Psicologia

Conteúdo sobre diversos aspectos da psicologia e neurociência cognitiva, incluindo desenvolvimento pessoal, saúde mental, autoconhecimento e traços de personalidade. Dentre os tópicos abordados estão criatividade, ansiedade, atenção, autoestima, determinação, inteligência emocional e outros.

Você quer ser um líder? Será que deveria?

Pedro Sostre
Você realmente quer ser um líder? Veja nesse artigo alguns argumentos para pensar no assunto!
LEIA O ARTIGO

A liderança é genética ou pode ser aprendida?

Pedro Sostre
Uma das perguntas mais populares sobre liderança é se a liderança é genética ou pode ser aprendida. Veja as evidências científicas que sugerem uma resposta para esta pergunta.
LEIA O ARTIGO

Como ser perspicaz? O guia completo para desenvolver a perspicácia

Franciane Ulaf
Como ser perspicaz e resolver problemas com muito mais rapidez e criatividade? A pessoa perspicaz é aquela que pega as coisas no ar, entende com meias palavras e vem com as soluções mais criativas para os problemas.
LEIA O ARTIGO

Como desenvolver a proatividade? Saiba como ser mais proativo

Franciane Ulaf
Proatividade é a qualidade ou característica de uma pessoa que se antecipa a situações e toma iniciativas para resolver problemas ou melhorar condições antes mesmo que seja necessário. Desenvolver a proatividade requer uma predisposição para rever os próprios paradigmas e adotar novas posturas e atitudes.
LEIA O ARTIGO

Como ser proativo quando tudo ocorre fora do seu controle?

Franciane Ulaf
Há uma crença (incorreta) de que ser proativo é conseguir controlar tudo e fazer com que todos os eventos ocorram como queremos. Obviamente, isso não é possível. Contudo, não ser capaz de controlar os eventos não significa que somos impotentes ou que não podemos continuar moldando nosso destino.
LEIA O ARTIGO

Como ser mais criativo?

James Clear
Como ser mais criativo? A criatividade é um processo, não um evento único. Acumular experiência é a chave para ser mais criativo.
LEIA O ARTIGO

Como elaborar uma lista de valores pessoais?

Steve Pavlina
Como identificar seus valores e elaborar uma lista de valores pessoais.
LEIA O ARTIGO

Qual a vantagem de conhecermos nosso perfil nos 5 Grandes Fatores de Personalidade?

Franciane Ulaf
O Teste dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade é uma ferramenta valiosa para qualquer pessoa interessada em compreender melhor a si mesma e aos outros. Ao explorar e entender seu perfil de personalidade dentro desse modelo, você pode abrir portas para um crescimento pessoal significativo, melhores relacionamentos e escolhas de vida mais alinhadas com quem você realmente é.
LEIA O ARTIGO

Autenticidade: 7 mitos populares. Por que você não deve tentar ser autêntico?

Franciane Ulaf
Se você já ouviu que para ser feliz e bem-sucedido você precisa ser autêntico, leia este artigo! A autenticidade é mais um mito do que realidade.
LEIA O ARTIGO

Seja você mesmo e siga seu coração é bobagem! Por que o autocontrole é o segredo do sucesso e da felicidade

Franciane Ulaf
Vamos desmascarar esses conselhos genéricos (e falsos) e ver como o autocontrole é muito mais importante para o sucesso e felicidade do que "seguir o coração" (ou sua paixão!).
LEIA O ARTIGO

O que é perspicácia?

Franciane Ulaf
Perspicácia é “esperteza” ou a capacidade de pescar as coisas no ar e entender rapidamente o contexto de uma situação ou idéia. Veja neste artigo o que realmente é perspicácia.
LEIA O ARTIGO

5 sinais de ansiedade social

Franciane Ulaf
Descubra se você está mostrando sinais de ansiedade social. Se você já se sentiu extremamente nervoso ou desconfortável em ambientes sociais, este vídeo é para você.
LEIA O ARTIGO

Você é bonzinho demais para o seu próprio bem?

Franciane Ulaf
Descubra os riscos emocionais de colocar constantemente as necessidades dos outros acima das suas e como isso pode levar ao esgotamento e à perda de identidade e da voz pessoal.
LEIA O ARTIGO

Por que é tão difícil controlar os devaneios excessivos?

Franciane Ulaf
O transtorno de devaneios excessivos (ou compulsivos) é uma condição psiquiátrica caracterizada pelo envolvimento do indivíduo em fantasias e narrativas ...
LEIA O ARTIGO

Estamos obcecados pela felicidade? A obsessão moderna com a felicidade e o que isso significa para você

Franciane Ulaf
A obsessão com a felicidade é um fenômeno moderno que pode ter o efeito contrário, ou seja, nos tornar menos felizes e ainda contribuir para estados depressivos e aumento da ansiedade.
LEIA O ARTIGO

Devaneios excessivos: vale a pena superar e parar de viver no mundo dos sonhos?

Franciane Ulaf
O transtorno de devaneios excessivos é comparável a um vício na própria imaginação. Embora todos nós tenhamos devaneios em certo grau, neste transtorno a pessoa se perde em suas fantasias de maneira tão profunda que sua vida real é severamente prejudicada.
LEIA O ARTIGO

O que é a verdadeira autoestima?

Franciane Ulaf
Ao abordar pessoas na rua sobre o significado de autoestima, é comum ouvir respostas relacionadas ao amor próprio. No entanto, essa concepção muitas vezes leva a interpretações distorcidas, associando a autoestima a traços narcisistas.
LEIA O ARTIGO

Por que a inteligência emocional é tão importante?

Franciane Ulaf
A inteligência emocional é um tema bastante popular, porém muitas vezes mal compreendida. É comum confundi-la com a inteligência social, mas na verdade são coisas distintas.
LEIA O ARTIGO

O mito do talento – Por que esforço sempre vence o talento?

Franciane Ulaf
Você já deve ter ouvido falar sobre o mito do talento, aquela ideia de que habilidades excepcionais são principalmente resultado de traços inatos, como inteligência ou aptidão natural. Esse mito sugere que o talento é uma qualidade rara, reservada apenas para alguns privilegiados, e que aqueles que não possuem essas habilidades inatas estão condenados a serem inferiores.
LEIA O ARTIGO

Você devaneia demais? Conheça o transtorno de devaneios excessivos ou fantasias compulsivas

Franciane Ulaf
Você já teve dificuldade para se concentrar devido a devaneios e fantasias constantes? Neste artigo e vídeo, abordaremos um distúrbio sério de atenção conhecido como Transtorno de Devaneios Excessivos ou, em termos técnicos, Devaneio Desadaptativo.
LEIA O ARTIGO