• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 23 de abril de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Vida / Produtividade / A hora é agora: Pare de apertar o botão de “soneca” na sua vida

A hora é agora: Pare de apertar o botão de “soneca” na sua vida

1 de setembro de 2011 by Carolyn Rubenstein 21 Comentários

Compartilhe!

Quando durmo, sou o que se pode chamar de “entocada”. Deito na cama e me afundo em uma montanha de lençóis, cobertores e um edredom pesado e, uma vez confortável, aciono meu modo de sono máximo entocando-me em uns cinco travesseiros. Eu adoro uma boa noite de sono. E não há nada pior que o momento em que o despertador toca às 5h30 da manhã. É um despertador esganiçado, agudo e medonho. Poderia acordar até os mortos. Foi por isso que eu o comprei.

Veja, eu odiava me levantar. Especialmente no inverno. Minha cama é tão quentinha e nossa casa de campo de 200 anos de idade é tão fria… Mas eu me levanto mesmo assim porque sei quanto levantar cedo impacta minha vida. Eu jogo longe todas as cobertas, ponho meus pés no chão e atravesso o quarto correndo para desligar o esganiçado despertador, que fica “estrategicamente” localizado do outro lado do quarto. Há um poder enorme em começar seu dia com esta filosofia: no segundo em que seus pés tocam o chão, seu dia começa. Mas eu nem sempre fui assim.

A hora de começar meu dia era “daqui a alguns minutinhos”. Eu adorava dormir mais do que adorava começar meu dia. É por isso que meu despertador ficava logo ao lado da cama. Quando tocava, eu conseguia alcançá-lo de debaixo das cobertas e desligá-lo. Eu repetia esse ritual três ou quatro vezes. Quando eu finalmente jogava as cobertas de lado, eu já começava meu dia correndo. Eu gastava meus primeiros 75 minutos do dia postergando meu compromisso de levantar cedo.

Se eu levantasse às 5h30, eu estaria de pé antes de todo mundo. Eu poderia ter me exercitado, ter escrito, ter preparado o café da manhã. Eu poderia ter meu dia sob controle antes que o caos o atingisse. Mas, dia após dia, eu dei a mim mesma mais tempo na cama e, assim, caí numa mentira contínua.

A maneira com que você acorda é que vai ditar o tom do resto do seu dia. Tente isto: programa seu despertador para 5h30 amanhã. Quando ele tocar, ponha seus pés no chão, levante-se e saia da cama. Sem atrasos. Sem hesitações. Levante-se e comece seu dia. É mais difícil do que você pensa. Seu corpo estará gritando para que você volte para a cama, perca mais tempo. Mas não caia nessa. Ao invés disso, levante-se.

O que aprendi com essa filosofia simples é: quando se trata de ser o mestre de sua própria vida, você nunca vai sentir vontade de fazer o que precisa ser feito. Parecerá errado pedir ajuda. Você sentirá medo de fazer aquela apresentação no trabalho. Você não vão querer ir correr se estiver chovendo lá fora. Sair da cama pode parecer extremamente radical simplesmente porque você não quer. Mas você precisa. Faça-o, mesmo que pareça radical no momento. Esta é a habilidade que você precisa ter: tomar atitudes radicais.

A vida é como estar deitado na cama: é mais fácil apertar o botão de “soneca” adiar as coisas. Sempre que tenho vontade de apertar o “soneca”, faço o oposto. Passo por cima de minhas próprias desculpas e ponho meus pés no chão.

Carolyn Rubenstein

Carolyn Rubenstein, Ph.D. é escritora e psicóloga especializada no tratamento de ansiedade e distúrbios de humor em adolescentes e adultos. Carolyn se formou em psicologia pela Universidade de Duke, obteve mestrado pela Universidade de Harvard e doutorado pela Universidade de Miami, ambos também em psicologia. Autora do livro Perseverance (ainda sem tradução para o Português) sobre seu trabalho com crianças sobreviventes de câncer.

carolynrubenstein.com/

Compartilhe!

Arquivado em: Produtividade

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. João diz

    1 de setembro de 2011 às 11:23

    ESPETACULAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    EXCELENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eu sabia que por traz de tanto sucesso tinha que ter pequenos detalhes para fazer a grande diferença.

    Parabéns Mel Robbins, sua sensível observação e clareza em nos transmitir “o pulo do gato” em relação ao sucesso, torna mais dinâmica e objetiva nossa jornada.

    Ganhei o dia hoje!!!

    Responder
  2. Franklin Martins Neto diz

    1 de setembro de 2011 às 11:32

    Bom dia

    Mel Robbins

    Parabéns

    Otima mensagem, além da importancia do assunto é tratada de forma inteligente, transformando orientação em diálogo inteligente, permitindo quem esta tratando ou relatando se passa como um ser normal, que também sofre ou age de maneira como todos, proporcionando estabelecer um canal pontual de comunicação, posso afirmar muito sábio.

    Espero poder continuar usufruindo dessas oportunidades

    Franklin Martins Neto

    Responder
  3. Adilson SC diz

    1 de setembro de 2011 às 11:38

    Usar a força de vontade para superar seus obstáculos é uma forma, mas há uma grande diferença entre saber o que precisa ser feito e fazer o que precisa ser feito.
    Tomar consciência do que precisa ser feito faz parte do processo de mudança, mas não é suficiente, como a própria autora comentou acima.
    Usar a força de vontade exige esforço, implica em fazer o que não gostamos e por não ser um processo natural, acabamos nos afastando dele.
    Muito mais eficiente é identificar o que está te impedindo de fazer o que quer e eliminar estas resistências. Há técnicas para isto. Hipnose e EFT (Técnica de liberação emocional) são excelentes para esta finalidade.

    Responder
    • Joaquim diz

      1 de setembro de 2011 às 14:50

      Senhor Adilson,

      Gostaria de saber mais sobre essa EFT. Pode me dar mais informações?
      Abraço, Joaquim.

      Responder
      • Adilson SC diz

        2 de setembro de 2011 às 11:32

        Oi Joaquim.
        EFT é uma versão modificada da acupuntura, que não utiliza agulhas. Utilizamos os mesmos pontos (meridianos de energia) da acupuntura, porém a estimulação é feita com pequenas batidas dos dedos. EFT vai além da acupuntura, pois utiliza a linguagem para acessar emoções, assim podemos trabalhar as causas emocionais que originam os problemas. Há muita informação básica na Internet, basta você procurar por EFT.

        Responder
  4. Heloisa diz

    1 de setembro de 2011 às 12:26

    Isso é muito bom até os 40, 45 anos.. até para que aos 60 você dispense o tal despertador horrendo… rsssss
    Aí são outros tempos, como o outono e o inverno.. de ficar mais descansado e vendo a inutilidade da correria.. tudo tem um tempo, e esse artigo me lembrou muito minha forma de encarar a vida até os 45 anos, mais ou menos, quando então a calma tomou o seu lugar. Essa atitude descrita no arquivo é próprio de alguém que está VIVO, e essa disposição de encarar o dia a dia é fundamental para que você se sinta realmente VIVO.

    Responder
  5. Anne diz

    1 de setembro de 2011 às 12:30

    Sinistro preciso fazer isso agora mesmo!!!!

    Responder
  6. NEUZA diz

    1 de setembro de 2011 às 15:37

    SEU ARTIGO É BOM DEMAIS. PRECISO POR EM PRATICA.

    Responder
  7. cláudia diz

    1 de setembro de 2011 às 22:46

    Fantástico!
    Que texto dinâmico , prazeroso e inteligente!
    Parabéns

    Responder
  8. jandy diz

    1 de setembro de 2011 às 23:24

    PARECE QUE ELA ESTA VIJIANDO O QUE EU FAÇO. ESTE EXEMPLO É MARAVILHOSO.

    Responder
  9. walter diz

    2 de setembro de 2011 às 08:17

    Penso que o artigo é muito util, a cama é uma tentação,
    e realmente se a gente não pular da cama vc vai ficando minutos amais ai o tempo passa, depois tudo se atrasa.
    otimo parabens…

    Responder
  10. LILIA diz

    2 de setembro de 2011 às 12:11

    Gosto muito deste artigo, realmente a dificuldade que temos de fazer o que precisa ser feito, é o que nos impede de sermos produtivos e eficazes. Com certeza eu quero ter cada dia mais consciência que eu sou o mestre da minha vida, determinando os resultados que ela apresenta, sem disfarces! Melhores cumprimentos!

    Responder
  11. Shirley Barreto diz

    2 de setembro de 2011 às 17:59

    Parece que me ouvi falando. Estou vivendo a mesma situação. Já atingi o exito algumas vezes e falhei por outras, mas sigo nesta estratégia pq sei que é possivel obter o exito constante! heheh 😀

    Responder
  12. mirian gama diz

    2 de setembro de 2011 às 21:34

    EXCELENTE!!!COMO MORO NUMA CIDADE DE TEMPERATURA AMENA GERALMENTE ACORDO MUITO BEM,MAS QUANDO ESTÁ UM POUCO FRIO RETARDO MEU DESPERTAR,SOU ACOSTUMADA A ACORDAR 5:30 JÁ SOU CONDICIONADA, MAS , É IMPORTANTE SEMPRE NÃO TER RECEIO DO NOVO ,E UM DIA É SEMPRE NOVO O QUE É MUIIITO BOMMM!!!!! QUE VENHA O NOVO SEMPRE!!!!

    Responder
  13. zilda diz

    2 de setembro de 2011 às 23:06

    Valeu, entendi que preciso acordar 5:30
    Isso já foi gratificante.
    Obrigada.

    Responder
  14. cleusa mara diz

    5 de setembro de 2011 às 15:01

    Ás 5:30, me deixou meio assustada,mas valeu a dica. Sempre levanto às 6:30, por comprometimento e já acordo cansada, deito muito tarde. No Rio Grande do Sul é muito frio nesta época e me vejo congelar numa hora destas contudo o verão está chegando por isso já estou me planejando para começar esta experiência. Gostei desta mensagem…Valeu, obrigada

    Responder
  15. Maria Cristina diz

    10 de setembro de 2011 às 18:28

    Para as duas últimas comentaristas:

    Não sei se vocês não entenderam bem, mas a autora não está propondo que todo mundo deva acordar às 5:30 da manhã! Esse é apenas um exemplo relacionado à experiência pessoal dela e não tem nada a ver com acordar cedo especificamente!

    No caso dela específico, ela tinha uma dificuldade para acordar cedo e definiu como desafio a meta de acordar todo dia às 5:30… mas o X da questão, a “moral da história” é que nós temos que nos forçar a fazer as coisas que não gostamos ou não queremos e esse é o segredo do sucesso, seja acordar cedo ou dar conta de fazer todas as atividades diárias sem procrastinar.

    Maria Cristina

    Responder
  16. Adirleny diz

    10 de setembro de 2011 às 20:28

    Muito boa a mensagem, clara,fácil de entender e de transportar para vários sentidos em nossa vida!

    li que voce é expert em ajudar as pessoas conseguirem o que querem, preciso da sua ajuda!

    Trabalho a alguns anos em uma empresa e estou estagnada, é uma boa empresa mas como é uma empresa de pequeno porte não tenho como crescer, estou sempre procurando me atualizar,adoro estudar!.No mercado de trabalho as coisas estão dificeis, e assim o tempo vai passando e eu continuo na empresa.
    Preciso mudar de trabalho, estou muito angustiada pois gostaria de ter oportunidade para crescer dentro da empresa. Me de uma dica, o que devo fazer p/ começar a mudar esta situação ?

    grata!!!

    Abraços!!

    Responder
  17. Alexandre diz

    19 de setembro de 2011 às 20:34

    Muito bom. Na verdade eu acordo antes, às 05h00min. E como eu acordo cedo, sou obrigado a dormir cedo também, porque o sono vem antes.
    Creio que o “pulo do gato” é começar de onde você está e fazer o que os autores sugerem. Acordar cedo e planejar a vida. Isto, já um bom começo. Abçs. Alexandre

    Responder
  18. JOAO FELIPE diz

    26 de setembro de 2011 às 18:50

    Sem comentários. Excelente. Fica uma sugestão de livro >> a arte de fazer acontecer, de David Alen. Minha vida é outra depois dele.

    Responder
  19. Juliana diz

    31 de outubro de 2011 às 12:11

    FANTASTICO MARAVILHOSO…TENTADOR…

    PARABENS ESTE FOI O ARTIGO QUE EU MAIS ADOREIII…
    AMANHÃ MESMO VOU FAZER O TESTE DO DESPERTADOR E ME COMPROMETO A ME LEVANTAR AS 5H30, POIS A “SONECA” QUE ERA ROTINA NAS MINHAS MANHÃS FICARA PARA TRAS..

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados