O Desafio da Organização: Os 2 Pequenos Segredos da Organização Pessoal

Franciane Ulaf

Organização pessoal

Um problema que atinge pessoas de qualquer idade, sexo, classe social, ou formação educacional é a falta de organização pessoal. Conseguir manter a própria vida em ordem parece não ser uma habilidade nata da maioria dos seres humanos.

A base de todas as minhas pesquisas é a auto-organização, pois sem ela a conquista das metas fica comprometida. Durante todo o tempo que venho pesquisando e desenvolvendo a técnica PEP, procuro sempre descobrir uma forma de melhorar não só a minha organização pessoal, mas a de meus clientes para que possamos atingir nossos objetivos e afastarmos o estresse de nossas vidas. Sim, o estresse. A falta de auto-organização é a principal causa de estresse. O estresse nasce da sensação de que não haverá tempo suficiente para realizar todas as tarefas, de que a pressão externa é muito forte, de que não se tem tempo para dedicar às coisas importantes da vida, da ansiedade proveniente de um futuro incerto. Uma vida organizada elimina essas sensações.

Descobri, através dessas pesquisas, que há dois “pequenos segredos” que separam as pessoas organizadas das não organizadas.

O primeiro deles é a manutenção. Pessoas organizadas dedicam um tempo para manter a organização conquistada, seja a atualização da agenda, os e-mails, a mesa e os armários ou a própria casa. Pessoas desorganizadas não se predispõem a dedicar um tempo para manutenção, ou por negligência e preguiça ou por acreditarem que estarão perdendo tempo ao reorganizarem suas coisas.

O segundo é a sistematização. Pessoas que criam pequenas rotinas para tudo o que fazem têm muito mais facilidade para manter a organização. Muitas pessoas acreditam que ao se tornarem pessoas organizadas e sistematizarem suas tarefas se transformarão em pessoas metódicas e chatas. Acredito que essa característica seja inerente à personalidade nata da pessoa, e o fato de sistematizar e organizar a vida pessoal não influencia a personalidade de ninguém.

Você pode aplicar diversas técnicas de auto-organização e planejamento, mas se não aplicar essas duas práticas, dificilmente conseguirá manter essa condição por muito tempo. A manutenção é uma questão de postura pessoal, a partir do momento que você se disciplinar para se reorganizar, perceberá que não é tão difícil assim ser uma pessoa organizada. A sistematização é uma questão de técnica, mas você mesmo pode criá-las dependendo de suas necessidades, ou buscá-las em livros.

[ds_layout_sc id=”3836″]

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


3 comentários em “O Desafio da Organização: Os 2 Pequenos Segredos da Organização Pessoal”

  1. Impressionante como pequenas atitudes podem transformar nossas vidas. Sempre reclamava da desorganização da minha casa, e estava reclamando da bagunça generalizada. Tirava um dia e arrumava tudo, em poucos dias estava tudo uma bagunça novamente. Lendo um artigo parecido resolvi aplicar o que a autora escreve no artigo, organização e sistematização…é mágico como sua cama está sempre arrumada se você sempre dobra os cobertores quando levanta, e como seus cds e livros estão sempre organizados se vc usa e coloca de volta no lugar, todas as vezes. Começando nas pequenas coisas, vamos ampliando o nosso campo até chegarmos nos maiores objetivos.

    Responder
  2. gostaria de agradecer a toda equipe desse site…
    pois graças a esse site eu conseguir concluir um projeto p/ faculdade, estava sem informções e me dediquei de corpo e alma nesse curso on line….
    desde já muito obrigada……..
    grata
    clarice figueiredo

    Responder

Deixe um comentário