoas altamente produtivas, não só em profissionais que trabalham o dia todo fora, mas como em escritores e jornalistas, que precisam de muito tempo de concentração sem distrações. Mas mesmo jornalistas? Sim! Há uma linha tênue entre usar a mídia social para se atualizar e realizar seu trabalho e ficar horas e horas assistindo vídeos inúteis e compartilhando tudo o que é remotamente engraçado ou interessante.

Eu mesma passei por fases em que me deixei levar pela ânsia de compartilhar “a minha vida” com as pessoas “que se importam comigo”. O resultado não só foi perda insensata de tempo, como queda da minha privacidade e dor de cabeça lidando com gente chata e intrometida que se sentia no direito de dar pitaco sobre os meus afazeres ou fazer dezenas de perguntas intrusivas. Eu dei um basta! Hoje em dia, há algumas poucas pessoas que sabem em que lugar do mundo eu estou e o que eu faço da minha vida. Me senti infinitamente mais leve, livre e como não podia deixar de ser, mais produtiva.

Meus entrevistados relatam experiências parecidas. Alguns “brincaram” com a mídia social quando a onda pegou, mas logo se deram conta de que além da perda de tempo, existe uma brecha de privacidade que nem todo mundo aprecia.

Uma coisa é certa, sua vida não será mais completa se hoje você não assistir cinco vídeos de gatos derrubando coisas da mesa!

2. Usar um calendário grande e visível pendurado em local onde é visto o tempo todo de sua mesa de trabalho

Eu não chamaria esse hábito de “radical”, mas ele é inusitado nessa era de tecnologia e trabalho móvel. Esse é um hábito antigo e arcaico, mas que muita gente não usa. Por um tempo eu tentei substituí-lo por apps em meu smart phone e tablets, mas o efeito não foi o mesmo. Me surpreendi ao descobrir que alguns dos meus entrevistados passaram pela mesma experiência.

A vida fica corrida, os dias passam rápido, se amontoam em cima uns dos outros, perdemos perspectiva. Aquela meta que está agendada lá para o final do mês está ficando cada vez mais perto, mas perdemos a noção de “quão perto” se não olhamos constantemente para um calendário onde ela está gritando e chamando a nossa atenção!

Stephen Covey, em seu famoso livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, indica o uso de uma planilha semanal para não perder perspectiva das metas e compromissos que estão logo ali adiante, mas que podem ser esquecidos na confusão do dia-a-dia.

Eu verifiquei, entretanto, que a visão da semana ainda é limitada. Eu mantenho um calendário mensal pendurado na parede bem a frente da minha mesa com todos os meus compromissos, metas (completas e parciais) anotadas. Todos os meus entrevistados usam alguma variação do calendário mensal, um deles usa com sucesso um aplicativo no smartphone. A visão mensal ajuda a redimensionar o aqui e agora. Quando há uma meta muito complexa que precisa ser atingida em três semanas, eu vou precisar trabalhar um pouquinho toda semana para chegar até ela sem me estabanar quando estiver chegando mais perto. A visão semanal pode ocasional o “susto” que ocorre quando esquecemos de alguma meta mais adiante e de repente abrimos a semana seguinte do calendário e ali ela está, somente a três dias de distância.

Para contornar o problema da “ultima semana” do calendário mensal, eu uso um tipo de calendário de parede que contém os 12 meses do ano em quadradinhos menores logo abaixo do calendário do mês. Dessa forma, se há algo muito importante logo na primeira ou segunda semana do mês seguinte, eu circulo o dia e anoto brevemente o que é nesses quadradinhos.

Essa técnica, apesar de ser tão velha quando o próprio calendário, ainda é muito eficaz. Nada substitui (ainda) o efeito visual de olhar suas metas organizadas no tempo logo a sua frente. Quem trabalha se locomovendo o dia todo pode usar variações dessa técnica em agendas pessoais. O principal é não usar somente uma agenda diária que acaba restringindo o foco para o que é urgente naquele dia e acaba dando espaço para atrasos e esquecimentos, quando há metas logo adiante que precisam ser trabalhadas ao longo de vários dias, semanas ou meses.

3. Acordar bem cedo

Esse também é um hábito radical compartilhado entre eu e todos os meus entrevistados. Isso, é claro, depende um pouco do ritmo de cada pessoa. Tem gente que funciona melhor à noite, outras de manhã. Eu, particularmente, tenho um horário em que a minha “pilha acaba”. Lá pelas 8:30, 9 horas da noite não adianta mais insistir, tentar escrever, ler ou fazer qualquer coisa que exija força mental. Eu começo a ficar imprestável e a única coisa que eu consigo fazer é sentar no sofá e assistir TV. Isso provavelmente ocorre porque eu sento na minha mesa de trabalho antes da 7 da manhã. Eu acordo entre 5:30 e 6:00. Steve Pavlina já havia escrito um artigo sobre acordar as 5 da manhã (ainda não cheguei lá!) e como isso turbina a produtividade.

Para quem precisa sair de casa para trabalhar fora em um ambiente que limita a possibilidade de trabalhar em metas alternativas, acordar bem mais cedo pode ser a solução para dar uma reviravolta completa na vida. Acordar mais cedo funciona muito melhor, para a maioria das pessoas, do que dormir mais tarde. Depois de um dia inteiro trabalhando, queimando massa cinzenta, nosso corpo e cérebro já não querem mais saber de produzir. Algumas pessoas são o contrário (ou pensam que são!) e produzem melhor à noite. Geralmente, contudo, à noite o resto da família (para quem não mora sozinho) está acordada e pode interrompê-lo ou você pode desejar passar mais tempo com eles ao invés de se dedicar isoladamente a uma meta. De uma forma ou de outra, encontrar um bloco de tempo de algumas horas por dias em que você pode se dedicar exclusivamente às suas metas, sem ser interrompido e sem ter que fazer o que outras pessoas solicitam, é uma das melhores formas para progredir rápido – desde que você, é claro, tenha um direcionamento e saiba como você deve aplicar essas horas, o que entra em assuntos de propósito, objetivos e planejamento de longo prazo.

Essas três técnicas estão longe de serem novidade, mas é surpreendente como a grande maioria das pessoas não faz nada disso. Sabem que mídia social é pura perda de tempo, mas passam horas vendo e encaminhando vídeos e fotos que não vão colocá-las mais perto de uma vida melhor; não planificam suas atividades e quando muito, usam uma agenda diária com as atividades urgentes do dia listadas, colocando mais lenha na fogueira para se tornarem ainda mais desorganizadas e desesperadas e por fim, acordam tarde e dormem cedo, não tendo qualquer tempo extra para dedicar a metas que podem não caber no dia-a-dia, mas que poderiam, se completadas, solucionar muitos problemas.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


11 comentários em “3 Hábitos radicais de pessoas altamente produtivas”

  1. 1 – Viver sem mídia social, acho muito radicalismo neste hábito. Melhor é ser disciplinado e usar a mídia para fomentar a sua produção. Isso é certamente possível.

    2 – Usar um calendário grande e visível pendurado em local onde é visto o tempo todo de sua mesa de trabalho. Isso depende das condições oftalmológicas do cidadão. Na verdade, ó que faz diferença é estar focado nas metas. O tamanho do calendário é efêmero.
    3 – Acordar bem cedo pode ser compensado com dormir tarde e acordar menos cedo. Isso depende muito do condicionamento do indivíduo. O que se tem atestado é que um números significativo de indivíduos produtivos gasta menos horas dormindo do que os chamados cidadãos medianos em produtividade.

    Responder
    • Esse negócio de viver sem mídia social é uma coisa que eu já notei em pessoas altamente bem sucedidas e produtivas. É uma questão de foco, pra que você precisa participar? É aquela coisa que os antropologistas falam sobre o ser humano ser um bicho gregário que não pode se sentir excluído de nada. Meu pai é médico e ele não tem conta em nenhum site de mídia social. Nós tiramos sarro dele porque ele fica por fora ou não vê os vídeos que nós comentamos na mesa de jantar. Ele não dá bola, é como se não fosse com ele. No final das contas, nós é que somos os idiotas, enquanto ele vive uma vida extremamente produtiva e gratificante. Espero deixar essa ficha cair algum dia! hehe

      Quanto ao calendário, a autora fala sobre ser uma questão de adaptação às condições de cada um. seu comentário dá a entender que você não considera que a autora tenha feito essa diferenciação. Pra mim, com minha rotina de estudo e trabalho, ter um calendário enorme na minha frente o tempo todo é a única coisa que “me mantém na linha” e não me deixa esquecer meus compromissos. Eu comecei a usar esse tipo de calendário quando perdi vários compromissos tudo na mesma semana, trabalhos escolares, entrevista de emprego, tipo, não me liguei que dia era, esqueci dos trabalhos e me ferrei bonito. Depois que eu comecei a usar o calendário, isso nunca mais aconteceu detalhe: antes eu usava uma agenda, mas nunca olhava nada nela, ou só usava o dia e não tinha a visão do resto do mês. Isso fez uma diferneça enorme, então a autora está muito cerrta nisso. Tem que ficar bem grande e na sua cara. Para algumas pessoas isso funciona muito bem.

      Quanto a dormir mais tarde para compensar acordar mais cedo, a autora também fala disso, mas ela também comenta que o problema é que o final do dia você está podre demais para poder aproveitar aquele tempo para fazer qualquer coisa, então o ideal é acordar mais cedo e não dormir mais tarde.

      Responder
  2. Penso que para tudo deve haver equilíbrio, bom senso e sensibilidade, não participo de tudo que existe em termos de mídia social, somente o que pode acrescentar algo de bom, seleciono com muito rigor, tenho 58 anos, trabalho em duas empresas, tenho uma vida profissional e social bastante ativa, uma filha de 14 e um filho de 7 anos, durante o mês, vou duas vezes a São Paulo, duas a Curitiba e o restante fico no interior do PR, acredito que se perdesse tempo com um monte de porcarias, em algumas redes sociais certamente estaria perdido! É preciso saber adequar o tempo que você tem e transformá-lo em produtividade, sem exageros! Não tenhamos ter pressa, mas não percamos tempo! José Saramago

    Responder
  3. Excelente o artigo… Eu às vezes me perco pela falta de visualização de datas… Essa ideia do calendário é muito boa, farei o teste…
    São três hábitos, radiciais como você colocou, porém super simples e que só depende de cada um.
    Obrigada por partilhar.
    Abs,
    Milena*

    Responder
  4. Fran Christy, eu gosto de seus escritos. Quero te dizer também que seu site complementa você, pois sua presença torna o site um ambiente muuuito agradável de se navegar! 😉

    Responder
  5. O artigo esta na medida certa, a minha. A mídia social não é minha âncora; acordo cedo; falta substituir o calendário semanal pelo mensal , assim , espero ficar livre dos sustos.

    Responder
  6. ADOREI SEUS ARTIGOS, A FORMA COMO ESCREVE, AS IDÉIAS A RESPEITO DE PROPÓSITO DE VIDA!!
    AGRADEÇO IMENSAMENTE POR COMPARTILHAR MATERIAL TÃO RICO!! E PARABÉNS POR ENCONTRAR O CAMINHO DE VIVER INTENSAMENTE!!

    Responder

Deixe um comentário