Uma das dúvidas mais comuns quanto ao planejamento de vida é em relação à sua manutenção num mundo cheio de surpresas, mudanças inesperadas, urgências, acidentes de percurso e influências externas. Muitas pessoas deixam de planejar por acreditarem que as forças externas em suas vidas atuam de tal forma que as impediriam de cumprir o planejado. Outras argumentam que na vida não vale a pena planejar, que você deve seguir o fluxo e esperar que a vida lhe traga o que ela quiser.

Primeiro vamos analisar alguns fatos:

Fato nº 1: Não somos uma ilha. Não há nada que você possa fazer que irá eliminar as forças externas de sua vida. Vivemos constantemente nos relacionando com o ambiente a nossa volta.

Fato nº 2: Obstáculos existirão independentemente da sua vontade ou de quão bem você se planejou.

Fato nº 3: Sem planejamento, você perde o foco. As chances de realizar algo sem planejamento são muito menores.

Fato nº 4: Casos de sucesso nos mostram que planejar dá certo, sim. O fator “sorte” tem muito mais a ver com atitudes pessoais do que com a “vontade da vida”. Quando penso nisso, sempre me lembro da irônica frase de Thomas Edison: “Engraçado, parece que quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho”.

Fato nº 5: Realizadores de metas mantêm uma visão objetiva da vida. A romântica visão de que é melhor deixar “a vida rolar” é inocente e ingênua. Resultados são alcançados por quem os busca.

“Os realizadores articulam recursos e meios: em vez de esperar as condições favoráveis à concretização de suas aspirações, eles partem em direção aos seus projetos e fazem os recursos e os meios aparecerem.” – César Souza

A sabedoria dos navegadores

Desde o início das navegações, o homem sabe que não pode controlar o mar e as condições ambientais. No entanto, navega-se e, na maioria das vezes, chega-se ao seu destino. Os navegadores sabem que, em primeiro lugar, é preciso respeitar a natureza e depois adequar seus planos às condições do meio. A vida é como o mar, cheia de surpresas, mudanças e urgências inesperadas. Os navegadores, contudo, não deixam de planejar porque o mar possui essas características. Por que você deveria deixar de planejar a sua vida, então?

Amyr Klink (www.amyrklink.com.br), considerado um dos maiores navegadores da atualidade, é um exímio planejador. Ele diz que sem planejamento seria impossível conseguir os resultados que atingiu. Para cada viagem, ele previu todos os possíveis obstáculos e preparou-se para enfrentá-los. Ele traçou planos alternativos caso o plano principal não pudesse ser executado. Por que não podemos fazer o mesmo em nossas vidas?

Os corredores da Volvo Ocean Race, a maior regata de vela do mundo (em que os participantes dão uma volta ao mundo que leva em torno de oito meses para ser completada), fazem o mesmo. Planejam nos mínimos detalhes, fazem um levantamento de tudo o que irão precisar, prevêem todos os obstáculos que poderão enfrentar e partem preparados para lidar com um ambiente imprevisível onde o planejado tem que ser alterado e adaptado constantemente de acordo com as exigências do meio.

Contudo, o fato de que o planejamento tem que ser alterado o tempo todo não exclui a sua necessidade. Você pode estar se perguntado: “Mas se eu terei que mudar meu plano constantemente, então dá no mesmo do que não ter plano nenhum, certo?”. ERRADO!

A ideia de que um planejamento é estático e imutável é arcaica, chega até a ser um mito. Com um planejamento, você SABE aonde quer chegar, tem um foco. Você PREVÊ os obstáculos e tem em mãos as ferramentas pessoais e externas para enfrentá-los antes mesmo de colocá-lo em prática, você tem uma visão objetiva do caminho a ser trilhado.

As surpresas e urgências para alguém que planeja são bem menos impactantes que para alguém que simplesmente tenta chegar a algum lugar sem plano algum. A capacidade de se manter focado nos objetivos sem se desviar também é ampliada quando há algo mais do que a simples vontade de chegar a algum lugar. O grande perigo, entretanto, é não ter vontade de chegar a lugar algum, não saber o que quer da vida. Você consegue imaginar um navegador saindo para o mar e dizendo: “Vou ver onde o mar me leva…”?

A principal lição que os navegadores nos ensinam, portanto, é que para se conquistar metas é preciso planejar e que é perfeitamente possível planejar num ambiente imprevisível e em constante mudança.

Acima de tudo, é preciso evitar a visão romantizada do “deixar a vida me levar”, achando que tal postura vai resultar em coisas “fantásticas” ou surpresas emocionantes. Surpresas acontecem de qualquer forma, boas ou ruins, na vida de todos nós, os que planejam e os que não planejam. Planejamento não é uma ferramenta para “controlar” a vida e impedir com que o inesperado nos atinja.


LIVROS RECOMENDADOS

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente EficazesOs 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Author: Stephen Covey

Um dos maiores clássicos do desenvolvimento e organização pessoal. Leitura obrigatória para quem se preocupa em planejar e adminsitrar bem o tempo.

Hábitos são uma força poderosa em nossa vida. Eles determinam nosso nível de eficácia ou ineficácia. O objetivo dos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes é ajudar o participante a viver de forma verdadeiramente eficaz. Eles representam um processo testado e aprovado de crescimento pessoal e interpessoal, com impacto imediato e duradouro.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes continuam tão relevantes quanto na época em que o livro foi escrito por Stephen R. Covey e baseiam-se em princípios duradouros de eficácia.

MAIS INFORMAÇÕES


Primeiro o mais importante - First Things FirstPrimeiro o mais importante - First Things First

Author: Stephen Covey

"Detesto sistemas de gerenciamento do tempo, mas este livro é diferente. Com a abordagem de Stephen Covey para tornar a vida cheia de significado e bem-sucedida em seu propósito, você vai trabalhar para viver em vez de viver para trabalhar." – Ron Zemke, coautor de Atendimento nota 10

Primeiro o mais importante vai ajudar você a entender por que as coisas primordiais na sua vida não estão recebendo a devida atenção. Em vez de oferecer um novo relógio, este livro fornece uma bússola – porque a direção que você está tomando é mais determinante que a velocidade com que está caminhando.

Longe de ser um livro sobre como fazer mais em menos tempo, este clássico sobre gerenciamento do tempo organiza sua vida levando em conta seus valores e seus princípios. O sistema proposto por Stephen R. Covey, A. Roger Merrill e Rebecca R. Merrill não ensina a fazer malabarismos, mas a priorizar as questões mais significativas para você, como seus relacionamentos, sua família e seu bem-estar.

Com centenas de casos de sucesso comprovado, os autores mostram que é possível encontrar o equilíbrio em meio às suas responsabilidades e sugerem começar analisando suas tarefas e dividindo-as em quatro quadrantes: 1) Importante e urgente; 2) Importante, não urgente; 3) Urgente, mas não importante; e 4) Não urgente, não importante.

Muita gente gasta tempo demais com as questões urgentes (1 e 3), negligenciando o quadrante 2, que é a base para estabelecer suas prioridades. Ao mudar o foco do urgente para o importante, você conseguirá se organizar melhor e dará um enorme salto.

Reunindo exemplos e exercícios práticos, os autores explicam ainda como identificar sua missão e criar uma visão de futuro cheia de significado e propósito, definir e alcançar metas baseadas em princípios que geram qualidade de vida, tomar decisões com sabedoria e tornar suas semanas bem mais produtivas.

MAIS INFORMAÇÕES


Comece pelo mais difícilComece pelo mais difícil

Author: Brian Tracy

"Uma leitura fácil e rápida para você aumentar sua produtividade." — Forbes

"Brian Tracy é um dos maiores especialistas em negócios do mundo." – Sociedade Brasileira de Coaching

Não há tempo para fazer tudo o que precisamos – e nunca haverá. As pessoas bem-sucedidas não tentam fazer tudo. Elas aprendem a focar nas tarefas mais importantes e a garantir que elas sejam bem feitas.

Traduzido para 42 idiomas e com 2 milhões de livros vendidos, ­Comece pelo mais difícil mostra como identificar as tarefas críticas – as que você mais tende a adiar e que terão o impacto mais positivo em sua vida – e organizar o seu dia. Você não só fará mais em menos tempo como fará o que realmente importa.

Um dos mais respeitados coaches do mundo, Brian Tracy estudou o comportamento de profissionais de sucesso e comprovou que eles sabem quais são suas prioridades e realizam uma atividade de cada vez, aproveitando ao máximo seus talentos e habilidades.

Para Tracy, o grande segredo da produtividade é começar o dia realizando a tarefa mais importante e complexa, aquela capaz de gerar os resultados mais cruciais para seu desempenho geral e sua empresa, e se concentrar nela até que esteja concluída.

Nesse livro, você conhecerá estratégias para não deixar que a ­tecnologia domine sua vida, os elementos vitais para a formação de bons hábitos – decisão, disciplina e determinação – e lições práticas para deixar de ser acomodado, definir prioridades e se tornar altamente produtivo.

MAIS INFORMAÇÕES


Quando: Os segredos científicos do timing perfeitoQuando: Os segredos científicos do timing perfeito

Autor: Daniel Pink

Daniel H. Pink, autor dos best-sellers Motivação 3.0 e Saber vender é da natureza humana, desvenda os segredos do timing perfeito para a vida pessoal e profissional. Best-seller instantâneo do New York Times.

Nossa vida é uma sucessão de decisões relacionadas a "quando": quando abrir um negócio, quando fazer um curso, quando namorar alguém. No entanto, tomamos essas decisões com base em intuição e suposições. Normalmente, acreditamos que saber o momento certo de fazer as coisas certas é uma arte. Em Quando, Daniel Pink revela que, na verdade, é uma ciência.

Com base em pesquisas da psicologia, biologia e economia, Pink explica como podemos usar padrões ocultos do dia a dia para construir a agenda ideal. Por que devemos evitar ir ao hospital durante a tarde? Qual é o momento ideal para largar um emprego, mudar de carreira e se casar?

Pink reúne os dados mais recentes sobre o timing perfeito e os resume em uma narrativa fascinante repleta de histórias irresistíveis e lições práticas de como viver melhor.

MAIS INFORMAÇÕES



Palavras-chave: como planejar, definição de metas, definit metas, Estratégias de Vida, Metas, pensamento estratégico, planejamento de vida, planejar a vida, Projeto de Vida