• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Home
  • Login
  • Entre em contato
  • 16 de agosto de 2022

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Dinheiro
  • Educação
  • Negócios
  • Saúde
  • Vida
Você está em: Home / Vida / Produtividade / Como se tornar uma pessoa mais eficaz

Como se tornar uma pessoa mais eficaz

Steve Pavlina 8 Comentários

Compartilhe!

Sempre que eu penso na diferença entre eficiência e eficácia, costumo pensar em um colega de trabalho meu. Ele é um resumo do que se descreveria como “eficiente”. Sempre que tem um problema a ser resolvido, ele logo se prontifica a solucioná-lo. Ele usa de todas as suas faculdades físicas e mentais para resolver a situação. Muitos observadores chegariam a ponto de dizer que ele vai além do que é necessário fazer naquele momento.

Ele não pensa duas vezes para tomas todas as atitudes necessárias para resolver qualquer situação que apareça. Seus supervisores, contudo, não acham que ele está satisfazendo suas expectativas. Por quê? Porque eles acham que, apesar de ele ser eficiente, suas ações não são eficazes. Como uma pessoa assim pode ser ineficaz? Todo seu trabalho duro e todas as suas boas intenções não podem estar agindo contra ele, podem?

Quando ouço a palavra “eficaz”, costumo pensar na palavra “afetar”. Encontrei diversas descrições para a palavra “afetar”. Algumas delas são: mexer, influenciar, mudar e chatear. Essas palavras descrevem bem pessoas que fazem mudanças acontecerem. Meu colega, por outro lado, é mestre em reagir às mais diversas situações de crise. Ele gosta quando uma situação assim aparece. É assim que ele recorre a todas as suas energias para resolver o problema o mais rapidamente possível.

Há vários problemas que podem ocorrer quando alguém resolve brilhar em situações restritivamente reativas. Trabalhar em uma situação puramente reativa faz com que você perca completamente a noção de suas outras responsabilidades ao se focar somente no foco do incêndio. Como consequência, suas responsabilidades básicas são colocadas em segundo plano e você acaba, essencialmente, criando um ambiente propício para que outro incêndio comece.

Aquele que só encontra conforto em resolver problemas imediatos não cria oportunidades para analisar e prognosticar. É analisando e prevendo que vamos em frente. Lutar contra o incêndio é como andar na água, enquanto analisar e prognosticar é nadar o mais rapidamente possível até a linha de chegada. Essas são as ações que o levam adiante. É a diferença entre ser uma pessoa eficiente e ser uma pessoa eficaz.

Então, como você muda essa consciência e se torna uma pessoa eficaz?

Encontre a raiz do problema

Sempre que meu colega resolve um problema crítico, tenho quase certeza de que ele não para para pensar na real causa do problema. É mais fácil resolver os problemas quando eles surgem do que reservar um tempo para chegar ao coração do problema e evitá-lo totalmente. Uma análise da causa inicial é a maneira mais fácil de descobrir a causa de qualquer problema que estejamos enfrentando. Só precisamos nos perguntar “por que” umas quatro ou cinco vezes até termos uma resposta final.

Por exemplo, digamos que todos os meses, antes do pagamento, parece que você está sem dinheiro e usa seu cartão de crédito para resolver as coisas. A análise da causa inicial pode ser algo mais ou menos assim:

Pergunta: “Por que estou usando meu cartão de crédito para pagar contas básicas?”

Resposta: “Porque meu dinheiro acaba antes da chegada do próximo pagamento.”

P: “Por que eu sempre fico sem dinheiro antes do próximo pagamento?”

R: “Porque minhas despesas somam mais que meu pagamento mensal.”

P: “Por que minhas despesas somam mais que meu pagamento mensal?”

R: “Porque não planejo meu orçamento antes de receber meu pagamento.”

P: “Por que não crio um orçamento mensal?”

R: “Porque não sei ao certo como criar um orçamento e me ater a ele.”

Esse é um exemplo simples de perguntar “por que” algumas vezes até encontrar uma resposta que solucione o problema. Solucionar o problema não é a mesma coisa que redirecionar o problema. Usar o cartão de crédito redireciona o problema (o problema vai continuar surgindo), criar um orçamento e se ater a ele resolve o problema.

A análise do problema inicial não apenas resolve o problema como também cria um ambiente passível de crescimento. Agora que a pessoa sabe que fazer um orçamento é uma solução para o seu problema, ela pode criar um orçamento, se ater a ele e usar seus novos hábitos para acumular dinheiro. Se ela continuasse redirecionando o problema com seu cartão de crédito, ela eventualmente se veria afundada em dívidas e financeiramente arruinada.

Uma vez que você se veja sem redirecionar o mesmo problema repetidamente, você pode rapidamente mudar para a próxima fase, o nível dois de pensamento. Uma vez que o problema foi resolvido, suas capacidades mentais não estão mais focadas em apagar incêndios e podem ser usadas em coisas completamente diferentes em seu benefício próprio. No exemplo acima, uma vez que você substituiu seus gastos altos por um orçamento que funcione, você poderia começar a pensar em oportunidades de guardar dinheiro para coisas maiores e melhores. É aqui que você passa de um solucionador de problemas eficiente para um gestor eficaz da sua vida.

Lembre-se: para ser eficaz, você não deve mais ficar feliz por ser um bom solucionador de problemas, mas valorizar mais ser uma pessoa que consegue identificar os problemas já existentes inicialmente e eliminá-los.

As definições básicas de eficiência e eficácia também devem sempre ser mantidas em mente ao avaliar se você deve fazer algo ou não, ou mesmo procurar pela raiz do problema ao invés de reagir simplesmente:

EFICIÊNCIA: Fazer bem as coisas ou fazer “bem feito”;

EFICÁCIA: Fazer as coisas certas.

Ao fazer as coisas certas, você afeta o ambiente em que está agindo, ao passo que ao se concentrar demais em fazer bem as coisas como meu amigo, você pode perder a perspectiva do que realmente precisa ser feito e perder tempo fazendo as coisas erradas. Você pode ser uma pessoa eficiente e eficaz ao mesmo tempo, o que é o ideal, mas ao perder o foco da eficácia, você corre o risco de desperdiçar tempo e esforços chovendo no molhado sem alcançar resultados práticos.

Steve Pavlina
Steve Pavlina

Steve Pavlina começou como blogueiro, escrevendo artigos sobre desenvolvimento pessoal, e hoje é palestrante e consultor renomado internacionalmente. O blog de Steve, www.stevepavlina.com, é um dos sites de autoajuda mais visitados na web. Seu primeiro livro, Pessoas inteligentes sabem o que querem, ficou várias semanas no topo da lista de livros mais vendidos nos EUA.

www.stevepavlina.com

Compartilhe!

Arquivado em: Produtividade Marcados com as tags: Eficácia pessoal, Eficiência pessoal, produtividade

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Franklin Martins Neto diz

    13 de março de 2012 às 08:49

    É salutar deixar claro as habilidades e as competencias que são necessárias e a dimensão exata para exercer com qualidade as atribuições.

    Responder
  2. Dionisio diz

    13 de março de 2012 às 09:14

    Entendi e concordo plemnamente com as idéias do texto. Essa forma de ver os problemas que nos rodeiam dá-nos um fôlego renovado. Aprendemos a tomar decisões acertadas (eficazes) e a pensar que a solução só é realmente a melhor quando já temos certeza da sua causa. Não adianta querer ficar enfrentando tudo como se tivéssemos todas as respostas, porque não temos. Cada novo problema é um novo desafio e exige uma análise, ainda que mínima, para não termos que fazer a mesma coisa mais de uma vez…

    Responder
  3. maria madalena brito diz

    13 de março de 2012 às 10:47

    bom dia !
    parabéns pela definição de eficiência e eficácia .
    me clariou alguns pontos em que vivo no dia a dia
    obrigado !
    madalena brito .

    Responder
  4. Elivaldo Santos diz

    14 de março de 2012 às 09:31

    Eficácia para mim é fazer a coisa certa no momento certo.É uma questão de afinação do tempo da eficiência.

    Elivaldo Santos.

    Responder
  5. Fabíola diz

    15 de março de 2012 às 16:43

    Parabéns pelo artigo. Vc usou a clareza e objetividade necessária para a compreensão de todos os leitores. Foi eficiente e muito eficaz.

    Responder
  6. Aledir diz

    19 de março de 2012 às 21:26

    Parabéns pelo artigo! usou uma linguagem de fácil entendimento, clara e direta. Acho que foi muito esclarecedor para pessoas que tem dúvidas do que é ser eficiente e eficaz.

    Responder
  7. Alcione diz

    24 de maio de 2013 às 12:49

    Parabens pelo e-mail foi muito bom! principalmente para mim que tenho dificuldade em fazer as coisas pois sou “eficiente” em resolver os problemas na hora ou as vezes nem resolvo porque faço errado de novo.. entao ser “eficaz”, ou seja, fazer a coisa certa eh que gera um resultado ENORME tanto na sua vida profissional quanto pessoal. Parabens pelo site… me ajudou demais!!!

    Responder

Trackbacks

  1. Como se tornar uma pessoa mais eficaz « Glaydston's Blog disse:
    13 de março de 2012 às 09:07

    […] original retirado do site Excellence Studio Share this:Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso […]

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Receba em seu e-mail:

Assine para receber gratuitamente dicas exclusivas e notificações de novos artigos:





Siga no Facebook

Guia da Vida

Últimos artigos

Garra Paixão e Persistência

Como desenvolver a persistência?

Superar a baixa autoestima

Seja mais confiante: 10 maneiras de superar a baixa autoestima

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa?

Superar a indecisão

7 passos para superar a indecisão

A arte da desistência

A Arte da desistência: Como saber a hora certa de abrir mão de uma meta?

A Felicidade muda com a idade

Como a felicidade muda com a idade

Como escrever um plano de negócios

Como escrever um plano de negócios, passo a passo

Como Investir em Ações

Como investir em ações

Como Vender Ações

Como vender ações: um guia de 3 etapas para iniciantes

Perder medo de fazer networking

Como perder o medo de fazer networking profissional

Copyright © 2022 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados