Superficialmente definida simplesmente como “iniciativa” por muitos autores, a proatividade é, na realidade, muito mais do que meramente antecipar-se aos acontecimentos e problemas e tomar a iniciativa.
Protividade é, antes de tudo, assumir a responsabilidade pelas próprias atitudes e liderar a própria manifestação. Mas o que isso significa? Um dos primeiros autores a definir protividade foi o psiquiatra judeu Viktor Frankl, sobrevivente dos campos de concentração da segunda guerra mundial. Enquanto a maioria dos prisioneiros acreditava que era a situação que ditava seu estado de espírito e seu destino, entregando-se à crueldade dos acontecimentos, Viktor, que passou por sua parcela de atrocidades vendo sua mulher grávida e boa parte de sua família morrer nas mãos dos nazistas, defendia que entre o estímulo e a resposta está sua liberdade de escolha. Como você se sente com relação ao que ocorre com você é escolha sua, não conseqüência obrigatória do que acontece com você.
Quando esse conceito é realmente compreendido e internalizado, a pessoa pára de se fazer de vítima das circunstâncias e passa a ser líder de si mesma, assumindo as rédeas da própria vida. Isso é a verdadeira protividade.
No próximo artigo vamos discutir sobre como ser proativo quando tudo parece ocorrer fora do seu controle. Clique aqui para ler o próximo artigo.

Franciane Ulaf é administradora e psicóloga, especializada em psicologia evolutiva. Atualmente, Franciane é mestranda em psicologia na Universidade de Harvard. Sua linha de estudos investiga as raízes evolutivas da natureza humana. Franciane escreve sobre comportamento humano, produtividade, psicologia, biologia e evolução.
Sou fan da Fran christy , e tenho me aprimorado muito com seus topicos.
Parabens !!”
bom dia
gostei muito desse texto mas gostaria que me fosse ensinado, como ter atitudes na vida, pois estou me sentindo muito mal comigo. ah! e onde posso ver a resposta?
obrigado pela atenção