• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 27 de janeiro de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Vida / Produtividade / Planejamento Pessoal / Assuma a responsabilidade – Assuma o controle. AGORA.

Assuma a responsabilidade – Assuma o controle. AGORA.

5 de outubro de 2010 by Steve Pavlina 17 Comentários

Responsabilidade
Compartilhe!

Um famoso provérbio iídiche diz que: “O homem planeja, Deus dá risada”. Você conhece essa sensação? A música Ironic, de Alanis Morissette, é repleta de bons exemplos: chuva no dia do seu casamento, congestionamento quando você está atrasado… E daí Alanis resume tudo em sua conclusão:

“Well, life has a funny way of sneaking up on you. When you think everything’s okay and everything’s going right.”

(“Bem, a vida tem uma maneira engraçada de nos pregar peças. Quando você pensa que está tudo bem e que tudo está correndo da maneira certa.”)

Pesquisas mostram que a noção que as pessoas têm de controle sobre suas próprias vidas é um dos fatores primordiais para seu bem-estar psicológico. Mas se “o homem planeja e Deus dá risada”, isso não quer dizer que não temos controle algum? Se não podemos controlar o comportamento dos outros, seus pensamentos e sentimentos, nem as forças da natureza, o tráfego, as notícias, como podemos ter qualquer senso de controle sobre nossas vidas?

A resposta, é claro, é que temos pleno controle sobre nossas próprias ações, pensamentos e sentimentos. Quando você está dirigindo, você não tem controle sobre os outros motoristas, poças de óleo na pista e buracos no asfalto, mas você controla seu próprio veículo. Isso, à primeira vista, parece bastante óbvio, mas pense um pouco e você verá que isso não é tão trivial assim. É sempre mais fácil apontar para os outros e para as circunstâncias do que assumir responsabilidades. Quando meu filho de sete anos se irrita, eu tento ensiná-lo a como se acalmar. Diversas vezes, ele me diz: “Não posso me acalmar, VOCÊ me deixou irritado”. Ele não pode controlar as minhas ações e se foram as minhas ações que o deixaram irritado, então é minha responsabilidade consertar tudo, certo? Bem, ele pode controlar os pensamentos e sentimentos que minhas ações provocaram e pode controlar a maneira com que vai reagir. Mas isso parece tão mais difícil que: “Vou ficar furioso e então o papai vai me deixar ver mais TV”. Sempre parece ser mais fácil mudar outras pessoas e mudar a realidade do que assumir a responsabilidade, mas não é bem assim.

Na próxima vez em que você reclamar dos outros ou da falta de sorte, experimente esse exercício simples: escreva cinco coisas que você pode fazer que podem estar sob seu controle em um papel. Daí escolha uma e a ponha em prática. Sempre funciona pra mim. E lembre-se sempre de que as coisas que você não pode controlar também podem agir a seu favor! Como a Alanis também diz em sua música:

“And life has a funny way of helping you out. When you think everything’s gone wrong and everything blows up in your face.”

(“E a vida tem uma maneira engraçada de ajudá-lo. Quando você pensa que tudo deu errado e tudo explode na sua cara.”)

A frase “há males que vem pra bem” é bem conhecida e não conheço ninguém que nunca tenha vivenciado algo que pudesse explicar como algo indesejado, inconveniente, incômodo, contra as expectativas e desejos ou simplesmente negativo que acabou em em resultado extremamente positivo.

A vontade de controlar tudo a nossa volta vem do nosso ego, que mimado e vaidoso, não quer que absolutamente nada dê errado ou ocorra diferente do esperado. Mas esse assunto é extensivo e complicado demais para abordarmos aqui e agora!

A mensagem que quero deixar aqui hoje é de que acima de tudo a responsabilidade sobre como vamos nos sentir sobre os acontecimentos em nossas vidas é nossa e não tem argumento contra isso, afinal de contas, quem escolhe ficar triste, bravo, deprimido, frustrado ou no outro oposto, alegre, motivado, tranquilo ou entusiasmado somos nós mesmos. É a compreensão desse fato que acaba fazendo toda a diferença. Enquanto o reclamão que acha que são os outros e o “destino” que determinam como ele se sente e o que faz na vida, aquele que é proativo e escolhe não se deixar afetar pelo que os outros fazem e pelas circunstâncias, acaba dando de dez a zero nos outros e mesmo sem querer, é mais produtivo, mais motivado e consequentemente alcança mais e melhores resultados na vida.

Steve Pavlina

Steve Pavlina começou como blogueiro, escrevendo artigos sobre desenvolvimento pessoal, e hoje é palestrante e consultor renomado internacionalmente. O blog de Steve, www.stevepavlina.com, é um dos sites de autoajuda mais visitados na web. Seu primeiro livro, Pessoas inteligentes sabem o que querem, ficou várias semanas no topo da lista de livros mais vendidos nos EUA.

www.stevepavlina.com

Compartilhe!

Arquivado em: Planejamento Pessoal Marcados com as tags: Administração do Tempo, Controle, paradigmas, Postura mental, Priorização, Proatividade, proativo

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Deusimar diz

    8 de outubro de 2010 às 00:58

    muito legal, seu artigo, pois eu também tenho essa percepção. a lógica deveria ser Deus traça os planos e eu com a ajuda dEle, executo em minha vida em prol da vida…parabéns

    Responder
  2. Zilda diz

    8 de outubro de 2010 às 10:35

    “A biblia diz,”O homen faz planos mas a resposta certa vem do Senhor”Prov.16-1.O problema está em não perseverarmos diante da luta, dos obstaculos.Por essa razão fiquei na mesmice.
    Muito obrigada por esse e-mail,me edificou muito agora é só agire perseverar.

    Responder
  3. sirlene diz

    8 de outubro de 2010 às 13:06

    Excelente artigo,acho super legal escrever o que desejamos e que está em nosso alcance para fazer, mas assim como não controlamos nossa respiração, nem nossa circulação sanguínea, há algo por tráz que nos impede de colocá-las em ação mesmo sabendo que pode dar certo não temos a força necessária para executá-la. Acho que pensamento positivo não cura! A cura está em abstrair do nosso próprio pensamento a causa desse freio que está em nós e não nos deixa agir, e isso não é tão simples assim, escrevo porque estou nessa fase de meu crescimento e busco esta cura com muita determinação. Meu desejo é me curar, curar o meu interior para que eu possa agir de maneira eficaz e não me frustrar ou alimentar uma ilusão novamente.

    Responder
    • Helio diz

      9 de outubro de 2010 às 10:53

      Sirlene,parabéns! O texto que escreveu acima é de uma profundidade e uma maturidade, que a muito eu lia. Obrigado.

      Responder
      • JU diz

        19 de novembro de 2015 às 11:48

        Sirlene, existem processos que são lentos mesmo no crescimento pessoal ( Digo isso porque já superei uma depressão) e o caminho para se desbloquear é mesmo “Tentativa – erro- tentativa diferente- até encontrar o caminho… Perspicácia sempre! Parabéns pela maturidade!

        Responder
  4. Edivaldo diz

    8 de outubro de 2010 às 19:43

    “Se eu pudesse definir tudo que li aqui eu diria que nossa vida física deveria ser forjada em atitudes, a bíblia deixa bem clara isso quando fala que a nossa fé sem atitude é sem valor.”

    Responder
  5. Adaluza diz

    8 de outubro de 2010 às 21:18

    Adorei o artigo. Estava precisando ler algo assim. Realmente em muitos momentos da minha vida tenho a sensação de que não consigo controlar nada. O artigo nos leva a refletir e nos motiva a repensar nossas ações.

    Responder
  6. augusto diz

    10 de outubro de 2010 às 07:03

    Parabens por ter demonstrado em poucas palavras o principio básico da felecidade, da realiza~ção.O poder que está dentro de cada um de nós para defenirmos nosso rumo.
    Obrigado

    Responder
  7. cecilia diz

    14 de outubro de 2010 às 19:11

    Adorei o artigo. Aproveito muito na minha vida profissional como personal organizer. Controlar nossas coisas em nossos armários e gavetas, eu acho que é um exercício simbólico mas é, de controlar a nossa vida,
    Muito obrigada

    Responder
  8. Jaime diz

    14 de outubro de 2010 às 19:24

    Concordo em tudo! Sempre percebi isto, mas há dias que estamos pré-disposto, e saturados demais com tudo e não há forças para sobressair por cima de momentos tristes.
    Mas na maioria, sim, há!
    Virou meu hobbie seus textos…

    Responder
  9. ProfºLAL diz

    14 de outubro de 2010 às 20:11

    Olá Pessoas!
    Linda materia Fran,é claro que todos já estão carecas de saber que, tudo retorna a sua origem. Assim o que nós falamos, fazemos, pensamos, desejamos, sentimos a respeito do próxímo, volta para nós…Parece uma matematica…lei de causa e efeito…tudo que desejas para mim, retornará em dobro para vós!
    A lei divina é clara como a agua, e linda como o Céu.
    Estamos crescendo, porem, muito lento ainda.Eu pelo menos estou muito lento, precisamos ser muito mais positivos não dando lugar algum ao negativo. Preciso caminhar mais rapído ou seja, estudar muito mais.
    Um enorme abraço a todos e sucesso!
    LAL

    Responder
  10. sandra fontana diz

    15 de outubro de 2010 às 13:44

    adorei o contesto, em minha vida procuro colocar metas e isso me ajuda muito a conseguir tudo o que quero,tento mentalizar apenas pensamentos positivos, isso permite que eu sempre esteja bem e assim consiga conduzir a vida da melhor forma possível
    um forte abraço adoro suas palavras
    sandra

    Responder
  11. Mirian diz

    18 de outubro de 2010 às 10:00

    amei

    Responder
  12. Ivan Brafman diz

    16 de janeiro de 2012 às 16:45

    Gente, não sou da família : Says, mas vou tentar colocar um comentário aqui.
    Tenho que ressaltar que o artigo é, antes de tudo, disciplinador e demonstra nas suas brilhantes argumentações o quanto temos que tomar as rédeas de tudo o que planejamos, projetamos e queremos. Buscando e trabalhando em prol dos nossos sonhos, nada impedirá a realização do que queremos.
    Muito bom. abraços. Ivan Brafman

    Responder
  13. TADEU ZANUS diz

    15 de agosto de 2012 às 08:40

    VALEU PESSOAL,ACHO QUE NOS FALTA MAIS FÉ EM DEUSporque o mundo sempre conspira contra nós ou é indiferente,devemos ser pró-ativos acima de tudo.

    Responder
  14. JU diz

    19 de novembro de 2015 às 11:33

    Conteúdo muito bom deste artigo… Nos clareia as idéias quando simplesmente queremos colocar a culpa nos outros. Muito profundo e reflexivo esta verdade:
    “A responsabilidade sobre como vamos nos sentir sobre os acontecimentos em nossas vidas é somente nossa.”

    Responder
  15. Deivid Pereira diz

    31 de julho de 2016 às 20:32

    Aprendi algo que me fez refletir muito nas minhas atitudes com relação às circunstâncias e pessoas à minha volta: Não importa o que fizeram com você, mas o que você vai fazer com o que fizeram com você.
    Isso mudou muita coisa em minha vida.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados