Autocontrole é difícil. Objetivos tentadores de curto prazo frequentemente cruzam nosso caminho quando estamos buscando nossos objetivos de longo prazo. Se você está tentando perder peso, não é fácil deixar passar aquelas batatas fritas na hora do almoço ou um pedaço de bolo para recompensá-lo por um dia difícil. Se você tem que estudar pra uma prova, é tentador fazer uma pausa pra assistir a um bom filme na TV ou pra ir a uma festa com os amigos.

Uma maneira de se controlar é preparar o ambiente com antecedência para fazer com que essas tentações sejam menos tentadoras. Se você não tiver comidas tentadoras em casa, a probabilidade de você cair em tentação e sair da dieta é menor. Se você pegar seus livros e for até a biblioteca, é mais fácil resistir à TV.

Quando você cria um ambiente que auxilie seus objetivos de longo prazo, você está criando uma perspectiva de autocontrole. Esse tipo de planejamento futuro ajuda você a atingir seus objetivos diminuindo o número de tentações que cruzam seu caminho e preparando-o para enfrentar aquelas que por acaso aparecerem.

Um trabalho feito por Kentaro Fujita e Joseph Roberts para a edição de novembro do Journal of Experimental Social Psychology (Jornal de Psicologia Social Experimental) examina um fator que pode engajar as pessoas nesse planejamento antecipado.

Esses autores sugerem que quando uma pessoa pensa em algo de maneira mais abstrata, elas ficam mais abertas a construir suas vidas de maneira a satisfazer objetivos de longo prazo do que quando analisam algo mais concretamente.

Pegue como exemplo fazer dieta pra perder peso. Se você pensar especificamente em comer, fica fácil se lembrar dos deliciosos sabores e sensações de que você vai ter que abrir mão pra sua dieta ter sucesso. Mas se você pensar de maneira abstrata, a tentação de alimentos específicos não é tão grande assim. Isso pode ajudá-lo a colocar a cabeça no lugar e remover essas tentações no futuro.

Em um estudo, pesquisadores usaram uma técnica para fazer as pessoas pensarem de maneira abstrata. Eles começaram fazendo com que as pessoas pensassem no porquê de realizarem uma série de atividades (que costuma fazer as pessoas pensarem de maneira abstrata) ou em como eles realizariam essas atividades (o que faz as pessoas pensarem em maneiras específicas de atingirem objetivos). Então, elas perguntaram às pessoas se elas topariam fazer parte de uma pesquisa que seria dividida em três etapas. Em cada uma das etapas, elas receberiam um lanche como forma de compensação por estarem participando da pesquisa. Parte do lanche era saudável (como frutas) e outra parte, não (como bolos). Foi dito a todo mundo que eles poderiam escolher as opções de lanche antecipadamente ou então escolher na hora mesmo.

Muitas pesquisas mostram que quando você faz uma série de escolhas com relação a você mesmo com antecedência, é mais fácil manter o autocontrole. Um motivo é que fazer escolhas com antecedência faz com que as tentações pareçam menos tentadoras. Outro motivo é que fazer uma série de escolhas ao mesmo tempo faz com que você consiga analisar como cada escolha vai refletir nos seus objetivos de longo prazo.

Nesse estudo, a maior parte das pessoas que foram estimuladas a pensar de maneira abstrata fez a escolha dos três lanches com antecedência, ao contrário das pessoas que foram estimuladas a pensar de forma concreta. Ou seja, quem pensou de maneira abstrata pensou mais no futuro do que aqueles que pensaram de maneira concreta.

Os autores realizaram uma segunda pesquisa que teve um resultado semelhante. Nessa pesquisa, eles usaram uma técnica diferente para fazer as pessoas pensarem de forma abstrata (pensar em maneiras diferentes de usar um kit de ferramentas e pensar em usos específicos para cada item) e diferentes formas de autocontrole (pensar em qual punição eles mereciam por não conseguirem cumprir algo). As pessoas que pensaram de forma abstrata deram a si mesmas punições mais severas do que aquelas que pensaram de maneira concreta.

Juntando tudo, esses estudos acrescentam algo bacana ao trabalho de satisfazer objetivos de longo prazo. Frequentemente, nós nos preocupamos com como vamos lidar com as tentações quando elas surgirem. O que os estudos nos ensinam é que se pensarmos de maneira abstrata quando nos preparamos para atingir objetivos de longo prazo, nós podemos adotar estratégias que maximizam nossas chances de sucesso.

Pense de maneira abstrata e maximize suas chances.



Palavras-chave: Abstração, autocontrole, mindset, paradigmas, pensamento, pensamento abstrato, pensar de forma abstrata, Postura mental, raciocínio lógico