Profecias autorrealizáveis: Você pode aquilo que você acredita que pode!

William Johnson

Profecias autorrealizaveis

“Ele não sabia que era impossível – foi lá e fez!” – Há muito tempo li esta frase em algum lugar e ela jamais me saiu da cabeça.

Como psicólogo e conferencista me deparo constantemente com pessoas que vêm até mim e perguntam se podem fazer isto ou aquilo. No começo da minha carreira eu as olhava com ar de espanto, pensando: “como é que eu posso dizer sim ou não?! Não é a minha vida!” No entanto, elas esperavam de mim uma “autorização”, uma validação. Se eu respondesse que sim, então elas acreditariam que era capazes.

Em outros casos, vejo pessoas que acreditam inconscientemente que padrões do passado se repetem continuamente e jamais mudam. “eu sempre fui assim”; “as coisas comigo sempre acontecem desse jeito”; “eu nunca tive sorte no amor”… Suas crenças são confirmadas toda vez que o tal padrão se repete novamente.

No ramo, nós temos um termo para isto: profecias auto-realizáveis. Mas o que isto significa? Você é e pode aquilo que você acredita que é e pode ter ou ser. Se você acha que algo é impossível, você nem sequer tenta, certo? Mas se ninguém te disse que é impossível, você, mesmo que inocentemente, vai em frente. Muitas vezes nem sequer precisamos que alguém nos diga que é impossível, nós assumimos que é e pronto, todas as possibilidades perdem sua chance.

Lembro-me de um amigo de faculdade com uma personalidade muito dinâmica e proativa que publicou seu primeiro livro aos 19 anos e sem contatos ou experiência nenhuma. Ele decidiu cortar “a parte da editora” e publicar o livro por conta (e sem dinheiro). Eu via nossos colegas questionando-o enquanto ele escrevia o livro: “mas você pode publicar um livro assim, sozinho?”; “como você vai publicar um livro sem editora?”; e até mesmo aqueles que não acreditavam como ele, aos 19 anos, podia publicar um livro, com ou sem editora. Nossos colegas achavam que para publicar um livro você precisa da “autorização” de alguém, e essa autorização só é dada aqueles com muita “experiência”. Muitos não acreditavam que um dia veriam o livro de fato publicado e adorei ver o ar de espanto em seus rostos quando meu amigo, sem editora e sem dinheiro, saiu distribuindo cópias para os nossos professores.

As crenças limitantes que temos de fato nos impedem de atuarmos no limite do nosso potencial, que no fundo, nem sequer conhecemos em sua amplitude. Os “podes” e não podes” , os “é assim” e não é assim” em que acreditamos boicotam nossas vidas, nos mantendo prisioneiros de nossas próprias profecias. Acabamos nos tornando aquilo que acreditamos que podemos ser.

Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


10 comentários em “Profecias autorrealizáveis: Você pode aquilo que você acredita que pode!”

  1. O segredo é acreditar, ter força de vontade?
    Então o sonho só se realizará se ele for muito importante pra si, tendo uma alta valorização, ganhando uma grande força de vontade.
    POdemo dizer então que seremos o que queremos ser ou seremos o que fizermos? Por isso digo que ação é o maior passo para a realização.

    Responder
  2. Gosto muito de um trecho de um discurso famoso de Nelson Mandela, que diz que “Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além de qualquer medida. É a nossa luz e não as nossas trevs, o que mais nos apavora. Nós nos perguntamos: quem sou eu para ser brilhante, maravilhoso, talentoso e fabuloso? E na realidade, quem é você para não ser?”. Isto diz tudo. Podemos ser quem quisermos, contanto que acreditemos assim.

    Responder
  3. Adorei o tema. pois acredito que aquilo que você quer verdadeiramente, você consegue! Não como mágica, mas como mola estimuladora na caminhada ao econtro daquilo que você almeja. Já a força, essa eu considero ser a fé, ou seja, a força que vem não do peso que se bota nas coisas, mas da fé que se traduz em perseverança, estratégia e firmesa até alcançarmos o objetivo pretentido.

    Responder
  4. Estou certo de que este texto é muito proveitoso e que a profecias auto-realizáveis, que também se caracterizam como “efeito pigmaleão”, tem tudo haver com o “Secredo Completo”. Quem conhece sabe o que estou falando. E quem não conhece e tem vontade de conhecer é só solicitar pelo meu e-mail que encaminho um video. Vai gostar? Meu e-mail é ieqpontepreta@gmail.com

    Cordialmente

    Missionário D’Carvalho

    Responder
  5. AINDA EU SOFRO UM POUCO OU MUITO, COM A AUTORIZAÇÃO ALEIA.
    ME LEMBRA MUITO DE QUANDO EU ERA CRIANÇA, QUE PRECISA DE AUTORIZAÇÃO DE PAI E MÃE.
    ESTA FANTASMA AINDA ME ASSOMBRA, MAS DE POUCO ESTOU ME LIBERTANDO.

    Responder
  6. Amei este artigo bate com o que estou vivendo hoje, sempre achei que as pessoas eram superores amim, sempre tive um espirito de inferioridade só agora com 40 anos que estou començando a ver que nem tudo é perfeito e que vou sair do lugar, mas antes tarde do nunca

    Responder

Deixe um comentário ou pergunta