Sete maneiras de evitar a procrastinação – Sem demora é sempre melhor

Gretchen Rubin

Ir à academia. Praticar uma nova atividade quando você não tem talento algum. Dar más notícias. Lidar com suporte técnico. Todos temos que fazer coisas que não gostaríamos de fazer. Aqui vão algumas dicas que me ajudaram a superar a procrastinação:

1. Cumpra esse afazer de manhã cedo. Se você está evitando fazer uma coisa, você vai encontrar muito mais desculpas para adiá-lo ao longo do dia. Um dos meus doze mandamentos pessoais é: “Faça agora”. Sem demora é sempre melhor.

2. Se você se encontra tentando fazer algo várias vezes por semana, tente fazê-lo TODO DIA. Quando eu estava planejando meu blog, eu pretendia postar duas ou três vezes por semana. Daí um colega blogueiro me convenceu de que, não, eu tinha que postar todo dia. Por mais contraditório que isso possa parecer, eu acho mais fácil postar todos os dias (bem, menos no domingo) do que postar menos vezes na semana. Não tem ilusões nem agitação. Se eu tenho que postar, eu posto. Se você está achando difícil fazer 1h de caminhada quatro vezes por semana, tente ir todos os dias.

3. Tenha alguém para fazer-lhe companhia. Estudos comprovam que gostamos mais de praticamente todo tipo de atividade quando a fazemos acompanhados. Ter um amigo junto pode ser uma distração, uma fonte de conforto ou apenas um apoio moral.

4. Prepare-se, monte as ferramentas corretas. Eu freqüentemente percebo que quando estou adiando uma atividade, estar preparada me ajuda. Eu digo a mim mesma: “Eu não tenho que fazer ‘isso’ hoje, mas vou deixar tudo preparado”. Eu anoto números de telefones, imprimo formulários, leio material de pesquisa, etc. Dividir uma tarefa em preparação e execução a torna mais fácil de ser enfrentada.

5. Comprometa-se. Todos já ouvimos falar que temos que escrever nossos objetivos em um papel. Isso realmente funciona, então se force a fazê-lo. Geralmente, esse conselho se aplica a objetivos de longo prazo, mas funciona com objetivos de curto prazo também. No topo de uma folha de papel, escreva: “Até o final do dia, eu terei…”. Isso também garante a você a satisfação de poder riscar os itens da lista.

6. Primeiro as coisas primeiras. Ou seja, não use pequenas tarefas como desculpa para postergar tarefas grandes. Às vezes eu me pego vendo meus e-mails ao invés de escrever, ou checando meu Twitter ao invés de fazer minhas pesquisas. Essas pequenas tarefas são importantes e bacanas, mas não podemos usá-las para adiar o que realmente precisa ser feito.

7. Foque-se na ótima sensação que você vai sentir quando terminar. Estudos comprovam que atingir um objetivo provoca uma liberação de elementos químicos no cérebro que causam imenso prazer. Se você está meio triste, mesmo que você não tenha a mínima vontade de fazer algo que precisa fazer, faça. Você vai se animar quando terminar.

O que foi que eu esqueci? Que estratégias você usa para evitar a procrastinação?

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


7 comentários em “Sete maneiras de evitar a procrastinação – Sem demora é sempre melhor”

  1. Se a Izabel Cristina é a rainha do “deixa pra depois”, eu devo ser o rei. A dica nº 7 sempre funciona comigo. Às vezes estou sem a mínima vontade de fazer determinada tarefa, mas me forço e faço. Antes de acabar a tarefa já estou muito motivado. Sempre funciona comigo.

    Responder
  2. È tão boa a sensação de um dever cumprido! Mas parece que sempre me esqueço disso e acabo adiando coisas e desperdiçando mais energia pensando que deveria ter feito.
    Obrigada pelas dicas!

    Responder
  3. Ouvi pela primeira vez o nome da minha maior dificuldade (procrastinação)em 2008.
    Desde então tenho buscado a excelência para a minha vida e descobri que precisava de ajuda e disciplina.
    Obrigada por compartilhar este texto conosco.

    Responder
  4. Realmente e uma grande tentação deixar as coisas para depois. o que acho mais interessante e que na ultima hora conseguimos fazer. pq n começar antes e ter mais tranquilidade?

    Responder
  5. Realmente deixar as coisas para depois é uma fatiga para nós mesmos,assim sendo estou certo que com ste artigo vou melhor e procurar fazer as coisas no mesmo dia.como a frase reza:não deixe de fazer o que tens para fazer hoje.obrigado e boa continuação

    Responder

Deixe um comentário