• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Home
  • Login
  • Entre em contato
  • 14 de agosto de 2022

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Dinheiro
  • Educação
  • Negócios
  • Saúde
  • Vida
Você está em: Home / Vida / Produtividade / Planejamento Pessoal / Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve

Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve

Franciane Ulaf Deixe um comentário

Alice no país das maravilhas - quem não sabe onde vai qualquer lugar serve
Compartilhe!

Em Alice no País das Maravilhas, Alice, perdida, pergunta ao gato risonho qual o caminho certo a seguir. Ele responde perguntando para onde ela quer ir. Ao receber a resposta de que “tanto faz, não importa muito para onde”, ele responde: “Então, não importa qual o caminho a seguir, qualquer um serve.” Em conseqüência, ela segue sem rumo em suas viagens.

A vida de muitas pessoas é como a de Alice, elas desperdiçam um tempo enorme tentando buscar ajuda, descobrir para onde devem seguir, qual o caminho certo, sem ao menos saberem onde querem chegar. Videntes, cartomantes e astrólogos ganham rios de dinheiro em cima desse tipo de pessoa.

Indivíduos que abdicam da capacidade de definir o próprio futuro e partem em busca de alguém que lhes diga o que fazer, como se o futuro fosse algo já predeterminado e nossa única opção fosse esperar pacientemente por sua realização. Há pessoas que mesmo frente aos mais bem elaborados argumentos ainda insistem em manter esse ponto de vista. Uma outra característica perigosa dessas pessoas, além da passividade quanto ao seu próprio poder de decisão, é a irresponsabilidade para com os próprios atos.

Indivíduos que agem dessa maneira adotam uma postura reativa, não assumindo a responsabilidade por nada do que lhes acontece. A culpa é sempre de um terceiro, do governo, da má sorte, de Deus, do destino ou do analista que indicou o caminho errado.

A primeira atitude a ser adotada por uma pessoa que deseja tomar as rédeas da própria vida é se tornar proativa, ou seja, assumir que seu destino está em suas mãos e tomar a iniciativa para realizar o que deseja. Se você não consegue definir para onde quer ir neste momento, isso não significa que nunca poderá saber. Por mais difícil que possa ser a sua situação, desistir de tentar não pode ser uma alternativa.

A palavra responsabilidade – “respons-abilidade” – significa a habilidade para escolher a sua resposta.

Algumas pessoas argumentam que não podemos controlar os eventos externos. Há quem diga até que não pode controlar as próprias reações. Eu digo que essas pessoas estão se esquivando da responsabilidade sobre a própria vida. De fato, não podemos controlar o que ocorre à nossa volta, mas não é essa a intenção da proatividade. O que ela nos diz é que nós temos o poder de escolher como os eventos externos nos afetarão.

Franciane Ulaf
Franciane Ulaf

Franciane Ulaf é administradora e psicóloga, especializada em psicologia evolutiva. Atualmente, Franciane é mestranda em psicologia na Universidade de Harvard. Sua linha de estudos investiga as raízes evolutivas da natureza humana. Franciane escreve sobre comportamento humano, produtividade, psicologia, biologia e evolução.


Compartilhe!

Arquivado em: Planejamento Pessoal Marcados com as tags: Alice no País das Maravilhas, Fran Christy, Metas, Objetivos, Sonhos

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Receba em seu e-mail:

Assine para receber gratuitamente dicas exclusivas e notificações de novos artigos:





Siga no Facebook

Guia da Vida

Últimos artigos

Garra Paixão e Persistência

Como desenvolver a persistência?

Superar a baixa autoestima

Seja mais confiante: 10 maneiras de superar a baixa autoestima

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa?

Superar a indecisão

7 passos para superar a indecisão

A arte da desistência

A Arte da desistência: Como saber a hora certa de abrir mão de uma meta?

A Felicidade muda com a idade

Como a felicidade muda com a idade

Como escrever um plano de negócios

Como escrever um plano de negócios, passo a passo

Como Investir em Ações

Como investir em ações

Como Vender Ações

Como vender ações: um guia de 3 etapas para iniciantes

Perder medo de fazer networking

Como perder o medo de fazer networking profissional

Copyright © 2022 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados