Se você não leu a 1º parte deste artigo, leia aqui.

Os melhores líderes são aqueles que têm a capacidade de ver o campo de batalha. Na 1º parte deste artigo, falamos da necessidade de “ver o todo” para planejar. Então, como você pode “ver” o campo de batalha em sua própria vida?

Nem sempre você tem acesso aos dados reais, você não pode prever o futuro com precisão e saber o que vai acontecer em seu caminho até a sua meta. Às vezes, você não consegue sequer ver a situação presente com clareza. Com base nesse fato, algumas pessoas simplesmente desistem de planejar. Acham que como a vida é mesmo imprevisível as coisas não vão sair como o planejado de qualquer forma.

O fato é: as empresas e indivíduos que mais obtêm sucesso são aqueles que planejam. Nem sempre eles conseguem o que querem, é verdade, mas aqueles que não planejam raramente conseguem qualquer coisa que desejam.

Não deixe que a imprevisibilidade da vida o impeça de planejar. Às vezes, para ver o quadro completo você precisa de um pouco de imaginação. Você precisa criar cenários. É assim que empresas e exércitos “preveem o futuro”. Mas pra você, isso será muito mais fácil! Se empresas e exércitos conseguem definir cenários nos ambientes caóticos dos negócios e da guerra, por que você não pode fazer o mesmo em sua vida?

Se você é um indivíduo comum que não vive num ambiente turbulento de constantes mudanças, sua vida é previsível. De fato, a vida da maioria das pessoas é altamente previsível. Acidentes, golpes de sorte e eventos inesperados são raros. Para a grande maioria das pessoas, nada de diferente acontece, a vida é sempre a mesma. Algumas pessoas gostam de acreditar que algum evento imprevisível acontecerá, mudando suas vidas da água pro vinho inesperadamente. Para a grande esmagadora maioria das pessoas, contudo, nada jamais acontece e seu futuro é uma equação exata de suas escolhas e movimentos do passado.

Empresas não deixam de planejar porque pode estourar uma 3º guerra mundial, outro ataque terrorista de grandes proporções ou um desastre natural – apesar de tudo isso ser possível. Elas simplesmente planejam com os dados que possuem no momento, usando imaginação estratégica, estatística e matemática para prever cenários futuros. Quase sempre, elas estão certas. Se nada inimaginável e inesperado acontecer, o futuro acaba sendo o resultado exato das previsões realizadas, ponto.

Na vida da maioria das pessoas isso é a mais provável realidade. Elas ficam esperando “romanticamente” que a vida lhes traga sorte, sucesso, riqueza e felicidade. Elas aguardam passivamente que a vida se encarregue de lhes trazer o futuro que desejam. Enquanto isso, sua falta de ação lentamente cria seu futuro real: aquele que elas não desejam!

Isso nos leva a uma simples verdade: alguns eventos inesperados podem, eventualmente, ocorrer em sua vida, mas seu futuro provavelmente será uma conseqüência do que você está fazendo agora. Prever o futuro é, na verdade, muito fácil. Se você continuar fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito, você continuará obtendo os mesmos resultados. Se você não gosta dos resultados, mude o que você está fazendo!

Este artigo continua, clique aqui

Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!



Palavras-chave: coisas inesperadas, como planejar, eventos inesperados, futuro incerto, Hesitação, insegurança, medo de planejar, medo do futuro, medo do incerto, planejamento estratégico pessoal, planejar a vida