Tão simples que chega a ser tolo

Franciane Ulaf

Escada do Sucesso

“O maior truque do demônio foi convencer o mundo de que ele nunca existiu.”

Um dos maiores obstáculos que nós enfrentamos como profissionais que lidam com temas de autoajuda é desfazer as crenças de que tudo é bobagem, nada disso funciona. “Pessoas sérias não leem autoajuda… Se você lê, você deve ser um tolo que acredita nessas bobagens e espera que elas o ajudem a mudar o que é imutável. Você é o que é, ninguém muda”…

Essa crença, que está enraizada na memória coletiva da cultura ocidental, impede que muitas pessoas percebam que a solução para seus problemas está um ponto de vista adiante.

O livro Pense e enriqueça, de Napoleon Hill, bíblia de muitos milionários e empresários bem sucedidos, é tido como piada por alguns (que provavelmente jamais o leram!). “Pensar” e enriquecer? Que bobagem! Só fica rico quem trabalha duro mesmo!

Assim como ditado do demônio, o mundo, de certa forma, se convenceu de que as reais razões que levam alguém ao sucesso são besteiras e, assim, ele tenta subir na vida apoiando a escada na parede errada – trabalhando duro ou mantendo uma esperança de que uma oportunidade um dia vai aparecer.

Acredito que hoje boa parte do mundo ocidental já assistiu ao filme O Segredo ou leu o livro. A ironia é que não vemos pessoas bem sucedidas pipocando a torto e a direito por finalmente compreenderem o que é preciso para se dar bem na vida! Isso, aliás, acaba se tornando mais um argumento daqueles que compraram a história de que autoajuda é para tolos. Está vendo?! Toda essa gente viu O Segredo e ninguém mudou nada!

Em parte, as pessoas entram em contato com as ferramentas certas e não as usam porque elas também, inconscientemente, não acreditam que vai funcionar. A teoria exposta em O Segredo parece ser tão mágica, tão irreal, não parece?! “Não é possível que seja assim tão simples”, as pessoas pensam! Para a grande maioria, se algo assim funcionasse de fato, isso quebraria todas as crenças, valores e paradigmas que as mantêm “funcionando” em suas vidas cotidianas.

Ela concorda, acha a teoria “legal”, mas não acredita de verdade que seu pensamento crie MESMO sua realidade. Ela tenta, ou finge que tenta… Escreve num papel seus desejos e, com aquele ar de dúvida, fica esperando só pra ver se eles vão mesmo se realizar! Ela não percebe que é justamente essa postura de dúvida que está entre seus desejos e a realidade.

Mas como acreditar com fé em algo que realmente é muito duvidoso? Você não quer se passar por tolo, nem mesmo para você mesmo! Acreditar com fé que seu desejo realmente se transformará em realidade é coisa de criança, não é coisa de gente séria como você, não é mesmo?!

Então, você ignora tudo e volta para a sua rotina, pois trabalho duro, certamente, mais cedo ou mais tarde vai levá-lo a algum lugar, é nisso que você acredita com fé.

Todavia, você vê pessoas à sua volta (pessoas no seu trabalho, na TV, nos jornais, nas revistas) que atingiram invejável sucesso bem na área em que você deseja, sem que você possa explicar o que foi que a pessoa fez. Por que ela é diferente de você? O que ela tem que você não tem? Com quem que ela falou? O que foi que ela fez? Você fica tentando entender, com certo ar de revolta (“Eu sou mais esperto, inteligente, talentoso, etc. que esse fulano”) e frustração (“Eu já suei tanto a camisa até aqui, o que há de errado comigo?”).

Enquanto isso, “o segredo” que você tanto busca passa na sua frente, tenta fazer contato, grita em seu ouvido, mas você está ocupado demais sendo uma pessoa séria para dar bola. No final das contas, só lhe resta chorar as mágoas por sua vida não ter sido do jeito que você queria que fosse…

Se você se identifica na descrição acima, cuidado! Se os resultados que você obteve na vida até agora não são aqueles que você queria, pare e pense se não é a sua atitude que está empacando o seu caminho!

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


18 comentários em “Tão simples que chega a ser tolo”

  1. Chego a ser cético em relação a tudo isto. Ao mesmo tempo, porém, penso como poderia mudar minha vida e alcançar o que sempre busquei. Lendo sobre “O segredo” vejo que é possível. Mas como fazer? Pensamentos positivos até tenho, o que me falta não é atitude, eu creio, o que falta é uma orientação maior, alguém ao meu lado para ajudar a descobrir, afinal sozinhos não podemos fazer nada. Será que a sonhos estratégicos será a ferramenta que tanto necessito?

    Responder
  2. Caríssimo Joselito.

    Sua frase postada dia 29 de janeiro, foi um grande impacto para minha vida.
    E isto que procuro uma orientação ou uma pessoa que possa me mostrar o caminho para minhas realizações.
    Passo muito tempo revirando a internet à procura de ferramentas que possa abrir meus olhos para um futuro vindouro, más até agora não obtive nenhum resultado.

    Obrigado a todos.

    Responder
  3. Olha, eu concordo plenamente com o artigo e ainda acrescento: Brasileiro tem pena de si mesmo e acho que isso é um dos grandes empecílhos para o progresso. Brasileiro “curte” o seu sofrimento, faz um drama enorme, enquanto fica esperando que o destino tome conta do seu sucesso.

    Responder
  4. Sim Marco, concordo contigo e acho ainda que este novo projeto infelizmente não vai pegar aqui no Brasil não. É só falar em “sucesso” em “fazer dinheiro” que as pessoas torcem o nariz achando que você é uma pessoa mesquinha e ambiciosa.

    O grande problema do Brasileiro está na postura mental, esse projeto pelo que eu vi até agora é bem americanizado, incompreensível para a mente Brasileira que acredita que “pobre é feliz”.

    Não que eu esteja desejando que este projeto não dê certo por aqui, não é isso, eu vou ser a primeira a apoiar isto por aqui, mas eu conheço meus conterrâneos e sei que a mentalidade é totalmente contrária à prosperidade…

    Responder
  5. Lilian, concordo em parte com você. Acho que nós brasileiros temos mesmo muitas crenças erradas, mas também acredito que isso já está mudando, pois conheço muitas pessoas interessadas em reverter esse quadro e que estão trabalhando para isso.

    Responder
  6. Já morei nos EUA, no Japão e na Austrália e a diferença dessa postura mental que vocês estão comentando é realmente gritante com relação ao Brasil. Sim Sandra, acho que há pessoas que estão ficando mais “globalizadas” e aceitando mais certos conceitos, mas o Brasileiro “povão” mesmo é bem “arredio” com relação à conceitos de prosperidade financeira e também à auto-ajuda. Muita influência da religião católica, mas isso já é uma outra estória!

    Parabéns Fran Christy por mais um artigo que nos faz pensar!

    Responder
  7. Os brasileiros estão sempre fazendo um bolo com a mesma receita e da mesma forma, porém querem obter um sabor diferente, aí que está o grande erro, se estamos sempre fazendo a mesma coisa sempre teremos os mesmos resultados: “a mediocridade e a ignorância”.
    É hora de mudarmos a receita do bolo e o modo de fazer, basta termos coragem e levarmos nossos projetos adiante.
    Quem foi o rei do futebol?: Pelé. Ele foi grande por que pensava grande e se arriscava, ninguém sabe que ele foi quem mais errou chutes ao gol, por que? Por que sempre tentava, aperfeiçoava-se.
    Seremos 100% perdedores de todas as vezes que não tentarmos.
    Então temos que tentar fazer o bolo de uma maneira diferente.
    Não temos que temer, pois a diferença entre o vencedor e perdedor está aonde o perdedor parou, mas o vencedor tentou e tentou, até conseguir.
    Com muita criatividade e determinação.
    Pensem nisso.
    Abraço à todos.

    Responder
  8. Olá Equipe Sonhos Estratégicos….

    Incrível, ontem mesmo conversava com minha irmã extamente sobre o testo acima, isso infelizmente ocorre na maior parte do tempo, tenho consciencia que o “eu interior”, aquele que fica escondidinho no íntimo da alma, esta diretamente ligado a essa situação e que a “virada da vida” depende justamente da mudança no dia a dia desse “eu interior”. Isso não é fácil, é preciso disciplina e muitas vezes de um “empurrão”, realmente espero que agora com esse curso, eu consiga definitivamente mudar minha história.
    Obrigada pela oportunidade.

    Responder
  9. parabêns pelo artigo muito bom, se você acreditar no livro o SEGREDO e por em prática com certeza vai ter rrresultados visíveis em pouco tempo, eu posso diuzer isto porque já aconteceu comigo,SOu coordenador de organização da LUNARYS COSMÉTICOS

    Responder
  10. Realmente as pessoas não conseguem usar as ferramentas certas para que haja sucesso em suas vidas porque inconscientemente não acreditam que vai funcionar.
    Juatamente a postura de dúvida que está entre ps desejos e a realidade é que impede a manifestação.

    Responder
  11. Muito interessante, pois as oportunidades passam pela vida dagente como uma cabeça careca e lisa, precisamos ficar atentos. òtimo artigo que muito servirá para advertir aqueles que brincam com a vida

    Responder
  12. Li O Segredo, sei e vivi muitas experiências gratificantes depois disso. O que a gente não pode e não deve é sair distribuindo com todos (mentes positivas e negativas) qual o seu sonho, a sua meta. Acho que isso é um assunto íntimo e pessoal e a gente trabalha isso melhor quando não ouve os comentários dos outros. “Ah, isso não vai dar certo!” “voce não vai conseguir!”…Agora estou com um firme propósito e não falo pra ninguem.

    Responder
  13. Maravilhosas colocações. Obrigado! Yer fé é acreditar sem sombra de qualquer dúvida. Vou te contar: certa vez, em conversa com um padre católico, amigo meu, expús meus problemas e pedi ajuda. Ele me disse: – faça teus pedidos e uma promessa ao Coração de Jesus ou a Nossa Senhora Aparecida, desde que possas pagar, que com certeza te atenderão. Para quem acredita nessas promessas e não duvida, com certeza será atendido. Mas, pelo raciocínio lógico, perguntei ao padre se ele tinha certeza que Jesus se fazia presente na Eucaristia. Ele respondeu; – Claro que acredito!
    E eu: – então não é melhor pedir para ele me ajudar, sem promessas? Ele ficou confuso e disse, sim… é lógico…
    Tudo é questão de fé certeza. Se eu acreditar nas minhas potencialidades, que as coisas darão certo, sem duvidar, dá certo sim! Este assunto é apaixonante!

    Responder
  14. Olá!
    Caros amigos, se me permitem1
    A minha história chama-se perseverança e resiliência.
    Só foi possível chegar no ponto em que estou hoje atuando como Coach, apos ter passado e superado inúmeras experiencias muito desafiadoras. Sou testemunha viva de que o farto material já publicado tem grande poder de ajuda mas somente se houver uma mudança de modelo mental o qual no caso dos brasileiros reside na permanência da dor e queixa acompanhadas pelo rancor, e magoa. O meu caso passou perto disto hoje a vida é mais fácil e ajudo muitas pessoas a descobrir o seu potencial.

    Responder
  15. Bom de uma coisa tenho certeza funciona, e quero crer que tudo começa com uma seleção de pessoas proximas escolhidas por vc!
    observe as pesssoas que estão proximas de vc e comece a seleciona-las da resultado com certeza!

    Responder

Deixe um comentário