Você sabe qual a característica mais importante de um líder? Alguns diriam comunicação eficaz, ou capacidade de conduzir um grupo de pessoas em direção a uma meta comum, ou ainda humildade, empatia, carisma ou autoconhecimento. Embora todas essas características sejam importantes, há uma que separa líderes medíocres de grandes líderes.
Se um líder não compreende o todo (seu ambiente, seus inimigos, seus obstáculos, circunstâncias e possibilidades), se ele não consegue ver o quadro inteiro, nenhuma das outras características será potencialmente eficiente. No âmbito militar, diz-se que um bom líder é aquele que tem a capacidade de enxergar o campo de batalha. Winston Churchill, Napoleão, Alexandre, o Grande, todos eles possuíam essa peculiar capacidade de olhar o todo para tomar decisões estratégicas.
Mas o que liderança tem a ver com seu planejamento de vida? Você é o líder de sua própria vida, não é? Você define metas e as busca da mesma forma que líderes, equipes, empresas ou exércitos fazem. Você define o que você quer, planeja, faz o que tem que ser feito e alcança a meta. Se você não possui essa visão de conjunto, no entanto, seus esforços podem ser vãos.
Se você olha para a sua vida de forma departamentalizada, você terá dificuldade para conciliar todas as áreas. Além disso, para atingir grandes metas você precisa ver o todo, você precisa entender onde você está naquele momento e onde você deseja chegar de uma forma muito mais profunda do que “eu estou no ponto A e quero chegar ao ponto B”, como a grande maioria faz.
Um grande erro que as pessoas cometem ao definirem metas é não especificarem com clareza o que exatamente elas querem. Elas não olham para o quadro inteiro. Elas não dedicam um tempo para definirem o que elas estão tentando alcançar e quais são suas expectativas. Elas não se dedicam a pesquisar o que é preciso para conseguir o que querem. O resultado é um planejamento “frouxo”, cheio de furos e pouco claro. A maioria das pessoas não se dá nem o trabalho de planejar, elas simplesmente definem “quero chegar lá” e esperam que a vida tome conta de levá-las para “lá”.
Contudo, planejar não é a solução. Um planejamento é como um mapa: se você não mapear seu caminho corretamente, você não chegará onde quer!
Este artigo continua, clique aqui
Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!
as pessoas desistem dos seus sonhos e de suas metas , pelo simples fato de não saberem esperar pelos seus resultados a longo prazo , não conseguem ver por onde estão indo se aparecem dificuldades, e deixam levar pelo sentimento que afloram nelas em determinado momento , não sabem que sem sofrimento , não existe glória.
Nada faz tanto sentido como planear o dia-a-dia.
O sucesso é defenido pelas pequenas sementes que plantamos diariamente.
Um dia uma tapa, no outro um carinho,o circulo se repete até você se acostumar…acreditar sempre , afinal de contas a vida não teria sentido, controle ? a isto é impossivel…a natureza é sabia…tudo se desfaz e se renova.
AGRADEÇO-LHES PELA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL , PROFISSIONAL,E ATÉ MESMO EMOCIONAL.
GRATA!
ALDA FERREIRY
Nosso maior defeito realmente e nao saber esperar pelos resultados a longo prazo, queremos tudo no exato momento de fobia.Estou aprendendo a esperar pois se que minha caminhada e longa e tortuosa, e ja começou mas tenho certeza de que chegarei la.
Eu realmente estava desmotivado mais com grande dedicação estou alcançando objetivos recebo críticas mais elas me fortalecem. Agradeço por ter achado o site.
Sr. Lucas.