• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 22 de abril de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Vida / Produtividade / Planejamento Pessoal / Planejamento Pessoal: Planeje sua vida e conquiste seus objetivos

Planejamento Pessoal: Planeje sua vida e conquiste seus objetivos

20 de fevereiro de 2007 by Franciane Ulaf 5 Comentários

Planejamento de objetivos pessoais
Compartilhe!

O planejamento pessoal é a chave para a auto-realização e para o sucesso pessoal – incluindo a motivação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Planejar a vida não significa adotar uma postura radical e inflexível, como muitos pensam. Há certo “medo” generalizado do planejamento, pois “e se as coisas não derem certo?”; “e se acontecer alguma coisa que me impeça de concluir o que planejei?”; “se tenho que mudar meus planos é porque as coisas não deram certo como eu queria.” Necessidade de mudança geralmente é associada ao fracasso. Essa mentalidade (muito comum entre os brasileiros, que não possuem o hábito de planejar) só aumenta a quantidade de pessoas que passam pela vida sem realizar seus sonhos, ou ainda, sem realizar nada de concreto.

Essa é a conseqüência da falta de planejamento – uma vida de obrigações, sem realizações. Por vezes, a sorte pode levar um ou outro a conquistar o sucesso profissional, financeiro ou pessoal. Mas depender da sorte é arriscado. Na inércia da vida, podemos acabar no topo de uma colina ou no fundo de um vale. Para quem não quer nada ou não sabe o que quer, permanecer na inércia pode até ser benéfico – quem sabe a vida não o leva para o alto? Mas e aqueles que sabem o que querem, que possuem sonhos e objetivos? Deixar a vida levar certamente não é a melhor opção. Realizações exigem iniciativa. Iniciativa exige determinação. E determinação sem planejamento resulta em desperdício de esforços – estar determinado a realizar coisas que no futuro se mostram inúteis só colabora para o aumento da frustração pessoal.

Você realiza o que quer ou ainda se perde em meio à desorganização, falta de foco, falta de tempo…?

Grande parte das perdas de oportunidade, das não realizações e dos fracassos se dá por falta de planejamento. É muito comum ouvir as pessoas dizerem que sonham fazer isso ou aquilo, que “um dia” pretendem realizar algo, mas não se vislumbra nada além da ilusão do sonho.

Uma vida de sucessos não se baseia em sonhos, mas em metas reais e planejamentos objetivos. Da mesma forma, aumentar a eficiência pessoal através de técnicas de administração do tempo, isoladas de um projeto de vida, é ineficaz. É com base nesse conceito que foi desenvolvida a técnica PEP (Planejamento Estratégico Pessoal) – que pode ser aplicada tanto para pequenos planejamentos quanto para um projeto de vida, incluindo diversos setores como finanças pessoais, administração do tempo, auto-organização, carreira profissional, desenvolvimento pessoal, entre outros.

O diferencial dessa teoria está na busca do autoconhecimento. A aplicação de técnicas de planejamento, administração do tempo e definição de metas só se torna inútil quando não há um bom conhecimento sobre si mesmo. De que adianta ter um carro e saber dirigir se você não sabe aonde ir, muito menos onde está?

Basicamente, tudo o que queremos fazer, ser ou ter na vida pode ser planejado. Assim como uma empresa, as pessoas também precisam saber para onde estão caminhando, precisam de um foco. No mundo de hoje, ninguém que queira ser bem-sucedido pode se dar ao luxo de deixar sua vida nas “mãos do destino” ou seguir para onde o vento soprar.

Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!

Franciane Ulaf

Franciane Ulaf é administradora e psicóloga, especializada em psicologia evolutiva. Atualmente, Franciane é mestranda em psicologia na Universidade de Harvard. Sua linha de estudos investiga as raízes evolutivas da natureza humana. Franciane escreve sobre comportamento humano, produtividade, psicologia, biologia e evolução.


Compartilhe!

Arquivado em: Planejamento Pessoal Marcados com as tags: como planejar, planejamento de vida, planejamento estratégico, planejar a vida, planejar incertezas, planejar metas, planejar objetivos

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Maicon diz

    14 de julho de 2011 às 11:21

    Prezada Fran,
    Eu lí e coloquei em prática o seu livro “Planejamento Estratégico Pessoal” e é uma leitura excepcional! Você escreve com muita propriedade sobre o assunto e extremamente sincera com o leitor! Parabéns.

    Eu só tenho uma dúvida em relação ao cumprimento de objetivos. Eu posso batalhar por mais de um objetivo em paralelo ou devo concluir primeiro um objetivo para então começar o próximo (começar a executar as metas do próximo)?

    Obviamente eu não tenho como executar mais de uma meta por vez. Mas, por exemplo, eu posso ter um objetivo X com metas para serem executadas durante os dias da semana e outro com metas para serem executadas nos fins de semana?

    Obrigado.

    Responder
    • Franciane Ulaf diz

      14 de julho de 2011 às 13:34

      Olá Maicon,

      Em nenhum momento menciono no livro que só podemos perseguir 1 objetivo de cada vez! Você pode evidentemente ter inúmeros objetivos e metas ao mesmo tempo, tudo depende do seu fôlego e capacidade de se organizar para dar conta do recado. Se você sabe que terá condições de levar adiante 3 objetivos de cada vez ou 10, isso é com você. Cada um sabe da própria vida e da própria capacidade produtiva. Eu não sei, mas talvez o que eu tenha percebido em você é um senso de dependência de instruções. Você segue instruções muito à risca? Você precisa de um passo-a-passo bem exato e todas as perguntas respondidas para começar a agir? Caso positivo, o que eu recomendo para você é desenvolver a proatividade e a independência mental. Tem coisas que ninguém pode te dar conselho, é com você mesmo, só você pode saber. Essa questão dos objetivos é uma, ninguém pode te dizer quantos objetivos você deve perseguir e você não deveria permitir que alguém o fizesse.

      Obrigado por ser meu leitor!

      Grande abraço!

      Responder
      • Maicon diz

        15 de julho de 2011 às 14:39

        Obrigado Fran,

        Sim, eu tenho um pouco desse negócio de “ter que ter certeza de tudo” que é característico do próprio Transtorno Obsessivo Compulsivo que me acomete. E o perfeccionismo também é um ponto fraco em mim por conseqüência disso. Mas já estou trabalhando esses problemas.

        De fato, você não menciona essa questão no livro, no entanto, eu pensei que houvesse uma forma ideal, mas você já respondeu a minha dúvida.

        Um grande abraço!

        Responder
  2. Marcelo diz

    27 de junho de 2012 às 13:43

    Eu tenho 41 anos, e gostaria de casar e ter uma familia…igual todo mundo.
    -sou de SP/capital

    Responder
  3. Vera diz

    16 de março de 2017 às 23:00

    Amei sua matéria! Inclusive é tema do meu Tccc. Foi bastante esclarecedor.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados